Quadro de protocolo de inclusão – Como fazer?
Protocolo de inclusão de revisão narrativa, como fazer? Pode ser também revisão sistemática ou qualquer outro tipo de revisão. Hoje mostraremos como fazer esse quadro no Word de forma muito simples. Em alguns minutos o seu estará pronto, siga o artigo e entenda melhor.
Protocolo de inclusão
Quando você faz uma pesquisa científica narrativa, integrativa ou sistemática, é necessário determinar qual o protocolo de inclusão da pesquisa feita. Basicamente são parâmetros para a pesquisa ser enquadrada no que você está querendo buscar. Lembrando que para pesquisas narrativas é opcional, verifique as normas locais da sua instituição.
Em primeiro lugar, a importância da revisão sistemática da literatura é de tal ordem que possibilita contextualizar um estudo e, ao mesmo tempo, procedera uma análise e síntese do seu referencial teórico. (FARIA, 2019).
Neste quadro de protocolo de inclusão, você irá fazer o fichamento da sua pesquisa dentro dele. O primeiro passo é ir na aba inserir do Word, selecionar a opção tabela e colocar uma tabela com 6 colunas.
Após isso, aparecerá em seu Word um primeiro esboço de tabela como esse:
Vá na aba design do seu Word e selecione o layout que mais te agradar, essa parte vai mais para o gosto pessoal e não interfere no resultado da pesquisa.
Com a tabela em seu Word, você irá definir as categorias das colunas que irá utilizar em sua tabela. Definimos estudo, tipo/ano, metodologia, objetivos, delineamento e resultados como as categorias de nossa tabela.
Com o “esqueleto” de sua tabela pronto, agora é só preencher, veja o exemplo abaixo de uma linha preenchida:
E assim vai, preencha com todos os estudos utilizados em seu TCC e logo após isso, a sua tabela deve ficar semelhante a isto:
Concluindo
Viu como o quadro de protocolo de inclusão não é tão difícil como parece? Tabelas no Word são um recurso muito útil para qualquer tipo de trabalho e este quadro não poderia ficar de fora disso não é mesmo?
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Referências
FARIA, Paulo M. Revisão Sistemática da Literatura: Contributo para Um Novo Paradigma Investigativo. 2. ed. Portugal: CG Publisher, 1 jan. 2019. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=5Ea5DwAAQBAJ. Acesso em: 30 nov. 2020.
BARRETO, Karoline Milena da Silva. AUTOMEDICAÇÃO EM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA: UMA REVISÃO NARRATIVA. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, [S. l.], p. 1-46, 25 fev. 2019. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/12357/2/KAROLINE_MILENA_DA_SILVA_BARRETO.pdf. Acesso em: 30 nov. 2020.