Quatro erros que você deve evitar ao fazer um TCC – Aulão Ao Vivo

Compartilhar:

A elaboração de TCC é algo extremamente desgastante e trabalhoso. Muitas pessoas ficam nervosas só de pensarem em começar a fazer o seu TCC, e todo esse nervosismo pode acabar te atrapalhando em sua trajetória, manter a calma é extremamente importante. E nós estamos aqui para te ajudar, a seguir nós vamos apresentar os principais erros que você deve evitar ao fazer um TCC.

Antes de começarmos a descrever esses erros, assista o aulão com Douglas Tybel  e corrija os erros do seu TCC.

Quais os erros que você deve evitar ao fazer um TCC?

É impossível um trabalho como um TCC, o qual é desenvolvido ao longo de vários meses, não ter nenhum erro na hora da entrega. Erros acontecem e são parte de todo o processo, porém, existem alguns erros simples, mas que causam um grande impacto no resultado final do seu TCC e são esses os erros que você deve evitar ao fazer um TCC.

Erros:

  • Não Definir limites
  • Não ler as normas da ABNT
  • Apegar aos livros de metodologia
  • Erros de português 

O primeiro erro que muitas pessoas cometem quando vão iniciar o trabalho é a dificuldade para definir limites. Especialmente quando pensamos na fundamentação teórica. As pessoas acabam procurando uma grande infinidade de livros para usarem como embasamento do TCC.

Muitas vezes sem saber se todos serão úteis ou se terá tempo para ler todos eles.

A nossa dica é: Para começar escolha apenas três livros. Você pode escolher esses livros entre os que você adquiriu durante o curso, ou então, procure por livros que os professores tenham indicado ao longo do curso. Na ementa do professor você encontra os livros indicados por ele, além de livros adicionais que podem vir a ser úteis. O ideal é que você não passe de cinco livros.

LEIA TAMBÉM:  Será que seu TCC é TENDENCIOSO?

O melhor momento para buscar livros é o momento em que você estiver escrevendo a parte teórica de seu TCC, ou quando precisar de embasamento teórico para alguma afirmação.

Outro erro bastante comum e um dos principais erros que você deve evitar ao fazer um TCC é não ler as normas da ABNT ou o manual de sua faculdade.

Muitas pessoas não se incomodam em ler as normas pois, pretendem pagar alguém para adequar o trabalho a elas quando terminar.

Mas como você vai saber se o trabalho foi arrumado dentro do que é exigido se você não sabe quais são as normas?

Portanto, é muito importante conhecer as normas da ABNT ou de sua faculdade.

Outro erro bastante comum que as pessoas cometem é se apegarem aos livros de metodologia.

Esses livros ajudam a entender a estrutura do TCC, o que ele deve ter mas é apenas isso, e ele pode acabar te deixando mais confuso em relação a isso.

Geralmente, seu orientador vai te explicar isso também.

Metodologia e Gramatica

É mais importante você buscar um livro de redação do que um de metodologia. Afinal, um TCC é dissertativo, e um bom livro de redação pode te ajudar a escrever uma boa dissertação, te explicar como fazer parágrafos dissertativos.

O próximo dos erros que você deve evitar ao fazer um TCC é algo bastante simples, mas que muita gente deixa passar, erros de português.

Você pode elaborar um TCC incrível, mas se ele tiver muitos erros de português, você vai acabar perdendo pontos. Gerundismos, acentuação, gramática, tudo isso conta muito no momento da avaliação de seu TCC.

LEIA TAMBÉM:  DUVIDAS SOBRE PESQUISA AÇÃO

O corretor ortográfico é bastante útil, ele identifica diversos erros e aponta para você corrigi-los.

Compartilhar: