Como Fazer Grifo Nosso na Citação 🖋️

Compartilhar:

Como fazer grifo nosso na citação é uma das dúvidas mais comum entre os estudantes que estão no processo de desenvolvimento de trabalhos acadêmicos.

Tenha já Acesso a Materiais Exclusivos para sua Formação: Clique aqui e faça o Download dos e-Books e Infográficos do Guia da Monografia.

Basicamente o grifo nosso, é quando você modifica uma citação, deixando determinada parte em destaque (negrito ou itálico). Vale lembrar que essa parte deve ter total ligação com o desenvolvimento do restante do seu texto ou ser uma explicação para a teoria que você está defendendo.

É necessário identificar o grifo nosso porque esse destaque não foi uma escolha do autor da sua citação direta ou indireta, isso é uma modificação sua que vai de encontro com o seu projeto, e, por essa razão, ela deve ser explicada.

Porém, existe também o grifo do autor, e é sua obrigação deixar claro ao leitor do seu projeto tudo o que ocorre nele, ou seja, também os avise quando o grifo não for seu.

Vamos supor que neste momento você esteja lendo algum material para embasar os seus textos, e percebe que uma parte deste material é bem mais interessante para o seu tema do que o restante. Só que, ao observar novamente, nota que esse trecho já está destacado, isso quer dizer que será necessário fazer uso da expressão “grifo do autor”.

Tanto o grifo nosso quanto o grifo do autor podem ser utilizados em citações diretas (os textos com mais de três linhas) e nas citações indiretas (que são os textos menores, que possuem, no máximo, três linhas).

Na prática: Como fazer grifo nosso na citação

O aviso do “grifo nosso” deve aparecer logo após a referência que acompanha a sua citação, só que quando uma pessoa utiliza as fórmulas do Word, que são bem mais fáceis.

É meio complicado escrever mais informações após o final dessa referência (com nome e sobrenome do autor, ano e página).

Por essa razão, é preciso selecionar essa sua citação, ir até a aba “Desenvolvedor” e procurar o módulo “Design” para dar continuidade ao que você estava escrevendo, e, então, ao lado da sua citação já escrita, você vai adicionar, após mais uma vírgula, o “grifo nosso“, assim mesmo, em letra minúscula.

Quem faz o trabalho sozinho, normalmente, se preocupa se deve usar “grifo nosso” ou “grifo meu“. E isso é uma questão de escolha, e de preferência em como utilizar os pronomes possessivos, então sim, se o trabalho é só seu, é possível trocar o “nosso” pelo “meu“.

Entretanto, a orientação e o processo mais comum, utilizado e recomendado nas faculdades para os estudantes, é a do famoso “grifo nosso“, até mesmo quando o projeto está sendo desenvolvido por uma só pessoa.

Caso você não encontre a aba “Desenvolvedor” no seu Word, vá até “Arquivo” – “Opções” – “Personalizar Faixa de Opções“, e aí habilitar o “Desenvolvedor

Viu como o processo de Como fazer Grifo Nosso na citação é simples? No vídeo, é possível acompanhar todo os pontos e acredito que seja bem mais fácil para seguir, porque é só ir copiando cada um dos passos, sem segredo!

Recapitulando

Para escrever “apud” entre dois autores desse jeito: (TYBEL apud PUPPAN, 2017) será preciso habilitar a guia do Desenvolvedor.

Quando você vai citar 2 autores no Word, a citação fica assim: (TYBEL e PUPPAN, 2017), porém, quando se trata de apud, precisamos trocar a letra “e” por “apud” e o Word não deixa editar essa citação.

Veja como fazer isso, começando por habilitar a Guida Desenvolvedor.

Mostrar a guia Desenvolvedor em seu aplicativo do Office
  1. Clique na guia Arquivo.
  2. Clique em Opções.
  3. Clique em Personalizar Faixa de Opções.
  4. Em Personalizar a Faixa de Opções(na tela atual aberta) e em Guias Principais (à direita), marque a caixa de seleção Desenvolvedor.

Pronto! esse foi o primeiro passo.

Se você fez tudo certo, vai aparecer uma nova Guia no Word chamada Desenvolvedor.

Agora siga os passos:

  1. Clique na guia Desenvolvedor
  2. Clique em cima da citação para que ela fique selecionada
  3. No Grupo “Controles” >> Clique no botão “Modo de Design”
  4. A partir desse momento a citação fica editável
  5. Troque a letra “e” por “apud”
  6. Volte a clicar no botão “Modo Design”
  7. Pronto!

Da mesma forma para inserir o Grifo Nosso ou Tradução nossa:

(TYBEL, 1982, tradução nossa), basta colocar o Trecho “tradução nossa” após o ano. Lembre-se de colocar uma vírgula após o ano.

(TYBEL, 1982, grifo nosso), basta colocar o Trecho “grifo nosso” após o ano. Lembre-se de colocar uma vírgula após o ano.

Se você colocar um trecho de uma citação direta em negrito, será necessário informar “grifo nosso” para que fique claro que não foi o autor que deixou negrito e sim o aluno que está escrevendo o TCC.
Aprendeu Como fazer Grifo Nosso?
Compartilhar: