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IA para Fazer TCC: Usar o ChatGPT ou Monografis é Considerado Plágio?

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O uso de IA como o ChatGPT tem se tornado um subterfúgio para muitos estudantes ao fazerem seus TCC. É presente, o medo de plágio, perda de credibilidade e comprometimento da originalidade levanta preocupações legítimas. Questões sérias como plágio podem impactar não apenas o trabalho acadêmico, mas também a carreira profissional, especialmente em cargos públicos ou docentes. Entender como usar essas ferramentas de forma ética e responsável é essencial para evitar problemas futuros e garantir um trabalho autêntico.

Como fazer TCC pelo chatGPT sem plágio?

Quando um estudante vai até o chatGPT e solicita que escreva um parágrafo ou capítulo do seu TCC, a IA faz o seu melhor e escreve algo muito bem feito. Visto que a leitura é fluída, sem erros e precisão como um profissional. Se você solicitar uma análise de plágio cairá tanto a originalidade, mas também cairá em plágio devido as diversas fontes que a IA se baseou para escrever aquele trecho.

Se você tem vasto conhecimento sobre o conteúdo e referenciar o trecho, incluindo que sua instituição não tenha políticas de proibição de IA, então é provável que não haja problemas. Particularmente, embora o texto pareça convincente e bonito ele está longe de ser original ou algo na qual você possa se orgulhar que fez, mas se isso não for um problema, então provavelmente será aceito.

No vídeo abaixo mostra um relatório de plágio de um trecho feito no Chat GPT:

Diante de tudo isso e do conteúdo do vídeo, há alguns pontos que merecem atenção:

  1. Originalidade e Plágio com IA: Quando a IA gera conteúdo, como o ChatGPT, ele não copia diretamente trechos de textos existentes, mas cria respostas com base em padrões e probabilidades a partir de uma vasta base de conhecimento. Isso significa que o conteúdo gerado pode ser semelhante a várias fontes, mas não é necessariamente plágio literal. Ainda assim, ferramentas de detecção de plágio podem detectar similaridades com textos já existentes.
  2. Baixa Originalidade: O texto gerado por IA pode ser considerado de baixa originalidade, pois é construído com base em dados públicos e fontes variadas. No entanto, isso não significa que ele seja uma cópia direta, mas que a estrutura e o conteúdo são baseados em informações amplamente disponíveis.
  3. Políticas Institucionais: Cada instituição de ensino tem suas próprias diretrizes quanto ao uso de IA em trabalhos acadêmicos. Algumas proíbem o uso, enquanto outras podem aceitá-lo desde que as fontes sejam citadas corretamente. Portanto, é importante verificar as políticas específicas da instituição antes de utilizar textos gerados por IA.
  4. Referenciamento e Ética: Se o estudante usar IA para gerar conteúdo e referenciar isso de forma clara, indicando que o trecho foi baseado em IA, pode não ser um problema em algumas instituições. Contudo, depender exclusivamente da IA para escrever um trabalho acadêmico pode levantar questões éticas e comprometer o aprendizado.

Em conclusão, o uso de IA para gerar ou revisar conteúdo acadêmico exige cuidado e discernimento por parte dos estudantes. Embora a IA como o ChatGPT não cometa plágio literal, sua capacidade de criar textos com base em múltiplas fontes pode comprometer a originalidade do trabalho.

Além disso, a aceitação de textos gerados por IA varia conforme as políticas institucionais, tornando essencial a verificação dessas diretrizes. O uso ético da tecnologia, com devida referência e responsabilidade, pode ser válido em certos contextos, mas é crucial que o estudante se mantenha ativo no processo de escrita para garantir que o aprendizado e a autoria do trabalho sejam preservados.

Uso de IA na Revisão de Trechos do TCC: Preservando a Originalidade?

Quando um aluno utiliza a IA apenas para revisar um trecho que ele próprio escreveu, há um risco de perder a originalidade do texto. Mesmo que o conteúdo tenha sido inicialmente feito pelo estudante, ao passar pela IA, ele pode ser significativamente alterado, ao ponto de perder sua essência original.

Além disso, existem ferramentas como o ZeroGPT, que evoluem continuamente para detectar a interferência de IA em textos, comprometendo ainda mais a autenticidade do trabalho. Por isso, o estudante deve ponderar se está disposto a ceder parte do crédito de sua autoria para a IA.

No Monografis, oferecemos uma abordagem mais equilibrada com a nossa IA integrada. Ela orienta o aluno a seguir exemplos práticos sugeridos por IA, para que ele possa construir seu próprio texto com base nessas orientações e técnicas, preservando a originalidade.

Além disso, disponibilizamos a ferramenta de revisão por IA, chamada “Varinha mágica“, dentro do assistente de blocos do Monografis. Esta ferramenta busca transformar texto IA em humanizado, fazendo ajustes sem comprometer a autenticidade do conteúdo. No entanto, é importante destacar que, mesmo com esse cuidado, a preservação total da originalidade não é garantida, e o aluno deve usar a IA de forma consciente para manter o crédito de seu trabalho.

A imagem abaixo destaca o recurso “Varinha Mágica” do Monografis, que transforma textos gerados por IA em versões mais humanizadas. Esse recurso permite que o estudante revise o conteúdo que escreveu, deixando o texto mais profissional, sem que ele perca a naturalidade ou a identidade da escrita.

Basta escrever o que deseja seguindo as orientações do Monografis e, em seguida, clicar na “Varinha Mágica” para que o texto seja revisado gramaticalmente e aperfeiçoado, tornando a escrita mais profissional e completa.

Assim, usar IA para Fazer TC, como o ChatGPT, para criar textos apresenta riscos consideráveis, principalmente quando o conteúdo gerado pode ser classificado como plágio ou comprometer a originalidade. Esses riscos são ainda maiores se a instituição de ensino tiver políticas acadêmicas ou éticas rigorosas.

Portanto, é fundamental que os estudantes se informem sobre as regras da sua universidade antes de utilizar IA em suas produções acadêmicas. Além disso, para aqueles que pretendem seguir uma carreira pública, o uso indevido de IA pode ter consequências futuras.

Isso é esperado, especialmente para cargos políticos, como os da linha sucessória à presidência, ou até mesmo em posições docentes, já que políticas podem mudar com o tempo e comprometer a reputação de quem foi envolvido em casos de plágio.

Quando se trata de revisão de textos já escritos pelo aluno, o uso de IA para Fazer TCC, Artigo, Monografia, dissertação ou Tese pode impactar ainda mais a originalidade do trabalho. Mesmo que o estudante tenha produzido o conteúdo inicial, se for identificado que a IA realizou grande parte da revisão, o crédito por um trabalho bem feito não será atribuído ao aluno. Embora a IA ofereça muitos benefícios, ela não é recomendada para trabalhos que exigem criação original e autoria clara, pois os problemas vão além da simples questão de plágio, atingindo a própria integridade intelectual do trabalho acadêmico.

Se esse não for o seu caso, verifique as normas da sua instituição e use as ferramentas de IA de maneira consciente e estratégica. O TCC é um trabalho de formação e aprendizado, e a IA pode ser uma excelente aliada para tirar dúvidas e ajudar a desenvolver suas ideias.

Assim como a calculadora, que foi proibida por muito tempo, mas hoje é vista como uma ferramenta essencial, a IA pode contribuir significativamente, desde que utilizada de forma ética e adequada.

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