Como montar as frases de cada parágrafo – parágrafos de TCC

Compartilhar:

Como montar a estrutura de um parágrafo de TCC? Decidi começar a escrever meu TCC. A pesquisa está pronta e com isso, o assunto que vou desenvolver. Agora é só botar a “mão na massa”! Contudo, ficou uma dúvida.

Conhecendo a estrutura básica de escrita de um TCC

Para muitos, escrever uma monografia é um verdadeiro desafio! Alguns não tem ideia de como montar as frases dos parágrafos no capítulo e com isso ficam meio perdido. Contudo, se você já sabe como é a estrutura de uma redação do ENEM, basta seguir as mesmas etapas.

A escrita do TCC deve ser objetiva, nada de rodeios. Porém, deve ser muito clara, de modo que o leitor entenda a proposta do trabalho apresentado. (SANCHEZ, PEIXOTO e LOURENÇO, 2019)

Com isso em mente, cada capítulo será formado de pelo menos quatro parágrafos com uma sequência de ideias dissertativas. Cada parágrafo deverá ter no mínimo de duas a quatro frases, conforme diz os livros atuais de redação. Sendo que nestes parágrafos é recomendado conter no máximo oito linhas. Em resumo, estas são as regras básicas para se compor o capítulo de um TCC.

Mas como organizar a sequência de ideias que comporão as frases de um parágrafo? Será que existe algum padrão ou fórmula que facilite a escrita do TCC?

A estrutura de um parágrafo perfeito

Sim, de fato existe uma fórmula construtiva de um parágrafo que pode facilitar em muito sua escrita. Agora que conhecemos as regras básicas da estrutura do capítulo, podemos passar para como escrever os parágrafos que o compõem.

  • O primeiro parágrafo deverá introduzir a ideia com o tópico frasal;
  • O segundo parágrafo conterá a sustentação dessa proposição inicial descrita no tópico frasal;
  • O terceiro parágrafo proverá uma argumentação sobre o que foi sustentado;
  • Por fim, o quarto parágrafo concluirá o assunto levantado no tópico frasal.
LEIA TAMBÉM:  Você está fazendo ERRADO - 5 Dicas para passar com 10 na Dissertação do TCC

Caso seja necessário incluir mais conteúdo em um capítulo, estes deverão estar sempre variando entre sustentação e argumentação. Com isso é possível desenvolver uma estrutura de um capítulo perfeito.

Na construção de cada parágrafo, se seguirá a mesma sequência de ideias. Ou seja, na primeira frase, o tópico frasal, ou enunciado do assunto. Na segunda frase, um embasamento ou sustentação, com uma citação de um autor, por exemplo. Já na terceira frase, os argumentos de acordo com o embasamento e na quarta frase a conclusão.

Concluindo

Seguindo de perto essa orientação, será muito mais fácil escrever seu TCC com uma estrutura adequada. Além disso, poderá contar com o Monografis, que o auxiliará a escrever seu TCC de forma rápida e eficiente. Sem mencionar o benefício de ter a orientação especializada do suporte técnico do Monografis. Agora sim, é só colocar a “mão na massa”!

Referências

SANCHEZ, M. A.; PEIXOTO, V.; LOURENÇO, R. A. Formação Humana em Geriatria e Gerontologia. 3. ed. Rio de Janeiro: Thieme Revinter, 2019. 344 p.

Compartilhar:

Deixe seu comentário