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Qual a diferença entre problemática e pergunta-problema?

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Quando um estudante se depara com a elaboração da problemática de seu TCC, é comum sentir-se perdido devido à confusão em torno dessa etapa. Isso ocorre porque a problemática é diferente da pergunta-problema, e, como se isso não bastasse, ainda existe a necessidade de contextualizar o problema.

Embora essa fase seja essencial para o andamento do projeto ou TCC, ela exige um elemento anterior para ser corretamente identificada: a delimitação.

A problematização é ampla, enquanto a pergunta-problema funciona como uma delimitação da problemática. Dessa forma, é fundamental destacar a delimitação como um ponto-chave para diferenciarmos a problemática da pergunta-problema.

A problemática refere-se a um tema amplo que se apresenta como um problema geral, como, por exemplo, a ansiedade causada pelo uso excessivo de redes sociais. Já a pergunta-problema é uma questão específica que emerge dessa problemática e que será o foco da sua pesquisa.

É fundamental entender essa diferença: enquanto a problemática aborda o problema de forma geral, a pergunta-problema delimita um aspecto específico desse problema que será investigado em seu trabalho.

Se sua pesquisa for sobre ansiedade em adolescentes, por exemplo, a pergunta-problema deverá focar em um aspecto da problemática mais relevante para o seu estudo. Nesse caso, ao invés de estudar a ansiedade causada pelo uso de redes sociais de forma ampla, você direciona seu estudo para a ansiedade em adolescentes, delimitando a abordagem.

Portanto, a contextualização da problemática serve como um ponto de partida para identificar a pergunta-problema. Na contextualização, você explora o problema amplamente.

Por exemplo, como a ansiedade em diversas faixas etárias devido ao uso excessivo de redes sociais, e, a partir daí, afunila o foco até chegar a um ponto específico. Basta focar em um aspecto, como a ansiedade em adolescentes.

A problemática é ampla, mas a pergunta-problema deve ser delimitada, direcionando a pesquisa para um aspecto específico e viável de ser abordado.

Vamos assumir a seguinte problemática: Ansiedade causada pelo uso excessivo de redes sociais.

Para desenvolver sua pesquisa, é necessário delimitar essa problemática, seja em relação à ansiedade, ao uso excessivo ou ao tipo de rede social, aplicando esses fatores a um contexto específico. Esse processo de delimitação ajuda a direcionar sua pesquisa, fornecendo um foco claro e levando à criação da pergunta-problema.

Pergunte-se: o uso excessivo afeta qual grupo de pessoas? Ou o uso excessivo ocorre em qual rede social específica?

A partir dessas perguntas, surgem possíveis respostas, como adolescentes ou uma rede social específica, como o TikTok. Com base nisso, você pode escolher em qual desses focar, ou até em ambos. Se ainda parecer muito amplo, você pode repetir o processo para delimitar mais.

Por exemplo, pesquisar o TikTok na totalidade pode ser abrangente demais, então você poderia se perguntar: quais categorias de vídeos ou canais são mais relevantes para o estudo?

Da mesma forma, se a categoria “adolescentes” parecer vasta, você poderia delimitar ainda mais, focando, por exemplo, em adolescentes mulheres ou em uma faixa etária específica.

Ao final desse processo de delimitação, você chegará a uma pergunta-problema clara que deriva diretamente da problemática. Um exemplo de pergunta-problema seria:

De que maneira o tempo de exposição às redes sociais influencia os níveis de ansiedade em adolescentes de 13 a 18 anos?

Perceba que a pergunta-problema representa apenas um dos aspectos específicos dentro da problemática. Em alguns estudos, como dissertações, pode-se solicitar mais de uma pergunta-problema, o que exige que o pesquisador aborde diferentes aspectos da mesma problemática.
A diferença essencial é que a problemática se apresenta como um tema amplo, que envolve várias questões a serem exploradas, enquanto a pergunta-problema delimita um desses aspectos, focando em um ponto específico para ser investigado de maneira mais aprofundada.
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