Entenda o trilema dialético e escreva um TCC de sucesso

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Sumário

Apresentando o conceito do Trilema Dialético

O termo Trilema Dialético, baseado na dialética de Platão, foi criado pelo Guia da Monografia para dar luz a esse entendimento. É um conceito que tem como base a observação, o conhecimento e a discussão. Os três elementos são excludentes, o que significa que um deles pode excluir outro em um determinado momento.

No âmbito do Trilema Dialético, em contraste com a dialética que se foca no debate, o trilema destaca elementos fundamentais desse processo, baseando-se na observação, no conhecimento estabelecido e na discussão interativa. A inclusão da discussão como elemento excludente revela-se crucial. Esse aspecto impõe a necessidade de discordância com outros elementos, proporcionando uma abordagem mais dinâmica e desafiadora. Essa abordagem resulta em um texto indutivo, orientado para a busca de generalizações fundamentadas na interação ativa entre observação, conhecimento e debate.

Na prática, o Trilema Dialético funciona da seguinte forma: a observação é o ponto de partida para se chegar a uma Tese em um texto dissertativo-argumentativo. A partir da observação, é possível obter conhecimento e, em seguida, iniciar uma discussão.

Veja um exemplo sobre o assunto: Pichação é arte?

Personagem A: Eu acredito que a pichação pode ser considerada uma forma de arte, especialmente quando vista à luz da diáspora negra. Muitas vezes, ela é uma expressão cultural e política, manifestando as experiências e lutas da comunidade negra.

Personagem B: Eu entendo a importância da expressão cultural, mas a pichação é vista por muitos como uma violação do espaço público ou privado. O conceito de arte geralmente implica uma criação estética consentida, enquanto a pichação envolve pintura sem autorização.

Personagem A: Concordo que a pichação pode envolver ações não autorizadas, mas isso também pode ser uma forma de protesto contra a marginalização. Historicamente, muitas manifestações artísticas surgiram desafiando as normas estabelecidas.

Personagem B: No entanto, não é justo para os proprietários ou a comunidade em geral terem suas propriedades danificadas sem consentimento. Poderíamos argumentar que há maneiras mais construtivas de expressar a cultura e as experiências da diáspora negra sem recorrer à pichação.

Personagem A: Compreendo as preocupações sobre danos à propriedade, mas é essencial considerar a falta de acesso a espaços tradicionalmente dedicados à expressão cultural negra. Talvez, ao abordar essas questões, possamos encontrar soluções que respeitem tanto a liberdade de expressão quanto o direito à propriedade.

Esse diálogo reflete a complexidade do debate sobre se a pichação pode ser considerada arte, abordando diferentes perspectivas, incluindo as influências da diáspora negra e as preocupações com a propriedade. O propósito é fomentar a compreensão da imprescindibilidade da liberdade de expressão artística, levando a uma reflexão mais profunda sobre o conflito entre a expressão cultural e o conceito de propriedade. Dessa forma, ambas as partes saem dessa discussão contemplando o ponto de vista do outro, ressaltando que, mesmo diante da violação à propriedade, é possível promover um espaço para a reflexão mútua.

A seguir mostraremos como isso vai ajudá-lo a escrever mais rapidamente de forma embasada. Essa é uma ferramenta importante para a construção de textos argumentativos, pois ajuda você a se organizar e a pensar de forma crítica sobre o tema que está sendo abordado. Com uma estrutura clara e lógica, o texto pode ser mais persuasivo e convincente para o leitor.

Trilema dialético exemplo

Ainda neste artigo mostraremos um exemplo mais acadêmico, no entanto, procure entender esse exemplo abaixo. Esse é um exemplo de como o Trilema Dialético pode ser utilizado na construção de um texto:

Suponha que o tema do texto seja a adoção de animais abandonados. Você começa sua observação ao notar que há muitos animais nas ruas, sofrendo com a falta de abrigo e cuidados básicos. Em seguida, você busca obter conhecimento sobre o assunto, pesquisando informações sobre as causas do abandono de animais e as consequências para a sociedade.

