6 TIPOS DE CITAÇÃO MAIS COMUNS EM TCC (DEFINITIVO)

Compartilhar:

Nesse artigo você verá os principais tipos de citação. Apenas com essas variações você consegue escrever todo seu TCC e sem entrar em situações embaraçosas. Para saber mais sobre situações embaraçosas com citação, veja esse artigo: Explicação Prática Sobre Citações E O Uso Correto Da Referencia Bibliografica

Tipos de Citação e suas Variações

A citação direta iniciando parágrafo serve para embasar um parágrafo logo de inicio, por esse motivo, vem após um parágrafo introdutório e quase nunca será usado logo de inicio em um capitulo. Será mais usado após o primeiro parágrafo.

Exemplo de Citação Direta Curta Iniciando:

Citação direta curta iniciando o parágrafo

Citação direta curta encerrando o parágrafo é mais comum, uma vez que você pode usar para finalizar o primeiro parágrafo do seu capitulo. Muitas vezes o aluno faz afirmações sem embasamento logo no primeiro parágrafo e uma citação como essa no finalzinho do parágrafo pode salvar o dia!!!

Exemplo de Citação Direta Curta Encerrando:

Citação direta curta encera o parágrafo

Citação direta longa iniciando parágrafo. Essa sim é uma citação bem chique kkkk. Isso porque além de ser bonita em um capitulo, da uma quebra no texto, descansando os olhos do leitor, por mais que seu texto seja com recuo de 4cm e fonte arial 10 da para saber duas coisas:

  • Ao ver uma citação direta longa sabemos que uma afirmativa poderosa foi realizada logo no parágrafo anterior, isso explica a necessidade de um embasamento tão forte como uma citação direta.
  • Abaixo da citação virá um parágrafo argumentativo do estudante explicando com base em argumentos sobre o assunto. Esse é um ótimo trecho da teoria do capitulo.

Exemplo de Citação Direta longa iniciando Frase:

Citação direta longa encerrando parágrafo não é tão chique quanto a anterior, mas tem o mesmo poder de embasamento. Essa é a citação direta mais usada devido a facilidade de se realizar.

Exemplo de Citação Direta longa encerrando Frase:

Quando o texto é muito longo você pode suprimir ou recortar os trechos desejados usando colchetes para recortar antes e depois. Por exemplo, veja esse texto: “Eu amo muito ler livros de redação”. Para ficar com o trecho “Eu amo muito” deveria fazer: Eu amo muito[…]. Pronto, estaria cortado o final, o mesmo para o começo: […] livros de redação. Viu? fácil né ?

Se quiser baixar um modelo de TCC do Word já com essas normas configuradas, então clique nesse artigoDOWNLOAD: Modelo de TCC

Com esse modelo de TCC aí do link acima, você será capaz de fazer uma citação direta longa com apenas um clique!

Citação indireta iniciando parágrafo. Essa citação além de ser linda, também, assim como qualquer citação indireta é muito bem vista.

Sabe por que as citações indiretas são mais valorizadas pelas bancas de TCC?

  • O texto escrito deve ser lido pelo aluno, interpretado e escrito com suas palavras seguindo a ideia do autor;
  • Os professores orientadores ficam de olho para ter certeza que o aluno está interpretando e não só substituindo palavras por sinônimos.
  • É mais fácil cair em plagio, pois o aluno preguiçoso tenta apenas trocar algumas palavras achando que o professor não notará. Infelizmente alguns fazem o mesmo na inocência.
  • O professor pode enquadrar em plagio caso o aluno tente burlar essa regra.
  • O aluno deve produzir um conteúdo único, porém fiel a uma linha de raciocínio do autor. Isso é considerado o auge da escrita em uma pesquisa.

 

Exemplo de Citação Indireta iniciando:

Agora, vamos para a citação indireta encerrando o parágrafo ou frase. Essa citação normalmente é usada para finalizar um parágrafo, por esse motivo o autor vem em maiúscula e normalmente tem um ponto final após os parênteses.

Exemplo de Citação Indireta encerrando:

A citação de citação mais conhecida como uma das várias expressões latinas “apud é a que sofre com pre-conceito, isso porque, como se trata de uma citação de uma citação os professores consideram que o aluno ao invés de produzir seu próprio conteúdo, preferiu “copiar” ou “usar” o raciocino de outro aluno. Por isso não é bem vista.

Por esse motivo, aconselhamos reduzir seu uso ao máximo.

Exemplo de Citação – apud:

Dessa forma, concluímos mostrado quais os principais tipos de citação. Lógico que além dessas existem diversas outras variações e tipos de citação.

Indicamos que saia de complicações e uses essas mencionadas no artigo, fazendo isso você terá feito sim, uma ótima pesquisa.

Gostou desse Artigo:? Compartilhe!

Veja Também:

Compartilhar: