Monografis vs. Copilot: 3 Diferenças Cruciais que seu Orientador Quer que Você Saiba
O fascínio por ferramentas de inteligência artificial de uso geral, como o Copilot, é compreensível, mas elas são fundamentalmente desalinhadas com a natureza prescritiva da redação acadêmica.
A questão central não é sobre qual ferramenta é “melhor”, mas sobre a filosofia por trás delas: de um lado, a correspondência de padrões probabilísticos de uma IA generalista; do outro, a metodologia pedagógica de uma ferramenta especialista. O Monografis se apresenta como essa alternativa especializada.
A seguir, revelamos 3 fatores que ilustram essa diferença fundamental e mostram por que a abordagem de um especialista pode ser decisiva para o seu TCC.
O que é o Copilot da Microsoft?
Dentro do Word da Microsoft, há um assistente que você pode solicitar revisões. O botão se chama Copilot em inglês. É possível selecionar o texto e pedir algumas revisões.

Qual é melhor, ChatGPT ou Copilot?
Quando se trata de escrever textos, tanto o chatGPT quanto o Copilot da Microsoft são muito bons na escrita. Um recurso interessante do Copilot é a possibilidade de escolher o estilo acadêmico de escrita. Além disso, mesmo tendo acesso ao contexto do seu trabalho, o Copilot foca apenas no que você solicitou e no texto que ele tem que corrigir.
Em comparação, o chatGPT consegue guardar mais informações na memória e consegue revisar o seu texto de forma muito melhor. No entanto, em nossos testes, o chatGPT também se esquece dos contextos com o tempo, enquanto o Monografis sempre considera o seu trabalho como contexto. Portanto, na nossa opinião, o chatGPT é superior ao Copilot em termos de revisão.
O Poder Oculto dos Conectivos – Como usar o Copilot da Microsoft?
No Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), os conectivos intraparágrafo são fundamentais. Eles são considerados na avaliação dos textos, especialmente na Competência 3 da redação.
Em seguida, essa competência analisa a coerência e coesão no desenvolvimento do texto. Além disso, avalia a capacidade do candidato de organizar as ideias de forma clara e lógica. Por conseguinte, os elementos coesivos, como os conectivos, são utilizados para estabelecer relações entre as partes do texto dentro de um mesmo parágrafo e entre parágrafos.
Os conectivos intraparágrafo são palavras ou expressões que ajudam a conectar ideias.
Exemplos incluem “portanto”, “além disso”, “por exemplo”, “assim” e “entretanto”.
Em decorrência disso, eles garantem fluidez e clareza na progressão do argumento. Esses conectivos são essenciais para demonstrar a articulação lógica das ideias. Consequentemente, evitam que o texto pareça fragmentado ou desconexo.
Por exemplo, no trecho fornecido anteriormente, os conectivos “em outras palavras” e “portanto” são exemplos de elementos coesivos intraparágrafo. Destaca-se que eles organizam o raciocínio dentro do parágrafo.
Além do mais, na avaliação do ENEM, o uso adequado desses conectivos contribui para uma boa pontuação na Competência 3. Desde que sejam empregados de forma precisa e variada, evitando repetições excessivas ou uso inadequado que comprometa a clareza.
Enquanto o Copilot realiza correções gramaticais gerais, a ferramenta “Corretor de Escrita” do Monografis opera a partir de um princípio pedagógico. Sua função não é apenas refinar, mas construir um discurso acadêmico coeso, inserindo estrategicamente conectivos textuais intraparágrafos — como “por outro lado”, “além disso” e “em outras palavras” — para ligar as frases.

Esta ação não é um mero recurso; é o resultado de uma metodologia que entende que o discurso acadêmico exige sinalização lógica explícita. Essa conexão sintática transforma sentenças isoladas em um argumento fluido, um requisito fundamental que os orientadores ativamente procuram — é “uma exigência dos orientadores, eles visam muito isso”.
Em contrapartida, o Copilot, otimizado para uma prosa de som natural, frequentemente omite esses conectivos, deixando o texto academicamente menos robusto.
Monografis x Copilot: Preservação de Ideias versus Resumo Automático
Técnica TSAC: Estrutura Acadêmica versus Copilot
A Ferramenta Certa para a Tarefa Certa
Como fazer TCC pelo chatGPT sem plágio?
Quando um estudante vai até o chatGPT e solicita que escreva um parágrafo ou capítulo do seu TCC, a IA faz o seu melhor e escreve algo muito bem feito. Visto que a leitura é fluída, sem erros e precisão como um profissional. Se você solicitar uma análise de plágio cairá tanto a originalidade, mas também cairá em plágio devido as diversas fontes que a IA se baseou para escrever aquele trecho.
Conheça o Monografis Orientador TCC online.
Se você tem vasto conhecimento sobre o conteúdo e referenciar o trecho, incluindo que sua instituição não tenha políticas de proibição de IA, então é provável que não haja problemas. Particularmente, embora o texto pareça convincente e bonito ele está longe de ser original ou algo na qual você possa se orgulhar que fez, mas se isso não for um problema, então provavelmente será aceito.
No vídeo abaixo mostra um relatório de plágio de um trecho feito no Chat GPT:

