Como fazer um TCC com ChatGPT sem plágio e retrabalho usando Monografis

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Por que IAs como ChatGPT e Copilot não são suficientes para redigir um referencial teórico impecável.

Não se engane, há uma abordagem correta para redigir o capítulo, especialmente quando se trata do referencial, onde o tipo de texto adequado é o dissertativo-expositivo. Mesmo que você recorra a uma inteligência artificial, seja o Gemini da Google, o Copilot ou o ChatGPT, o texto pode até soar convincente, mas estará equivocado.

Observe este parágrafo solicitado ao ChatGPT sobre ensino a distância e inclusão digital:

AEducação a Distância (EaD) tem sido amplamente discutida como uma ferramenta para promover a inclusão digital. Ao permitir o acesso ao ensino por meio da internet e de outras tecnologias, a EaD pode reduzir as disparidades educacionais, oferecendo oportunidades de aprendizado a uma gama mais ampla de estudantes. Além disso, destaca-se que a inclusão digital é essencial para o desenvolvimento socioeconômico, pois permite que os indivíduos participem plenamente da sociedade da informação.

A Educação a Distância (EaD) tem sido amplamente discutida como uma ferramenta para promover a inclusão digital.

— Neste trecho, a afirmação de que a EaD é amplamente discutida como uma ferramenta para promover a inclusão digital é subjetiva, pois não é apresentada nenhuma fonte ou evidência objetiva que respalde essa afirmação. No referencial teórico, é importante fornecer referências bibliográficas ou estudos que fundamentem as proposições feitas.

Neste trecho, a afirmação de que a EaD é “amplamente discutida” para promover a inclusão digital pode ser considerada uma generalização excessiva. Não há especificação sobre quem está discutindo esse assunto, em que contextos ou com base em quais evidências. A falta de detalhes específicos pode levar a uma simplificação exagerada da questão, tornando-a uma generalização. Portanto, este trecho pode ser considerado inadequado para um referencial teórico devido à generalização excessiva.

Ao permitir o acesso ao ensino por meio da internet e de outras tecnologias, a EaD pode reduzir as disparidades educacionais, oferecendo oportunidades de aprendizado a uma gama mais ampla de estudantes.

— Da mesma forma, essa afirmação não é acompanhada por um debate de perspectivas ou consideração de contra-argumentos sobre os possíveis desafios, ou limitações da EaD em promover a inclusão digital.

Neste trecho, a expressão “outras tecnologias” não é precisamente definida. Isso pode levar a uma falta de clareza sobre quais tecnologias específicas estão sendo consideradas para promover o acesso à educação.

Além disso, a frase “oferecendo oportunidades de aprendizado a uma gama mais ampla de estudantes” não esclarece exatamente quem são esses estudantes, qual é a extensão dessa gama ou quais são as condições específicas que podem influenciar sua participação na EaD. Portanto, este trecho pode ser considerado como apresentando falta de precisão e clareza.

Mesmo que você solicite a uma I.A (Inteligência artificial) para escrever um parágrafo ou capítulo do seu TCC, é muito provável que tenha muitos erros. O seu orientador vai mandar você revisar e retrabalho significa serviço dobrado.

Há uma maneira de lidar com esses desafios de forma mais eficiente diante de erros de clareza, subjetividade ou falta de evidência: a técnica TSAC de paragrafação do Guia da Monografia. Não se trata apenas de uma propaganda; realmente, é a única ferramenta capaz de evitar correções intermináveis, e vou explicar o porquê.

A técnica TSAC é um acrônimo para Tópico Frasal, Sustentação, Argumentação e Conclusão. É intrínseco ao texto possuir uma introdução, portanto, utiliza-se o tópico frasal e o conceito de tese; em seguida, ocorre o desenvolvimento, onde os argumentos são apresentados; e, por fim, chega-se à conclusão.

O que mais admiro na técnica é o isolamento de um dos argumentos imediatamente após o tópico frasal. Como você pode imaginar, o desenvolvimento consiste em uma variedade de argumentos, mas há um que se destaca: o argumento especial da conformidade. Este é reconhecido como uma evidência por meio de fatos, estatísticas, autoridades, entre outros.

Essa técnica isola esse argumento tão aguardado pelos orientadores e o destaca como uma sustentação. Portanto, mesmo que ocorram erros de subjetividade, clareza ou generalizações, a evidência subsequente fornecerá conformidade ao texto anterior.

AEducação a Distância (EaD) tem sido amplamente discutida como uma ferramenta para promover a inclusão digital. Por exemplo, estudos de Oliveira et al. (2010) e Passos (2015) demonstraram que a EaD pode desempenhar um papel significativo na redução das disparidades educacionais ao oferecer acesso ao ensino por meio da internet e de outras tecnologias.

Agora, observe como o trecho anteriormente subjetivo, “amplamente discutida”, não parece mais subjetivo para o orientador, concorda? Para mais detalhes, você pode consultar este artigo: [TCC em Blocos: Texto Dissertativo-Expositivo].

Outro erro comum das inteligências artificiais é a incapacidade de se posicionar, algo que estou fazendo agora. Em outros capítulos, onde o tipo de texto muda para argumentativo, é essencial que você se posicione. As inteligências artificiais não têm essa capacidade e, consequentemente, você também pode incorrer no item “falta de precisão e clareza”.

