Como fazer um TCC com ChatGPT sem plágio e retrabalho usando Monografis
Por que IAs como ChatGPT e Copilot não são suficientes para redigir um referencial teórico impecável.
Não se engane, há uma abordagem correta para redigir o capítulo, especialmente quando se trata do referencial, onde o tipo de texto adequado é o dissertativo-expositivo. Mesmo que você recorra a uma inteligência artificial, seja o Gemini da Google, o Copilot ou o ChatGPT, o texto pode até soar convincente, mas estará equivocado.
Observe este parágrafo solicitado ao ChatGPT sobre ensino a distância e inclusão digital:
AEducação a Distância (EaD) tem sido amplamente discutida como uma ferramenta para promover a inclusão digital. Ao permitir o acesso ao ensino por meio da internet e de outras tecnologias, a EaD pode reduzir as disparidades educacionais, oferecendo oportunidades de aprendizado a uma gama mais ampla de estudantes. Além disso, destaca-se que a inclusão digital é essencial para o desenvolvimento socioeconômico, pois permite que os indivíduos participem plenamente da sociedade da informação.
A Educação a Distância (EaD) tem sido amplamente discutida como uma ferramenta para promover a inclusão digital.
— Neste trecho, a afirmação de que a EaD é amplamente discutida como uma ferramenta para promover a inclusão digital é subjetiva, pois não é apresentada nenhuma fonte ou evidência objetiva que respalde essa afirmação. No referencial teórico, é importante fornecer referências bibliográficas ou estudos que fundamentem as proposições feitas.
Neste trecho, a afirmação de que a EaD é “amplamente discutida” para promover a inclusão digital pode ser considerada uma generalização excessiva. Não há especificação sobre quem está discutindo esse assunto, em que contextos ou com base em quais evidências. A falta de detalhes específicos pode levar a uma simplificação exagerada da questão, tornando-a uma generalização. Portanto, este trecho pode ser considerado inadequado para um referencial teórico devido à generalização excessiva.
Ao permitir o acesso ao ensino por meio da internet e de outras tecnologias, a EaD pode reduzir as disparidades educacionais, oferecendo oportunidades de aprendizado a uma gama mais ampla de estudantes.
— Da mesma forma, essa afirmação não é acompanhada por um debate de perspectivas ou consideração de contra-argumentos sobre os possíveis desafios, ou limitações da EaD em promover a inclusão digital.
Neste trecho, a expressão “outras tecnologias” não é precisamente definida. Isso pode levar a uma falta de clareza sobre quais tecnologias específicas estão sendo consideradas para promover o acesso à educação.
Além disso, a frase “oferecendo oportunidades de aprendizado a uma gama mais ampla de estudantes” não esclarece exatamente quem são esses estudantes, qual é a extensão dessa gama ou quais são as condições específicas que podem influenciar sua participação na EaD. Portanto, este trecho pode ser considerado como apresentando falta de precisão e clareza.
Mesmo que você solicite a uma I.A (Inteligência artificial) para escrever um parágrafo ou capítulo do seu TCC, é muito provável que tenha muitos erros. O seu orientador vai mandar você revisar e retrabalho significa serviço dobrado.
Há uma maneira de lidar com esses desafios de forma mais eficiente diante de erros de clareza, subjetividade ou falta de evidência: a técnica TSAC de paragrafação do Guia da Monografia. Não se trata apenas de uma propaganda; realmente, é a única ferramenta capaz de evitar correções intermináveis, e vou explicar o porquê.
A técnica TSAC é um acrônimo para Tópico Frasal, Sustentação, Argumentação e Conclusão. É intrínseco ao texto possuir uma introdução, portanto, utiliza-se o tópico frasal e o conceito de tese; em seguida, ocorre o desenvolvimento, onde os argumentos são apresentados; e, por fim, chega-se à conclusão.
O que mais admiro na técnica é o isolamento de um dos argumentos imediatamente após o tópico frasal. Como você pode imaginar, o desenvolvimento consiste em uma variedade de argumentos, mas há um que se destaca: o argumento especial da conformidade. Este é reconhecido como uma evidência por meio de fatos, estatísticas, autoridades, entre outros.
Essa técnica isola esse argumento tão aguardado pelos orientadores e o destaca como uma sustentação. Portanto, mesmo que ocorram erros de subjetividade, clareza ou generalizações, a evidência subsequente fornecerá conformidade ao texto anterior.
AEducação a Distância (EaD) tem sido amplamente discutida como uma ferramenta para promover a inclusão digital. Por exemplo, estudos de Oliveira et al. (2010) e Passos (2015) demonstraram que a EaD pode desempenhar um papel significativo na redução das disparidades educacionais ao oferecer acesso ao ensino por meio da internet e de outras tecnologias.
Agora, observe como o trecho anteriormente subjetivo, “amplamente discutida”, não parece mais subjetivo para o orientador, concorda? Para mais detalhes, você pode consultar este artigo: [TCC em Blocos: Texto Dissertativo-Expositivo].
Outro erro comum das inteligências artificiais é a incapacidade de se posicionar, algo que estou fazendo agora. Em outros capítulos, onde o tipo de texto muda para argumentativo, é essencial que você se posicione. As inteligências artificiais não têm essa capacidade e, consequentemente, você também pode incorrer no item “falta de precisão e clareza”.
