Problemática Fraca no TCC – E Agora?

Compartilhar:

Professor meu orientador falou que o meu problema está com problemática fraca, mas a professor… O que é problemático fraca?

Quer descobrir também, vem comigo que vou explicar agora…

O que é uma problemática fraca no TCC, artigo, dissertação ou Tese?

Vamos falar alguns pontos que pode qualificar como a problemática fraca:

Se você quer ver como é a relação de uma galinha com pato na roça. Imagine: Vou fazer uma pesquisa sobre isso…Ninguém se importa!

Mas, por exemplo, se você começar a pesquisar se a galinha pode afugentar o escorpião, então aí começa a ter um certo nível de importância.

A problemática é importante para um artefato científico hipotético-dedutivo. Isso até pode ser visto porque a introdução tem a meta de através dos elementos do projeto apresentar o problema.

“[…] o objetivo da introdução é apresentar a problemática abordada, familiarizar o leitor com os objetivos e limites do trabalho, informá-lo dos caminhos percorridos, fontes e métodos, assim como apresentar alguns fatos históricos, literários ou científicos que facilitem a melhor compreensão do conjunto da obra. (FURTADO; DUARTE, 2017).

O segundo ponto: não é relevante saber.

Tem coisa que não levamos a sério, isso pode ser exemplificado em saber qual a interação da galinha e o pato…veja que não gera muita relevância.

Sobre a questão do escorpião, vejamos… qual afugenta mais? O que é mais efetivo: O pato ou a galinha?

LEIA TAMBÉM:  Tema TCC - 4 Passos Engessados Para Você Escrever o Seu Tema

Pensando assim, pode ter uma certa relevância, talvez bem pouca, mas ainda teria.

O terceiro ponto é: tem muitas pesquisas sobre o assunto.

A banca vê muitos TCC que falam sobre: evasão escolar. Perceba então que por mais que seja um bom tema, já existem muitos estudos sobre isso.

E para encontrar uma vertente que realmente não foi pesquisada é muito complicado. Visto que isso impacta um pouco na relevância de sua pesquisa e provavelmente a problemática do TCC ficará fraca.

Veja como fazer um problema com pergunta forte

O último ponto é que talvez seu assunto seja óbvio demais. Por exemplo: Analisar se a água contaminada influência nas doenças das criança dê certo bairro.

Parece óbvio essa resposta, não acha? O ideal seria analisar outros aspectos que poderiam influenciar nas doenças e não pegar o óbvio para se pesquisar.

Nesse sentido, conforme afirmação acima a problemática pode ser fraca.

Perceba que geralmente a problemática do TCC é fraca quando é possível responder à pergunta sem uma pesquisa: Será que a água contaminada causa doenças das crianças?

Se a resposta é óbvia sem que seja uma hipótese (pode ser), então, provavelmente a problemática está fraca.

Problemática fraca do TCC tem relação com o Tema

Procure por um tema na qual a única forma de encontrar resposta realmente seja fazendo uma pesquisa aprofundada. Se o pesquisador fizer essa triagem, tipo: Será que essa pergunta problema tem que realmente fazer uma pesquisa para descobrir ou é possível simplesmente supor sem mais hipóteses?

Através das hipóteses é possível vislumbrar respostas, mas não assim com margem alta de certeza!

Comente abaixo seu problema para que possamos analisar se a problemática do TCC está fraca!

LEIA TAMBÉM:  COMO FAZER UMA INTRODUÇÃO - MÉTODO EM BLOCOS

Referência:

TRABALHO de conclusão de curso (TCC) em ciências sociais aplicadas. Saraiva Educação S.A, 6 out. 2017. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=5jtnDwAAQBAJ&lpg=PT142&dq=problem%C3%A1tica%20tcc&hl=pt-BR&pg=PT142#v=onepage&q=problem%C3%A1tica%20tcc&f=false. Acesso em: 27 jan. 2020.

 

Compartilhar:

Deixe seu comentário