Para escrever um artigo científico, TCC, monografia, dissertação ou tese, é crucial entender duas coisas.

Primeiro, é necessário compreender o tipo de texto adequado para cada capítulo, não apenas em relação ao tempo verbal, mas também à forma de escrita dissertativa.

Em segundo lugar, é crucial compreender o que é essencial em cada seção. O método TCC em blocos é único nesse sentido, dividindo cada capítulo em etapas essenciais denominadas blocos. Ao utilizar um modelo de capítulo e seguir esse método, você evitará retrabalhos, pois todas as informações essenciais estarão lá.

É natural mencionar o método TCC em blocos e discutir sobre o Assistente desse método chamado Monografis Orientador de TCC virtual. Ele desempenha o papel de uma ferramenta auxiliar do método, fornecendo orientações detalhadas em nível de parágrafo ao solicitar assistência em uma seção específica, como a introdução.

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Além disso, ele avalia o que foi escrito, fornece feedback instantâneo e atribui uma nota. Desde a fase inicial da concepção da ideia até a finalização do trabalho, o assistente oferece sugestões e direcionamentos, permitindo que o usuário escolha as opções mais adequadas e prossiga. Além disso, o Monografis conta com articuladores de escrita que ajudam a evitar subjetividade, generalizações e falta de clareza.

Claro, além dos aspectos subjetivos, também é importante considerar outros fatores que podem tornar um parágrafo inadequado para um referencial teórico, tais como:

Mas lembre-se, um simples argumento de conformidade pode salvar o dia!

  1. Opiniões não fundamentadas: Se o parágrafo apresenta opiniões ou afirmações sem fornecer evidências concretas ou referências bibliográficas que as respaldem, isso pode comprometer sua adequação como referencial teórico.
  2. Falta de contraponto ou debate de perspectivas: Um bom referencial teórico deve considerar diferentes perspectivas e abordagens em relação ao tema discutido. Se o parágrafo não apresenta um debate de ideias ou não aborda possíveis contra-argumentos, isso pode indicar uma visão unidimensional e limitada do assunto.
  3. Ausência de embasamento teórico: Para ser adequado como referencial teórico, um parágrafo deve estar fundamentado em teorias reconhecidas e em estudos empíricos relevantes. Se as afirmações apresentadas não são respaldadas por uma base teórica sólida, isso pode comprometer a credibilidade do referencial.
  4. Generalizações excessivas: Se o parágrafo faz generalizações amplas ou afirmações categóricas sem considerar nuances ou exceções, isso pode indicar uma abordagem superficial do tema e prejudicar a qualidade do referencial teórico.
  5. Falta de precisão e clareza: Um referencial teórico deve ser claro e preciso em suas afirmações, evitando ambiguidades e vaguezas. Se o parágrafo carece de precisão ou apresenta linguagem confusa, isso pode dificultar a compreensão do leitor e comprometer a eficácia do referencial.

Ao utilizar o ChatGPT ou outra inteligência artificial para auxiliar na redação de textos acadêmicos, é importante estar ciente de que, apesar da conveniência e fluidez que essas ferramentas proporcionam, é provável que o texto contenha subjetividade, generalizações e falta de debate. Isso ocorre porque a inteligência artificial não foi projetada para posicionar-se criticamente.

Para garantir a qualidade e adequação do texto para uso em referencial teórico de artigos, TCCs, dissertações ou teses, é essencial empregar o argumento da conformidade. Esse tipo de argumento, esperado pela banca avaliadora, consiste em apresentar evidências como citações de autores, exemplos, estatísticas ou dados históricos.

No exemplo mencionado, é demonstrada a técnica TSAC de paragrafação, que destaca a regra de isolar o argumento de conformidade logo após introduzir o objetivo do texto no tópico frasal. Compreender esse detalhe permite utilizar o ChatGPT de forma eficaz e produzir textos academicamente adequados para trabalhos mais avançados e exigentes. Ao aplicar essa abordagem, é possível aproveitar as vantagens da inteligência artificial na redação sem comprometer a qualidade e rigor necessários para trabalhos acadêmicos de alto nível.

Em suma, a técnica TSAC de paragrafação, aliada ao método TCC em blocos, emerge como uma ferramenta essencial para os alunos na redação de capítulos precisos e bem-estruturados. Ao seguir a técnica TSAC, os alunos são guiados a compor parágrafos que respeitam a lógica argumentativa e expositiva, proporcionando clareza e coesão ao texto.

Além disso, o método TCC em blocos fornece uma estrutura organizada, dividindo o processo de escrita em etapas gerenciáveis e identificando claramente o que é essencial em cada seção. Com a integração do Assistente Monografis de TCC virtual, os alunos podem aproveitar orientações detalhadas e específicas em tempo real, garantindo que cada parágrafo cumpra seu propósito de forma eficaz.

Dessa forma, essa abordagem combinada não apenas facilita a redação de capítulos corretos, mas também capacita os alunos a solicitar e utilizar a ajuda da inteligência artificial de maneira estratégica e eficiente em seu processo de escrita acadêmica.

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