Para escrever um artigo científico, TCC, monografia, dissertação ou tese, é crucial entender duas coisas.
Primeiro, é necessário compreender o tipo de texto adequado para cada capítulo, não apenas em relação ao tempo verbal, mas também à forma de escrita dissertativa.
Em segundo lugar, é crucial compreender o que é essencial em cada seção. O método TCC em blocos é único nesse sentido, dividindo cada capítulo em etapas essenciais denominadas blocos. Ao utilizar um modelo de capítulo e seguir esse método, você evitará retrabalhos, pois todas as informações essenciais estarão lá.
É natural mencionar o método TCC em blocos e discutir sobre o Assistente desse método chamado Monografis Orientador de TCC virtual. Ele desempenha o papel de uma ferramenta auxiliar do método, fornecendo orientações detalhadas em nível de parágrafo ao solicitar assistência em uma seção específica, como a introdução.
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Além disso, ele avalia o que foi escrito, fornece feedback instantâneo e atribui uma nota. Desde a fase inicial da concepção da ideia até a finalização do trabalho, o assistente oferece sugestões e direcionamentos, permitindo que o usuário escolha as opções mais adequadas e prossiga. Além disso, o Monografis conta com articuladores de escrita que ajudam a evitar subjetividade, generalizações e falta de clareza.
Claro, além dos aspectos subjetivos, também é importante considerar outros fatores que podem tornar um parágrafo inadequado para um referencial teórico, tais como:
Mas lembre-se, um simples argumento de conformidade pode salvar o dia!
- Opiniões não fundamentadas: Se o parágrafo apresenta opiniões ou afirmações sem fornecer evidências concretas ou referências bibliográficas que as respaldem, isso pode comprometer sua adequação como referencial teórico.
- Falta de contraponto ou debate de perspectivas: Um bom referencial teórico deve considerar diferentes perspectivas e abordagens em relação ao tema discutido. Se o parágrafo não apresenta um debate de ideias ou não aborda possíveis contra-argumentos, isso pode indicar uma visão unidimensional e limitada do assunto.
- Ausência de embasamento teórico: Para ser adequado como referencial teórico, um parágrafo deve estar fundamentado em teorias reconhecidas e em estudos empíricos relevantes. Se as afirmações apresentadas não são respaldadas por uma base teórica sólida, isso pode comprometer a credibilidade do referencial.
- Generalizações excessivas: Se o parágrafo faz generalizações amplas ou afirmações categóricas sem considerar nuances ou exceções, isso pode indicar uma abordagem superficial do tema e prejudicar a qualidade do referencial teórico.
- Falta de precisão e clareza: Um referencial teórico deve ser claro e preciso em suas afirmações, evitando ambiguidades e vaguezas. Se o parágrafo carece de precisão ou apresenta linguagem confusa, isso pode dificultar a compreensão do leitor e comprometer a eficácia do referencial.
Ao utilizar o ChatGPT ou outra inteligência artificial para auxiliar na redação de textos acadêmicos, é importante estar ciente de que, apesar da conveniência e fluidez que essas ferramentas proporcionam, é provável que o texto contenha subjetividade, generalizações e falta de debate. Isso ocorre porque a inteligência artificial não foi projetada para posicionar-se criticamente.
Para garantir a qualidade e adequação do texto para uso em referencial teórico de artigos, TCCs, dissertações ou teses, é essencial empregar o argumento da conformidade. Esse tipo de argumento, esperado pela banca avaliadora, consiste em apresentar evidências como citações de autores, exemplos, estatísticas ou dados históricos.
No exemplo mencionado, é demonstrada a técnica TSAC de paragrafação, que destaca a regra de isolar o argumento de conformidade logo após introduzir o objetivo do texto no tópico frasal. Compreender esse detalhe permite utilizar o ChatGPT de forma eficaz e produzir textos academicamente adequados para trabalhos mais avançados e exigentes. Ao aplicar essa abordagem, é possível aproveitar as vantagens da inteligência artificial na redação sem comprometer a qualidade e rigor necessários para trabalhos acadêmicos de alto nível.
Em suma, a técnica TSAC de paragrafação, aliada ao método TCC em blocos, emerge como uma ferramenta essencial para os alunos na redação de capítulos precisos e bem-estruturados. Ao seguir a técnica TSAC, os alunos são guiados a compor parágrafos que respeitam a lógica argumentativa e expositiva, proporcionando clareza e coesão ao texto.
Além disso, o método TCC em blocos fornece uma estrutura organizada, dividindo o processo de escrita em etapas gerenciáveis e identificando claramente o que é essencial em cada seção. Com a integração do Assistente Monografis de TCC virtual, os alunos podem aproveitar orientações detalhadas e específicas em tempo real, garantindo que cada parágrafo cumpra seu propósito de forma eficaz.
Dessa forma, essa abordagem combinada não apenas facilita a redação de capítulos corretos, mas também capacita os alunos a solicitar e utilizar a ajuda da inteligência artificial de maneira estratégica e eficiente em seu processo de escrita acadêmica.