Justificativa de TCC – 1 ERRO que coloca TUDO a PERDER

Compartilhar:

No momento de elaborar sua monografia, um dos itens que normalmente não recebem a atenção devida é a Justificativa de TCC. Falhar em elaborar uma Justificativa de TCC adequada, no entanto, pode reprovar ou significativamente penalizar o aluno.

É justamente por isso que é fundamental que se entenda no que, exatamente, consiste uma Justificativa de TCC. É de suma importância compreender sua função na monografia e o que se espera em sua escrita.

O que se espera de uma Justificativa de TCC?

Uma Justificativa de TCC é a sessão do trabalho em que o aluno discorre sobre a relevância e a motivação de sua pesquisa. Por que aquela situação em específico é importante para a área e requeria uma pesquisa aprofundada?

A justificativa do TCC deve conter argumentos sólidos e embasados em conhecimentos técnicos, adquiridos ao longo da sua graduação, que deverão convencer ao seu orientador e a banca examinadora de que a sua pesquisa merece ser realizada.

Em suma, é importante entender que a Justificativa de TCC não consiste simplesmente em falar informalmente sobre sua escolha. Seu principal objetivo é trazer argumentos teóricos e técnicos que comprovem a relevância de sua pesquisa.

É importante apresentar clareza na sua motivação central para a escolha do tema, além de teorias que comprovem sua relevância. Para isso, é possível (e importante) se basear em citações de autores que falem a respeito.

Como estruturar uma boa justificativa de TCC?

Uma boa forma de estruturar uma boa justificativa para sua monografia é imaginar que ela é uma apresentação de projeto para uma grande empresa. O que você precisa informar para essa empresa para que seu projeto seja financiado, por que ela deve investir na sua ideia?

LEIA TAMBÉM:  Você Comete esse ERRO da Xícara Cheia no seu TCC?

Pensando dessa forma, você pode agora fazer questionamentos sobre sua pesquisa que podem ser usados para elaborar a justificativa. Por exemplo, se minha pesquisa é na área farmacêutica, a quem ela irá interessante?

A partir daí, você inicia os três questionamentos fundamentais para a elaboração da justificativa: o que você irá usar, o que vai fazer, e quem você vai atingir. Dessa maneira, você define as ferramentas utilizadas, a atuação da pesquisa, e seu público-alvo.

Fazendo isso, você consegue melhor visualizar o que deve ser dito em sua justificativa. Trabalhando ainda no exemplo da indústria farmacêutica, podemos pensar em um trabalho que analisa reações de certos remédios em diabéticos.

Redigindo a justificativa

Respondendo às três perguntas que exemplificamos na sessão anterior, é possível elaborar uma justificativa concisa. Considerar esses elementos no momento de redigi-la é fundamental para o bom desenvolvimento desse componente do trabalho.

Uma boa Justificativa de TCC convence à banca examinadora a importância dessa pesquisa, e é fundamental para garantir a qualidade do trabalho. Afinal, saber a relevância e a motivação de uma pesquisa motiva o leitor a investir seu tempo na leitura e garante não apenas sua nota, mas também a relevância de sua monografia no mundo.

 

Compartilhar: