6 dicas essenciais para o sucesso no TCC!

Compartilhar:

Hoje a Janaina Guidolini, nossa convidada, dará 6 dicas essenciais para o sucesso no TCC. A Janaina, durante toda a sua carreira estudantil, foi autora de 6 trabalhos de conclusão de curso e alguns artigos científicos publicados em revistas. Então, ninguém melhor do que ela para nos dar dicas para o sucesso.

TCC’s da Janaína

Bom, para começarmos, contarei a vocês um pouco da minha carreira estudantil e em quais anos publiquei os meus TCC’s.

Escrever um trabalho de conclusão de curso ( TCC ) é uma tarefa acadêmica que exige especial atenção dos estudantes que se encontram na fase de conclusão de seus cursos de graduação. (PICCOLI, 2006).

Meu primeiro TCC foi em 2009 na apresentação da graduação do curso de Gestão Ambiental. Logo em seguida, em 2012, cursei uma especialização em Gestão Ambiental também. Em 2013, concluí o curso de agronomia, 2015 concluí uma outra especialização, dessa vez em Geomática. Também em 2015, defendi a dissertação de meu mestrado e por fim, em abril de 2019, defendi a minha tese de doutorado.

Tortura ou oportunidade

Não foi fácil concluir todos esses TCC’s, porém, a forma com que você encara o TCC define como vai ser todo o andamento do mesmo. Como assim Janaína? Se você começar o seu TCC já pensando que vai ser uma tortura, que vai ser chato, etc. Obviamente o caminho para a conclusão será muito mais árduo.

Enxergue o seu TCC como uma oportunidade para a sua vida, oportunidade para crescer, se desenvolver e mostrar as suas habilidades.

Tortura: maiores vilões do TCC

  • Falta de afinidade com o tema – Querendo ou não, o TCC é um trabalho difícil e cansativo por si próprio. Portanto, se você não escolher um tema que lhe agrada e que tenha afinidade, tudo ficará mais difícil de ser feito. Sendo assim, converse com seu orientador e tente escolher um tema que mais te agrada, isso facilitará muito a sua vida.
  • Falta de planejamento – Não se planejar da forma correta é um dos maiores erros que um estudante pode cometer, não só no seu TCC, mas também em toda a sua carreira acadêmica. Se planejar para o TCC pode lhe permitir ter dias ruins e sem criatividade, que naturalmente acontecem com todos. Se você se planejar, esses dias com bloqueio criativo não afetarão o seu desenvolvimento e você conseguirá dar descanso para seu corpo e mente, deixando o trabalho muito mais agradável de se fazer.
  • Procrastinação – A procrastinação é um dos males do século. Você vai deixando para depois e quando vai ver já está em cima da hora. Assim como o item anterior, planeje-se e evite procrastinar nos dias que tem tarefas a cumprir. Defina metas realistas para as suas tarefas e se organize da melhor forma possível.
LEIA TAMBÉM:  Dicas para não fazer um TCC pingue-pongue

Como vencer esses vilões do TCC?

Enxergue o seu TCC como uma grande oportunidade. Apesar de ser cansativo e muitas vezes trabalhoso. Um TCC pode ser uma excelente porta de entrada para a sua vida profissional. Muitas pessoas, abrem portas no mercado de trabalho com o TCC e, até mesmo, começam uma brilhante carreira acadêmica a partir do seu primeiro Trabalho de Conclusão de Curso.

Portanto, enxergue o seu TCC como uma oportunidade de vida e dê o seu máximo nele, com certeza será recompensado.

6 dicas essenciais para o sucesso no TCC

Citarei aqui 6 dicas que foram essenciais para mim durante o desenvolvimento do meu TCC e tenho certeza que serão essenciais para você também.

Escreva sobre o tema que você gosta

Como já ressaltado anteriormente, escrever sobre o tema que você gosta é fundamental para o bom desenvolvimento do TCC. Se escrever sobre um tema que tem afinidade já é cansativo e trabalhoso, imagina escrever sobre um que você não gosta não é mesmo?

Portanto converse com seu orientador e veja se tem a liberdade de escolher o tema que melhor lhe agradar.

Faça o planejamento de cada etapa do TCC

Planeje o seu TCC por etapas e não por um todo. Assim, será muito mais fácil de fazer o planejamento, pois será feito parte por parte. Planejamento é o principal ponto para que o seu TCC dê certo.

Gerencie o tempo de cada etapa

Planejar a etapa não diz respeito somente a definir o que vai ser feito, mas também, definir o tempo máximo de duração de cada tarefa. Por exemplo, vai fazer a sua introdução, defina um tempo de conclusão.

Outra dica importante é definir metas realistas, não defina uma meta que sabe que não vai conseguir cumprir, isso pode gerar frustações desnecessárias. Planeje de acordo com a sua rotina e seja realista em relação a isso.

Defina um tempo diário para se dedicar ao seu TCC. Seja uma, duas ou até três horas por dia, o importante é fazer.

LEIA TAMBÉM:  Explicação Prática Sobre Citações e o Uso Correto da Referência Bibliográfica

Leia muito sobre o tema que irá escrever

Leitura é conhecimento e isso não é segredo para ninguém. Portanto, leia muito sobre o seu tema, busque artigos, referencias, tanto em português quanto em outras línguas.

Busque tudo que conseguir achar sobre aquele tema, isso fará com que você crie toda uma bagagem de conhecimento que te deixará totalmente preparado para falar sobre o tema com propriedade.

Procure ajuda

Não é vergonha nenhuma buscar ajuda, todo mundo precisa de ajuda no TCC e não será diferente com você. Sendo assim, não tenha medo de procurar ajuda, converse com seu orientador e com pessoas que tem um conhecimento maior, seja elas seus professores ou até mesmo um amigo da área.

E por falar em ajuda, conheça o nosso orientador digital, o Monografis. O Monografis é a ajuda perfeita para a sua jornada acadêmica, te ajudando não somente em TCC’s mas também em artigos e em qualquer trabalho de cunho científico. Clique no link a seguir e saiba mais sobre o Monografis.

Não fique em apuros sozinho, existem pessoas para te ajudar. Além de existir uma série de vídeos e tutoriais no YouTube e na internet em geral.

Mantenha uma rotina saudável

Manter uma rotina saudável é essencial e quando falamos de saúde, não estamos falando apenas de saúde física, mas também de saúde mental. É essencial que você tenha períodos de descanso e de lazer, sair igual um doido ficando horas na frente do computador não é saudável para ninguém e ao contrário do que muita gente pensa, pode ser prejudicial para o seu rendimento.

Obviamente terão noites que você ficará acordado até um pouco mais tarde, porém, organize-se para que isso aconteça pouquíssimas vezes e, se possível, nenhuma vez.

Concluindo

Essas foram as dicas da Janaína, nossa convidada especial do dia de hoje. Percebeu como que o planejamento e a organização são fundamentais para o TCC? Além de que enxergar o mesmo como uma oportunidade é essencial para todo o seu desenvolvimento.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

PICCOLI, Jose Carlos Jaccottet. Normalização Para Tcc Em Ed. Física. 2. ed. [S. l.]: Editora da ULBRA, 2006. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=PMTnJvKFjdcC. Acesso em: 14 dez. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário

Secured By miniOrange