O Que é Pesquisa de Levantamento ?

Compartilhar:

Um TCC tem diversas formas de ser feito, e para cada uma delas eis que há uma ferramenta científica chamada metodologia que dita o como ser feito. Neste vídeo iremos falar da pesquisa de levantamento, quais são as vantagens e quais as razões pelas quais algumas pessoas acabam usando esse tipo de metodologia quando querem algo mais simples de ser feito.

Também falaremos da armadilha que isso pode se tornar no final do processo.

Existe uma dificuldade em descobrir qual o tipo de metodologia que você precisa para atingir o objetivo de uma pesquisa em questão. Nesse sentido ainda o contrário, saber que tipo de objetivo você pode atingir em determinado assunto usando uma metodologia preferida.

De certo modo isso é muito usado para pessoas que tem dificuldades com o TCC ou que têm pouco tempo para desenvolver um trabalho mais complexo.

Por que a pesquisa e levantamento pode ser uma boa ideia para o seu TCC?

A pesquisa de levantamento é usada para confirmar ou negar determinada informação dentro de um grupo de controle. Isso vai representar o grupo que você está estudando pelo que chamamos de amostragem.

Existem dois tipos de levantamento que são por amostra de uma população, também conhecido como Censo e o tipo survey tendo sua obtenção dos dados sobre as características ou opiniões de determinado grupo de pessoas utilizando de instrumentos de pesquisa, bem comum o questionário. (FONSECA, 2002)

Esse tipo de metodologia é muito usado para medir opinião, capacidade de interagir com determinado conhecimento. Ainda pode tratar comportamentos em gerais do público alvo.

LEIA TAMBÉM:  Perguntas de questionário: 2 Elementos Obrigatórios

É muito usada para cursos de comunicação, relacionados à saúde (incluído psicologia). Em geral outras áreas de conhecimento em que as pessoas são parte do assunto ou o seu enfoque central.

Exatamente por isso esse tipo de metodologia se torna mais fácil do que outras mais acadêmicas. Isso porque, tudo na parte de metodologia será demonstrar os resultados da pesquisa feita e pronto.

Isso é feito por meio de uma série de gráficos e comparativos, o que com certeza é muito mais simples do que muitas outras metodologias que precisem de interpretação do pesquisador.

Se feito da forma correta, com uma distribuição adequada de trabalho dentro do grupo de TCC, com certeza este tipo de TCC se torna muito mais fácil de fazer!

Qual a armadilha da pesquisa de levantamento?

Esse tipo de situação pode ser encarado como um “atalho” para a criação de um TCC sem tanto esforço. Desse modo você precisa criar uma base argumentativa muito interessante e mostrar as razões pelas quais a sua pesquisa vai acrescentar saber científico no geral.

Mostrar que sua pesquisa de levantamento será útil para comprovar ou refutar o seu argumento inicial. Será valiosa de que forma para o meio acadêmico?

Para isso, uma bibliografia relacionada pode ser extremamente interessante, aliando-se à sua curiosidade científica. Inclusive, se você encontrar um trabalho científico anterior com uma pesquisa que talvez seja interessante atualizar você pode fazer um paralelo entre a bibliografia anterior e o que existe de atualização.

Como já deixamos claro, mas é sempre importante reforçar, um TCC com essa metodologia sem um argumento muito convincente pode se tornar uma verdadeira armadilha.

O professor orientador pode barrar o seu trabalho e exigir que o grupo recomece com outro enfoque, pode existir uma predisposição muito forte dos membros da banca de considerarem seu trabalho como preguiçoso e desnecessário e, por consequência, dar uma nota ruim para ele.

LEIA TAMBÉM:  Como Fazer a Caracterização da Amostra Pesquisada 🔬

Não tenha medo de usar a pesquisa de levantamento como metodologia, pois ela é válida, prática e extremamente interessante.

LEIA TAMBÉM:

Nossa sugestão apenas é que tome extremo cuidado para que seu trabalho não perca a capacidade de deixar a banca animada com a informação trazida simplesmente porque o argumento para a pesquisa está mal feito ou incoerente.

REFERENCIAS

FONSECA, J. J. S. D. METODOLOGIA DA PEQUISA CIENTÍFICA. Apostila (Apostila de Disciplina) – Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, p. 127. 2002.

Compartilhar: