Como Fazer Referencia Bibliográfica Vídeo do Youtube ABNT

Compartilhar:

Acabei de ver um vídeo do Youtube que se encaixou perfeitamente com um assunto que estou considerando em meu TCC. Será que posso usá-lo como fonte bibliográfica em meu trabalho? Neste caso, como posso fazer uma referência bibliográfica de um vídeo do Youtube de acordo com a norma ABNT?

O que diz a norma ABNT

Com o advento dos avanços tecnológicos tem sido necessário cada vez mais atualizações da norma ABNT. Contudo, todas as regras essenciais para escrita, seja de uma redação ou uma monografia é imprescindível consultar a NBR 6023. Principalmente no que diz respeito a referências bibliográficas, mesmo que esta seja oriunda da internet ou outro meio eletrônico.

Para referenciar bibliograficamente o material obtido na Internet, devem ser observadas as diretrizes estabelecidas na NBR 6.023 da ABNT. (CAMPOS, 2008)

O item que especifica como fazer referência bibliográfica de vídeos do Youtube é a NBR 6023:2018 7.13.2. Este item tratará justamente sobre filmes, vídeos, entre outros em meio eletrônico. 

Entre outras coisas, esse item da norma diz que a referência deverá trazer uma descrição física do meio eletrônico. Além disso, deverá obedecer aos padrões indicados pela mídia, tais como autor, título, ano, duração entre outros.

Criando referências bibliográficas de vídeo do Youtube

Uma das preocupações que um aluno possivelmente terá é que sua monografia esteja em conformidade com a norma. Assim, antes de iniciar a escrita de sua pesquisa, gastará um tempo considerável estudando o que diz a ABNT. Encontrar situações específicas, como incluir referências bibliográficas de vídeos no Youtube, pode ser um desafio e tanto!

LEIA TAMBÉM:  Usar citações complicadas | Erros no TCC | #01

Contudo, veja como é possível, conforme diz a NBR 6023:2018 7.13.2, fazer esse tipo de referência no Word.

  1. Acesse “Gerenciar Fontes Bibliográficas” na aba “Referências”;
  2. Clique no botão “Nova” e selecione “Site” no campo “Tipo de Fonte Bibliográfica”;
  3. Digite no campo “Autor”, clique no botão “Editar” e inclua o sobrenome e nome do autor do canal do Youtube;
  4. Em “Nome da Página da Web” escreva “1 Vídeo” e a duração entre parêntesis, como tipo de mídia e daí o título do vídeo. Exemplo: “1 Vídeo (3 min). Como citar um livro”
  5. No campo “Nome do Site”, escreva “Publicado pelo canal” acrescido do nome do canal e preencha os demais campos como solicitado;
  6. Por fim, preencha o campo “URL” com o link do Youtube, clique “OK” e “FECHAR”.

Pronto! Seguindo esses passos será menos trabalhoso incluir referências bibliográficas de vídeos do Youtube dentro do que diz a norma.

Porém é importante ressaltar que nem toda banca examinadora gosta desse tipo de referência em um TCC. Assim se decidir fazer uso desse tipo de referência, escolha algo com procedência reconhecida, como de uma autoridade no assunto.

Concluindo

Quem diria que até vídeos extraídos do Youtube poderiam ser usados como referência bibliográfica de uma pesquisa científica! É bom acompanhar os avanços tecnológicos atuais, pois até mesmo as normas brasileiras fazem isso.

Agora que já sabe, é só buscar orientações confiáveis por meio do suporte técnico do Guia da Monografia. 

Referências

CAMPOS, E. Monografia sem stress. 1ª. ed. Paraná: [s.n.], v. I, 2008. 168 p.

 

Compartilhar:

Deixe seu comentário