Estrutura de Parágrafo Perfeita

Compartilhar:

Estrutura de Parágrafo perfeita. Consegui encontrar um assunto “top” para escrever meu TCC – “Como a engenharia social pode prevenir ataques cibernéticos”. Minha pesquisa já está toda pronta e agora é só começar a escrever.

Certamente como construir os parágrafos dos capítulos? Gostaria que a estrutura dos parágrafos fosse perfeita!

O que se espera de um capítulo em um TCC

Atualmente não tem sido tão complicado montar a estrutura de um capítulo para uma boa monografia. como resultado, basta seguir os mesmos princípios de construção de uma redação do ENEM. Entretanto, deve-se primar pela escolha de um bom conteúdo e daí, seguir uma sequência lógica pautada num estilo dissertativo argumentativo.

É pertinente ressaltar que essa estrutura redacional tende a situar os capítulos cujos conteúdos resgatam concepções introdutórias, de caráter mais contextual, histórico, conceptual e teórico no início do texto, e os capítulos cujos conteúdos contemplam exercícios de descrição, interpretação e análise, os quais legitimarão os resultados a serem alcançados, no final. (LIMA, 2017)

O mais complicado você já conseguiu, que foi a escolha de um bom assunto, com uma problemática interessante para redigir. além disso caso nunca tenha feito um curso para desenvolver uma redação conforme se exige no ENEM, poderá se valer do Monografis. Esse sistema foi cuidadosamente projetado para auxiliá-lo a construir seu TCC passo a passo.

Mas agora, para não deixar dúvidas, vamos ver como se constrói a estrutura de parágrafos de forma perfeita.

Construção dos parágrafos

Só para ressaltar, a base de tudo é sempre escrever sua monografia com o estilo dissertativo argumentativo. Esse estilo, será o mesmo aplicado a dissertações, monografias, teses ou mesmo artigos científicos.

  • 1º Parágrafo – Tópico Frasal. Trata-se de uma pequena introdução do assunto de sua pesquisa;
  • 2º Parágrafo – Embasamento. Contém as citações ou fontes que servirão de base para o que foi levantado em sua introdução;
  • 3º Parágrafo – Argumentação. Compreende os argumentos prós ou contra aquilo que foi levantado em seu embasamento. É justamente onde se desenvolverá o corpo de sua pesquisa;
  • 4º Parágrafo – Conclusão. Abrange o desfecho de seu capítulo, encerrando os resultados do que foi considerado no embasamento e argumentação.
LEIA TAMBÉM:  Qual o Objetivo Principal do TCC Bibliográfico?

Essa estrutura de quatro parágrafos compreende o mínimo do que se espera de um capítulo para um TCC. Porém, caso deseje incluir mais parágrafos, estes deverão estar concentrados entre embasar e argumentar os pontos da introdução. É importante lembrar que cada parágrafo deverá ter em média quatro frases.

Concluindo

Viu como é fácil desenvolver uma estrutura de parágrafos perfeitos! Finalmente, caso tenha dificuldades para lembrar dessas etapas, poderá fazer bom uso do Monografis. Essa tecnologia seguirá exatamente essas etapas, de forma que cada parágrafo conterá o que deve ser escrito na sequência correta.

O mais legal disso tudo, é que qualquer que seja seu trabalho; seja uma monografia, dissertação ou mesmo um artigo científico, a estrutura será sempre a mesma!

Referências

LIMA, M. C. MONOGRAFIA. 2ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

Compartilhar:

Deixe seu comentário