Com base nesse conhecimento, você pode iniciar uma discussão sobre como a adoção de animais pode ser uma solução para o problema. Nesse momento, ele pode apresentar argumentos que justifiquem a adoção, como a redução do número de animais abandonados nas ruas e a possibilidade de proporcionar uma vida melhor para esses animais.

Ao utilizar o Trilema Dialético, você pode organizar seu texto de forma clara e lógica, partindo da observação, buscando conhecimento e, em seguida, apresentando uma discussão argumentativa sobre o tema. Essa estrutura pode ajudar o leitor a compreender melhor o assunto e a se convencer dos argumentos apresentados.

O que é o Trilema e como funciona

Na imagem a seguir, é apresentada a pirâmide do Trilema Dialético, que ilustra o conceito de observação, conhecimento e discussão como elementos excludentes para se chegar à verdade.

  • Na base da pirâmide está a observação, sendo o ponto de partida para a construção do conhecimento.
  • À esquerda da base, está o conhecimento, a parte teórica do processo, e à direita está a discussão, o qual é a parte prática.

A pirâmide é uma representação visual importante para entender o conceito de exclusão dos três pontos, ou seja, como um deles pode excluir o outro. No centro da pirâmide, há uma seta que aponta para a base, que representa as crenças e opiniões “pessoais”, que podem ser modificadas a partir da observação e da construção do conhecimento.

Os argumentos do texto, no que lhe concerne, são representados por setas que apontam para as laterais remanescentes da pirâmide, que representam a discussão. Dessa forma, é possível entender como os argumentos são fundamentais para se chegar a uma conclusão sobre o tema abordado no texto.

O que é a Dialética de Platão

Entendamos a dialética platônica como parte do Trilema Dialético. Platão utilizou o método dialético para alcançar a verdade e a sabedoria. Esse método consiste em um processo de perguntas e respostas que leva a uma conclusão mais precisa e coerente.

Na dialética platônica, a exclusão de um ponto pelo outro é uma etapa importante para se chegar à verdade. Isso significa que, ao discutir um tema, é necessário descartar as ideias que não são coerentes ou contraditórias. A exclusão é uma forma de se chegar a uma conclusão mais sólida e coerente.

Além disso, a dialética platônica envolve a adição da discussão para entrar em contato com a realidade. Isso significa que as ideias e argumentos apresentados devem estar em sintonia com a realidade e com os fatos. A discussão é uma forma de testar e validar as ideias apresentadas.

A ilustração apresenta a dialética platônica como parte do Trilema Dialético. A exclusão de um ponto pelo outro é uma etapa importante para se chegar à verdade, e a adição da discussão permite entrar em contato com a realidade.

O texto dissertativo, Tese, o conhecimento anterior e a argumentação

É preciso ver a relação entre o texto dissertativo e a observação. O texto dissertativo-argumentativo é um tipo de texto que defenderá uma tese por meio de argumentos coerentes e convincentes. Para isso, é necessário partir de uma observação, ou seja, uma ideia inicial que será defendida ao longo do texto.

Antes de discutir um tema, isso requer conhecimento prévio sobre o assunto para poder argumentar de forma coerente e fundamentada. O texto científico precisa do argumento de conformidade obtido via citações de autoridades.

A argumentação é uma forma de defender a tese proposta, e ela só pode ser feita com base em informações e conhecimentos previamente adquiridos.

Já por base, veja a importância da observação como ponto de partida para o texto dissertativo, enquanto também há a necessidade de conhecimento anterior para gerar discussão com argumentação.

Vamos imaginar que você queira escrever um capítulo sobre EaD para dentistas. Inicialmente você precisa propor uma Tese que estará no Tópico frasal. Trata-se de uma palavra-chave introduzida como uma frase com crenças e argumentos sólidos a ponto de gerar toda a necessidade de levantar conhecimento prévio e discutir.

Proponho começarmos com um assunto que divide opiniões. Algo prático a ser ensinado a distância, como a profissão de dentista.

Para elaborar uma tese sólida em relação ao ensino a distância (EaD) para dentistas, é preciso considerar alguns pontos importantes. Embora alguns cursos exijam prática presencial para os alunos desenvolverem habilidades específicas, é possível simular situações clínicas em ambientes virtuais e utilizar recursos tecnológicos para complementar o aprendizado.

