Como Inserir Lista De Gráficos No Word

Compartilhar:

O processo de criação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) não pede apenas paciência, mas também um certo conhecimento em relação ao Word e as tão temidas Normas ABNT. Neste artigo vamos ensinar Como inserir lista de Gráficos no Word dentro dessas Normas.

Quem nunca passou pelas metodologias de um TCC, mal imagina o quão difícil o Word pode parecer aos estudantes quando o assunto é seguir formatações, afinal, além de ter que pensar nas ideias, no embasamento para cada argumento, também é necessário que eles entendam sobre edição de texto e estejam sempre de olho nas normas atualizadas ABNT.

Todos os tipos de perguntas chegam aqui, mas as de como inserir lista de gráficos no Word estão sendo bem presentes.

Por essa razão, montamos esse artigo explicativo para comprovar que esse processo não é tão complicado quanto parece.

Ressalto que também existe uma opção de vídeo sobre essa aula. Se você é do time que aprende mais na prática do que na teoria, vale a pena conferir.

Passos de como inserir lista de gráficos no Word

Primeiro tenha em mente que o real processo de como inserir a lista de gráficos de Word é bem simples e deverá ser feito por último, então não tenha pressa e siga o passo a passo com calma.

O passo 2 é clicar na imagem do seu gráfico, já inserido no seu projeto, e seguir o procedimento de criação de legenda.

Caso não se lembre é só seguir “Referências” e depois “Inserir Legenda“. Ao clicar nessa última opção, você verá alguns rótulos já prontos, eles normalmente são: equação, figura e tabela, a opção “Gráfico” não aparece como algo já pronto e, por isso, você terá que criá-lo.

Então clique em “Novo Rótulo” e escreva “Gráfico”, coloque o nome desse seu gráfico na opção “Legenda” e depois é só posicioná-lo. Normalmente, as instituições pedem que essa legenda esteja abaixo da imagem. Repita o processo em todos os outros gráficos do seu projeto.

É muito importante prestar atenção e verificar se o seu modelo está seguindo as normas ABNT.  Caso Não tenha o modelo você pode baixar aqui: Download Modelo de TCC

A parte final desse processo possui um entendimento mais fácil com o acompanhamento do vídeo, mas a leitura também pode te ajudar.

Após verificar e confirmar que o trabalho está devidamente formatado, seguindo as regras ABNT, vá até a página da Lista de Figuras (copie esse título), que está localizada antes da Introdução.

Finalizando

A Lista de figuras lembra um índice, certo?

Quando você chegar ao final das informações desse índice, selecione um espaço em branco da página e aperte as teclas CTRL + ENTER no mesmo momento e, então, você perceberá uma quebra de página.

No topo dessa nova página cole o título “Lista de Figuras”, só para garantir que estará no modelo correto, mas não esqueça de trocar a palavra “Figuras” por “Gráficos”.

Abaixo desse título crie o seu novo índice de ilustração (“Referências”  – “Inserir Índice de Ilustrações”), escolha a opção “Gráfico”, que já foi criada no início por você, clique em “Ok”, e pronto… A sua Lista está perfeita.

Simples, não é?

Ah, caso você não tenha feito a Lista de Figuras porque também não sabia, é só levar como base o Índice principal.

Recapitulando 

Para criar a lista de gráficos você precisa seguir os seguintes passos:

  1. Crie uma nova página no seu arquivo do Word clicando em “ctrl” + “enter”
  2. Vai à aba do Word chamada Referências e em seguida clique em “Inserir Índice de ilustrações.
  3. Depois vai à opção “nome da legenda” , selecione a opção “gráfico” e em seguida clique em “ok”.

Assim sua lista já estará criada.

Depois você só precisa inserir um título na página para informar que aquela é a lista de gráficos.

Em seguida você vai:

  1. Inserir a legenda nos gráficos (da mesma forma da figura).
  2. Atualizar a lista criada para que os gráficos entrem na lista.
OBS: os gráficos só entrarão na lista, caso estiverem com a legenda cadastrada no Word com o rótulo de gráfico.
Você também pode gostar desse artigo:

INSCREVA-SE NO CANAL

Compartilhar: