Justificativa de TCC – 1 ERRO que coloca TUDO a PERDER
No momento de elaborar sua monografia, um dos itens que normalmente não recebem a atenção devida é a Justificativa de TCC. Falhar em elaborar uma Justificativa de TCC adequada, no entanto, pode reprovar ou significativamente penalizar o aluno.
É justamente por isso que é fundamental que se entenda no que, exatamente, consiste uma Justificativa de TCC. É de suma importância compreender sua função na monografia e o que se espera em sua escrita.
O que se espera de uma Justificativa de TCC?
Uma Justificativa de TCC é a sessão do trabalho em que o aluno discorre sobre a relevância e a motivação de sua pesquisa. Por que aquela situação em específico é importante para a área e requeria uma pesquisa aprofundada?
A justificativa do TCC deve conter argumentos sólidos e embasados em conhecimentos técnicos, adquiridos ao longo da sua graduação, que deverão convencer ao seu orientador e a banca examinadora de que a sua pesquisa merece ser realizada.
Em suma, é importante entender que a Justificativa de TCC não consiste simplesmente em falar informalmente sobre sua escolha. Seu principal objetivo é trazer argumentos teóricos e técnicos que comprovem a relevância de sua pesquisa.
É importante apresentar clareza na sua motivação central para a escolha do tema, além de teorias que comprovem sua relevância. Para isso, é possível (e importante) se basear em citações de autores que falem a respeito.
Como estruturar uma boa justificativa de TCC?
Uma boa forma de estruturar uma boa justificativa para sua monografia é imaginar que ela é uma apresentação de projeto para uma grande empresa. O que você precisa informar para essa empresa para que seu projeto seja financiado, por que ela deve investir na sua ideia?
Pensando dessa forma, você pode agora fazer questionamentos sobre sua pesquisa que podem ser usados para elaborar a justificativa. Por exemplo, se minha pesquisa é na área farmacêutica, a quem ela irá interessante?
A partir daí, você inicia os três questionamentos fundamentais para a elaboração da justificativa: o que você irá usar, o que vai fazer, e quem você vai atingir. Dessa maneira, você define as ferramentas utilizadas, a atuação da pesquisa, e seu público-alvo.
Fazendo isso, você consegue melhor visualizar o que deve ser dito em sua justificativa. Trabalhando ainda no exemplo da indústria farmacêutica, podemos pensar em um trabalho que analisa reações de certos remédios em diabéticos.
Redigindo a justificativa
Respondendo às três perguntas que exemplificamos na sessão anterior, é possível elaborar uma justificativa concisa. Considerar esses elementos no momento de redigi-la é fundamental para o bom desenvolvimento desse componente do trabalho.
Uma boa Justificativa de TCC convence à banca examinadora a importância dessa pesquisa, e é fundamental para garantir a qualidade do trabalho. Afinal, saber a relevância e a motivação de uma pesquisa motiva o leitor a investir seu tempo na leitura e garante não apenas sua nota, mas também a relevância de sua monografia no mundo.