Assim, a tese a ser defendida pode ser a seguinte:

O ensino a distância pode ser uma ferramenta eficaz para a formação de dentistas, desde que seja acompanhado por recursos tecnológicos adequados e simulações realistas de situações clínicas, possibilitando o desenvolvimento de habilidades essenciais para a prática profissional.

Você precisa começar o capítulo com um parágrafo assim, já elaborando uma Tese no tópico frasal.

Para argumentar em favor dessa tese, é preciso apresentar evidências que comprovem a eficácia do ensino à distância, além de destacar as vantagens dessa modalidade em relação ao ensino presencial, como a flexibilidade de horários e a possibilidade de acessar conteúdos de qualquer lugar.

Para escrever o restante do parágrafo basta usar a técnica dos por quês. Levante de três a cinco por quê sobre a Tese. Vejamos abaixo o exemplo de como ficaria:

Por que o ensino à distância pode ser uma ferramenta eficaz para a formação de dentistas?

  • Porque permite maior flexibilidade de horários para os estudantes, permitindo que eles conciliem os estudos com outras atividades, como estágios e trabalhos.
  • Porque pode ser mais acessível financeiramente, permitindo que um número maior de pessoas tenha acesso à formação em odontologia.

Por que é necessário que o ensino à distância seja acompanhado por recursos tecnológicos adequados?

  • Porque a utilização de tecnologias como plataformas de ensino virtual, softwares de simulação e videoconferências possibilita a interação entre alunos e professores, além de fornecer recursos para a realização de práticas e exercícios.

Por que as simulações realistas de situações clínicas são essenciais para a formação de dentistas?

  • Porque possibilitam o treinamento em situações similares às encontradas na prática profissional, permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades práticas de forma segura e controlada.
  • Porque a prática em situações clínicas reais pode ser limitada durante a formação acadêmica, tornando as simulações uma ferramenta importante para o desenvolvimento de habilidades clínicas.

É importante ressaltar que a elaboração de uma Tese sólida é essencial para a construção do capítulo do artigo científico, TCC, dissertação ou Tese. A Tese é o ponto de partida para todo o desenvolvimento argumentativo do texto, e é a partir dela que se constrói todo o raciocínio lógico.

Dedique tempo e esforço na elaboração de uma Tese clara e objetiva no tópico frasal. Caso contrário, o texto pode se tornar confuso e pouco convincente que você não conseguirá prosseguir. Uma Tese mal formulada pode dificultar o processo de levantar argumentos consistentes e enfraquecer o desenvolvimento do texto, bem como te gerar bloqueios criativos. 

Sobre o uso de articuladores excludentes no texto do TCC

Articuladores excludentes são conectivos que indicam oposição ou contraste entre duas ideias.

Alguns exemplos são “assim como”, “no entanto”, “por outro lado”, “contudo”, entre outros.

Exemplo do livro físico versus livros digitais

No exemplo do livro físico versus livros digitais, podemos perceber a exclusão dos pontos observação e conhecimento em relação à discussão.

Enquanto alguns argumentam que os livros físicos são insubstituíveis, outros defendem a praticidade e economia dos livros digitais. Essa dicotomia mostra como a discussão pode ser excludente quando não há um ponto de contato entre as partes.

Outros exemplos de articuladores excludentes:

  • “Apesar de” x “Por outro lado”
  • “Enquanto” x “Porém”
  • “Em contrapartida” x “Todavia”
  1. A observação é que os livros físicos estão sendo substituídos pelos digitais.
  2. O conhecimento mostra estatísticas excludentes da observação.
  3. Temos um exemplo hipotético de discussão, que mostra que os livros digitais são 27% mais baratos.
  4. Por fim, mostra o resultado do texto escrito com o uso dos articuladores excludentes.

Outros exemplos de discussões que podem ser abordadas usando o trilema dialético são:

  • Trabalho presencial versus home office
  • Educação pública versus educação privada
  • Alimentação vegana versus alimentação carnívora.

Em todas essas discussões, podemos encontrar pontos de observação, conhecimento e exclusão, que podem ser analisados e argumentados através do uso de articuladores excludentes.

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