Como Fazer um Tópico Frasal Perfeito

Compartilhar:

Os parágrafos iniciais dos capítulos estão entre as partes mais “desaprovadas” pelos orientadores que avaliam trabalhos acadêmicos. Sendo que eu posso te garantir que isso acontece devido a equívocos dos alunos em relação ao tópico frasal.

Muita gente, inclusive pessoas acostumadas a fazer trabalhos acadêmicos, falham no momento de criar tópicos frasais. Exatamente por isso, nesse artigo, vou mostrar como fazer um tópico frasal matador, que seja prontamente aprovado pelo orientador.

Quer aprender tudo a respeito desse assunto? Então leia o artigo até o final e tire todas as suas dúvidas!

O que exatamente é um tópico frasal?

Pode-se definir tópico frasal como “A introdução da ideia sobre a qual discorrerá o capítulo em questão”. O tópico frasal é a hora de conceituar, questionar ou comparar algo sobre o tema, contextualizando-o para o leitor.

Sabendo como escrever um bom tópico frasal, aumentam as chances de você aprender como elaborar um parágrafo perfeito. Assim, aliando a criação de bons tópicos frasais com ótimos parágrafos, os capítulos do seu trabalho ficarão perfeitos.

Daí a relevância de você aprender como montar um tópico frasal adequadamente. Sem saber disso, diminuem consideravelmente as chances de os seus trabalhos acadêmicos obterem notas altas.

Como criar excelentes tópicos frasais?

A primeira coisa que você deve aprender para criar excelentes tópicos frasais é que eles devem ter apenas duas frases.

A primeira deve ser uma frase afirmativa. Por usa vez, a segunda deve ser uma citação direta que sirva como embasamento para a afirmação feita na primeira.

Lembrando que essa citação deve ser direta e curta, inclusive com a menção do autor e da página. Deve ser uma citação que você pegou de um livro para utilizá-la sem fazer alterações.

LEIA TAMBÉM:  ASSUNTO TCC: 4 Razões Por que Você Ainda Não Conseguiu Escolher Um Assunto

Outra coisa importante para que um tópico frasal fique realmente bom é o tamanho das frases. Elas devem ser curtas, ocupando, no máximo, de duas a três linhas cada.

Exemplos de tópicos frasais prontos

Para que você entenda na prática o que foi explicado até aqui, deixarei abaixo dois exemplos de tópicos frasais prontos:

  1. Podemos imaginar a laringe como se fosse um filtro de água, porém com o ar, assim como o filtro elimina as impurezas da água a laringe funciona de modo similar, uma vez que ela não deixa partículas estranhas passar para a faringe. “A laringe funciona de modo similar, uma vez que ela não deixa partículas estranhas passar para a faringe” (GRAY,1988, p. 50).
  2. Avaliar este processo histórico ajuda a entender toda a trajetória da EAD no País, mesmo porque compreender isso é um fator muito importante para podermos avaliar se o novo estilo de ensino é realmente eficaz. “Diferenciá-la das demais e tratá-la com preconceito não nos leva a evolução, porém se olharmos seu potencial sem discriminação, podemos estar apoiando uma revolução no ensino Brasileiro” (SILVA, 2017, p. 25).

Como você deve ter percebido, nesses dois exemplos, os tópicos frasais são compostos por duas frases. Sendo que, enquanto a primeira apresenta uma afirmativa, a segunda faz uma citação direta que “valida” a primeira.

Além disso, as frases são adequadas em relação ao tamanho. Nenhuma delas ocupa mais do que três linhas.

Conclusão

Como você viu ao longo do artigo, montar um excelente tópico frasal não é algo assim tão complicado. Pelo contrário, seguindo as dicas apresentadas, especialmente sobre usar sempre duas frases, isso se tornará uma tarefa simples para você.

LEIA TAMBÉM:  Como Montar uma Introdução - Modelo Fácil sem Citação [INFOGRÁFICO]

Por isso, no seu próximo trabalho acadêmico, não se esqueça de colocar isso em prática. Seu texto certamente será aprovado pelo orientador sem ressalvas.

Compartilhar: