O Que é Pesquisa Documental ?

Compartilhar:

A construção do seu trabalho de conclusão de curso requer extrema atenção em diversos trechos diferentes. Um desses trechos, que confunde demais os alunos é a Pesquisa documental.

Em geral, um trecho de trabalho muito mais presente em trabalhos das áreas de humanas, a pesquisa documental pode resultar em diversas dúvidas. Por isso, nos 2 capítulos a seguir, falaremos sobre a pesquisa documental, seu formato e sua função.

MATERIAIS:

  1. VÍDEO 1 – INSTRUÇÕES DA PREMIAÇÃO E INFORMAÇÕES DA SERIE
  2. DOWNLOAD: INFOGRÁFICO TIPOS DE METODOLOGIA

O que é Pesquisa Documental ?

O primeiro passo para se fazer a Pesquisa do tipo Documental é uma seleção bibliográfica. Ou seja, para se fazer uma pesquisa, você irá precisar de uma série de livros, onde será baseada sua pesquisa. Além disso, também poderá usar também artigos, sites, e qualquer fonte que desejar.

É possível entender então aqui, a formação da pesquisa documental, visto que ela é um assunto não tão estranho assim, para quem já se consultou sobre pesquisa bibliográfica. A diferença crucial é que na pesquisa documental, ainda não houve um filtro analítico, e os materiais podem sofrer reelaboração de acordo com os objetivos da pesquisa. (LOPES, 2016)

Conforme explicado acima, o material base para a pesquisa do tipo documental pode ser bem amplo, e ainda pode sofrer modificações de acordo com a necessidade da pesquisa. Por isso é um método um pouco mais comum que a Pesquisa Bibliográfica. Também por aceitar um acervo mais amplo de materiais fonte.

De qualquer forma, uma pesquisa sempre necessita de dados para ser feita. Você pode ver que uma pesquisa bibliográfica, por exemplo, usa as mais diversas fontes teóricas possíveis. Seguindo essa linha, a pesquisa documental usa como base, obviamente, documentos para seu trabalho.

LEIA TAMBÉM:  Fonte para Coleta de Dados no TCC | Metodologia 6° Passo

Exemplo Prático de Pesquisa Documental

Até agora vimos como é construída a pesquisa documental, e o que você precisa utilizar como base. Porém, exemplos práticos são importantes nessa parte, para que seja mais claro como se faz esse importante trecho do trabalho. Agora veremos como realmente são feitas essas partes.

Suponhamos que você, por exemplo, quer descobrir uma relação entre os alunos de maior nota em uma escola.

Seguindo essa linha, você basicamente utilizará o histórico escolar de todos os alunos dentro da escola. Esse histórico é um documento, e servirá como fonte para seu trabalho.

Esse tipo de pesquisa é muito fácil de se fazer, pois você não precisará trabalhar diretamente com terminologias e teorias bibliográficas. Basicamente, você precisa de documentos para conseguir chegar a uma suposição e trabalhar em cima dela.

Também tem o ponto que boa parte das coisas que se vai fazer uma pesquisa do tipo documental, normalmente se consegue encontrar facilmente documentos. Isso porque essas áreas possuem muitos pontos que são fáceis de serem documentados.

Leia Também:

Para se fazer uma pesquisa documental, basta, afinal, ter a necessidade da pesquisa para embasar seu trabalho. A documentação que você necessitará será definida após a definição base do que será necessário para a conclusão de sua pesquisa.

Recapitulando

Hoje vimos a importância de se fazer a pesquisa para embasar seu trabalho de conclusão de curso. Nos 2 capítulos acima, você viu claramente como se trabalhar e fazer uma pesquisa documental.

Não se esqueça de verificar nossas demais informações sobre o trabalho de conclusão de curso. Caso tenha dúvidas sobre a pesquisa documental, entre em contato direto, para que sejam sanadas.

LEIA TAMBÉM:  Técnica Conceito Positivo e Negativo | Metodologia 2° Passo

Referências:

LOPES, J. Fazer Do Trabalho Científico Em Ciências Sociais Aplicadas. Recife: Editora Universitária UFPE, 2006.

 

Compartilhar: