Tipos de Argumentação TCC – Exemplificação

Compartilhar:

Se você não conhece os tipos de argumentação que podem ser utilizados em sua monografia, ou não sabe como explorar a exemplificação, então, você está no artigo certo. Ao término da leitura, você estará preparado para usar esse recurso em seu TCC.

Com a exemplificação, você pode fazer uma argumentação baseado em um fato verídico. Nos próximos parágrafos vamos abordar como deve ser construído esse texto e vamos mostrar alguns exemplos para você chegar na tão sonhada nota 10.

BAIXE O  INFOGRÁFICO: 9 TIPOS DE ARGUMENTAÇÃO

CLIQUE AQUI E BAIXE O INFOGRÁFICO

 

Por que escolher a exemplificação entre os tipos de argumentação?

Como o próprio nome sugere, a exemplificação é uma forma de argumentar baseada em exemplos. Dessa forma, você sustenta uma afirmação citando algum fato que foi publicado em periódicos relacionados a área de atuação de seu TCC, ou em outras fontes.

O argumento é tem o proposito de convencer o leitor, dessa forma, o locutor pode se utilizar dos mais variados tipos de argumentação que existem (OLIVEIRA, 2016). Existe uma divergência entre os teóricos acerca da nomenclatura de cada tipo, mas é indiscutível o seu papel no discurso.

Vamos verificar de forma prática como se dá a argumentação sustentada pela exemplificação. Um jornal, por exemplo, divulga uma notícia sobre a falta de investimento na saúde,  você pode utilizar essa afirmação e acrescentar a ela o seu argumento.

Sendo assim, você pode enriquecer o seu TCC com esse tipo de argumentação, pois é um recurso simples de ser utilizado. Conforme explicado acima, você precisa estar atento às notícias e encontrar o caso real que mais se aproxime de sua temática para apoiar  o seu argumento.

LEIA TAMBÉM:  Como Inserir Lista De Gráficos No Word

Exemplificação na prática! Tipos de Argumentação

Você está se dedicando e construindo uma boa tese ou material que pode ser referencia no futuro. Então, é necessário que o seu leitor se convença do que está sendo apresentado.

Podemos observar esse tipo de argumentação em textos de opinião, por exemplo, como o do jornalista Leonardo Sakamoto, apud Mariana do Carmo Pacheco.

“O Senado Federal havia derrubado essa aberração presente no artigo 295, inciso VII, do Código de Processo Penal, mas a Câmara os Deputados barrou a mudança. Isso é bastante paradigmático em um país em que milhares de pobres seguem presos sem julgamento de primeira instância – um escárnio.”.

No exemplo acima, podemos observar que na primeira frase o jornalista se baseou em uma matéria publicada por outro jornal. Então, a partir dela, na segunda frase,ele construiu seu argumento.

Podemos verificar que a opinião foi baseada por meio de um exemplo real encontrado em periódicos. A notícia em questão, não foi transcrita integralmente, mas é possível saber que ele se refere a um fato verídico.

Uma exemplificação deve ser extraída de um fato real, que deve ser analisado e estar coerente ao assunto abordado. Tornando possível chegar a uma reflexão que se tornará um bom argumento.

Recapitulando

O tipo de argumentação abordado nesse artigo é construído através de dados reais extraídos através de materiais noticiosos. Podemos compreender que ele pode ser usado para sustentar e exemplificar o argumento defendido.

A exemplificação é apenas um dos tipos de argumentação. Acompanhe o blog para ficar por dentro dos outros tipos e ter acesso aos mais diversos conteúdos sobre TCC.

.

INSCREVA-SE PARA NO CANAL PARA NÃO PERDER NADA

LEIA TAMBÉM:  Veja o PORQUÊ seu Projeto TCC NÃO será APROVADO

Compartilhar: