Como Referenciar Obras Do Mesmo Autor 🤷

Compartilhar:

É bem comum que utilizemos diferentes obras do mesmo autor durante a criação do trabalho acadêmico, só que a repetição desses nomes muitas vezes pode causar um cansaço visual, e, por isso, muitos alunos possuem a dúvida de como referenciar obras do mesmo autor em seus projetos.

INSCREVA-SE

Para essa explicação estou usando como base as normas ABNT NBR 6023:

9.1.1 Eventualmente, o(s) nome(s) do(s) autor(es) de várias obras referenciadas sucessivamente, na mesma página, podem ser substituídos(s), nas referências seguintes à primeira por um traço sublinear (equivalente a seis espaços) e ponto.

É bom ressaltar que isso não é obrigatório, é uma questão de gosto e de instituição, algumas faculdades deixam extremamente claro que os seus acadêmicos devem trocar os nomes repetidos pelo traço sublinear (o underline), outras deixam essa situação ao critério do aluno.

Normalmente, a repetição de obras de um mesmo autor é bem perceptível para quem escreve. E esse tipo de situação pode acontecer porque durante o processo de pesquisa o aluno se identifica mais com a estilística de um determinado autor do que de outro, ou porque em certa parte do trabalho apenas um profissional foi capaz de explicar o seu ponto de vista.

Independente de qual seja a razão, é bom que entenda que utilizar diferentes obras de uma mesma pessoa não é errado.

Na prática: Como referenciar obras do mesmo autor

A troca do nome por underlines acontece nas Referências Bibliográficas e como, obrigatoriamente, as obras utilizadas no projeto aparecem por ordem alfabética, realizar essas mudanças, e entender como referenciar obras do mesmo autor, é bem mais rápido do que imaginam.

Ao encontrar os nomes do autor, lembre-se que um deles deve estar completo e o restante pode ser substituído, então, a partir da segunda linha de repetição, selecione esse nome até a altura do ponto final e clique seis vezes no underline. Simples assim.

Vale ressaltar que quando o nome repetido do autor não aparece na mesma página, o processo deve se reiniciar na página seguinte, ou seja, o primeiro nome aparece e os seguintes são substituídos por underline.

Por uma questão visual e para evitar algum questionamento da banca no dia da apresentação do seu projeto, verifique se em todas as vezes em que houve repetição essa troca foi feita, e, além disso, não esqueça de verificar se a sua formatação permanece nas normas ABNT.

Referências bibliográficas podem aparecer tanto no final do trabalho, como no final de cada capítulo, mas independentemente de onde elas estejam, é necessário que elas sejam padronizadas de acordo com o que é pedido pela sua instituição.

Não esqueça que todas as citações e também tudo o que foi utilizado como base para a criação dos seus argumentos de defesa, devem aparecer na sua Referência, não deixe que nada passe, porque o ato de não dar créditos a um autor pode ser considerado como plágio.

também tem um vídeo explicativo e prático sobre como referenciar obras do mesmo autor, ele está disponível aqui, e pode te ajudar a compreender melhor essa troca de nomes por traços sublineares.

Recapitulando

NBR 6023

9.1.1 Eventualmente, o(s) nome(s) do(s) autor(es) de várias obras referenciadas sucessivamente, na mesma página,
pode(m) ser substituído(s), nas referências seguintes à primeira, por um traço sublinear (equivalente a seis espaços) e
ponto.
Exemplos: FREYRE, Gilberto. Casa grande & senzala: formação da família
brasileira sob regime de economia patriarcal. Rio de Janeiro: J.
Olympio, 1943. 2 v.
______ . Sobrados e mucambos: decadência do patriarcado rural no
Brasil. São Paulo: Ed. Nacional, 1936.

BAIXE ESSA NORMA CLICANDO AQUI

Compartilhar: