Como Fazer Apud (Citação de citação)

Compartilhar:

Todo mundo que estuda, principalmente os universitários, sofre com o fato de ter que entregar tantos trabalhos ao longo dos semestres. O grande drama, na realidade é saber lidar com as normas da ABNT, e principalmente com o fato de não saber como fazer apud.

Tenha já Acesso a Materiais Exclusivos para sua Formação: Clique aqui e faça o Download dos e-Books e Infográficos do Guia da Monografia.

As regras são tantas que não é difícil entrar em pânico e não saber nem por onde começar um trabalho. Mas, se você está nessa situação, acalme-se! Hoje, vamos te ajudar, mostrando tudo o que você precisa saber para fazer citação de citação. Venha conferir!

Como fazer Apud

Para começar, a palavra “apud” quer dizer “citado por”, portanto, se algum professor te mandar fazer apud, você já sabe que ele está falando de uma citação.

No entanto, dentro da norma ABNT, apud se refere a uma citação de um texto que você não leu, mas que é citado por outro autor, e este sim teve sua obra estudada por você.

Por exemplo, você está utilizando como fonte para seu trabalho uma obra do autor X, e nessa obra, ele cita o trabalho de um autor Y. Isso é uma citação de citação, e se você quer usá-la no seu projeto acadêmico, deve estar por dentro da regra determinada pela ABNT.

Muita gente não sabe como fazer apud, mas na verdade é mais fácil do que parece. Sempre que você for fazer uma citação de citação, basta acrescentar “apud” no começo ou final da citação, indicando o autor responsável por ela, e o outro que a citou.

Exemplo:

De acordo com X (1985, p. 60 apud Y, 2002, p.15), “Relações interpessoais são muito importantes para construir o comportamento do ser humano.”

No exemplo acima, a palavra apud está sublinhada e em itálico, mas somente para que você entenda. Na norma ABNT, isso não deve ser seguido por quem quer aprender como fazer apud.

Mas, retomando o raciocínio, nesse exemplo, usamos o apud no começo da frase, com objetivo de dizer que, segundo o autor X, citado pelo autor Y, as relações interpessoais são muito importantes para construir o comportamento do ser humano.

Você pode ainda usar a palavra apud no final da frase, dessa forma:

De acordo com X (1985, p. 60), “Relações interpessoais são muito importantes para construir o comportamento do ser humano” (apud Y, 2002, p.15).

A única coisa que muda, nesse caso, é que você identificou uma citação de citação ao final da sentença.

Uma terceira opção, que também serve para quem quer descobrir como fazer apud, não necessariamente carrega esse termo.

É possível usar:

Segundo X (1985, p.60), conforme citado por Y (2002. P.15) “Relações interpessoais são muito importantes para construir o comportamento do ser humano.

Nessa opção, você não utiliza o termo “apud”, mas, mesmo assim, precisa identificar o autor responsável pela afirmação, e o segundo autor que o cita, mesmo que seja a partir de palavras semelhantes.

Bom, agora não há mais desculpas, você já sabe como fazer apud e não precisa mais ficar perdido na hora de estruturar seus trabalhos acadêmicos.

Recapitulando

Para escrever “apud” entre dois autores desse jeito: (TYBEL apud PUPPAN, 2017) será preciso habilitar a guia do Desenvolvedor.

Quando você vai citar 2 autores no Word, a citação fica assim: (TYBEL e PUPPAN, 2017), porém, quando se trata de apud, precisamos trocar a letra “e” por “apud” e o Word não deixa editar essa citação.

Veja como fazer isso, começando por habilitar a Guida Desenvolvedor.

Mostrar a guia Desenvolvedor em seu aplicativo do Office

  1. Clique na guia Arquivo.
  2. Clique em Opções.
  3. Clique em Personalizar Faixa de Opções.
  4. Em Personalizar a Faixa de Opções(na tela atual aberta) e em Guias Principais (à direita), marque a caixa de seleção Desenvolvedor.

Pronto! esse foi o primeiro passo.

Se você fez tudo certo, vai aparecer uma nova Guia no Word chamada Desenvolvedor.

Agora siga os passos:

  1. Clique na guia Desenvolvedor
  2. Clique em cima da citação para que ela fique selecionada
  3. No Grupo “Controles” >> Clique no botão “Modo de Design”
  4. A partir desse momento a citação fica editável
  5. Troque a letra “e” por “apud”
  6. Volte a clicar no botão “Modo Design”
  7. Pronto!

Da mesma forma para inserir o Grifo Nosso ou Tradução nossa:

(TYBEL, 1982, tradução nossa), basta colocar o Trecho “tradução nossa” após o ano. Lembre-se de colocar uma vírgula após o ano.

(TYBEL, 1982, grifo nosso), basta colocar o Trecho “grifo nosso” após o ano. Lembre-se de colocar uma vírgula após o ano.

Se você colocar um trecho de uma citação direta em negrito, será necessário informar “grifo nosso” para que fique claro que não foi o autor que deixou negrito e sim o aluno que está escrevendo o TCC.

Viu Como Referenciar Apud na Bibliografia?

Compartilhar: