2 Citações Diretas uma Abaixo da outra… TÁ CERTO ISSO?

Compartilhar:

Quando estamos elaborando um TCC, nos deparamos com muitas citações que queremos usar, às vezes, até citações diretas uma abaixo da outra, e isso pode ser feito? Ao ler o artigo, você terá a resposta dessa pergunta, e entenderá melhor como funciona.

Hoje, vamos falar sobre o uso de citações diretas como embasamento teórico e como pode ser feita sua aplicação, para elaborar adequadamente a sua monografia. Acompanhe.

Citações Diretas uma Abaixo da outra – posso usar?

As citações, sejam elas diretas ou indiretas, entram na monografia como o embasamento de seu trabalho. Cada citação mostra a argumentação do autor que você usou como base científica para construir seus próprios argumentos.

Qualquer projeto requer um embasamento teórico para que o ponto de vista do autor seja pautado em referências que lhe forneçam credibilidade para reprovar ou aprovar uma determinada ideia (VOLKWEIS, 2014). Então, sabemos que seu trabalho precisa conter pelo menos uma citação direta que explane sem intervenções suas um autor.

Vamos supor, por exemplo, em um trabalho sobre direito, eu utilize citações diretas uma abaixo da outra para citar leis. A questão é que, além de possivelmente passar do recomendado de 8 linhas, corre o risco de estar sendo redundante.

Descubra como Fazer Citação de Lei.

Conforme explicado acima, utilizar citações diretas uma abaixo da outra faz com que suas bases teóricas possivelmente entrem em conflito. E pior ainda, limitam sua explicação a apenas mostrar fatos sem autoria sua.

Como utilizar uma citação Direta Corretamente

A citação explana sua base teórica, e é essencial dissertar o porquê de sua escolha após acrescentá-la no texto. Isso mostra seu domínio do assunto e sua capacidade de elaborar uma própria tese com base nas referências, conforme abaixo.

LEIA TAMBÉM:  DOWNLOAD: Modelo de TCC

“Temos um problema muito grande sobre como alunos acabam se vendo despreparados a enfrentarem a questão da citação no trabalho.

Impressionantemente, após pelo menos quatro anos cursando a graduação, ainda há estudantes que saem das universidades sem saber como desenvolver a fundamentação teórica do tão temido TCC. E ele só é tão temido justamente por esse motivo: os estudantes chegam lá no final do curso com pouquíssima noção de que bicho é esse (VOLKWEIS, 2014).

Como Vokweis cita, muitos estudantes somente percebem que enfrentarão dificuldade com a norma técnica ao final de seu curso”. Essa é a maneira correta de utilizar uma citação direta.

Aqui, o aluno entra com uma intervenção de sua ideia, e destaca um conceito em seu embasamento teórico. Isso não apenas faz com que o leitor deva retornar à citação, como garante a argumentação adequada.

Recapitulando

Citação é a base teórica de seu trabalho, então fazer citações diretas uma abaixo da outra faz com que você explane dois embasamentos diferentes para um mesmo argumento. Isso confunde o leitor, e faz com que seu texto fique fraco em argumentação própria, então é importante evitar.

Falamos sobre a importância de trabalhar a ideia da citação, como evitar citações excessivamente grandes e como argumentar corretamente. É importante sempre levar esses aspectos em consideração para organizar suas ideias da melhor forma possível.

Compartilhar: