O que é Pesquisa Bibliográfica ?

Compartilhar:

A Pesquisa bibliográfica é algo extremamente importante para a produção do seu trabalho de conclusão de curso (TCC).

MATERIAIS:

  1. VÍDEO 1 – INSTRUÇÕES DA PREMIAÇÃO E INFORMAÇÕES DA SERIE
  2. PASTA DROPBOX – MATERIAIS DO GUIA DA MONOGRAFIA

DOWNLOAD: INFOGRÁFICO TIPOS DE METODOLOGIA

Indispensável nos casos de trabalhos que usam saber teórico para a conclusão do que foi proposta, a pesquisa bibliográfica é a base de sustentação do seu trabalho e precisa ser muito bem feita.

A pesquisa bibliográfica é então feita com o intuito de levantar um conhecimento disponível sobre teorias, a fim de analisar, produzir ou explicar um objeto sendo investigado. A pesquisa bibliográfica visa então analisar as principais teorias de um tema, e pode ser realizada com diferentes finalidades. (CHIARA, KAIMEN, et al., 2008).

Vamos falar sobre como essa pesquisa precisa ser estruturada. Como você pode usá-la de forma mais simples e eficiente e quais são os caminhos que recomendamos. Tudo isso para que não precise perder tempo fazendo pesquisas que não serão úteis ao seu trabalho.

Qual o papel da pesquisa bibliográfica no seu TCC

Produção de um trabalho de conclusão de curso e de qualquer tipo de material científico baseia-se em três processos que precisam ser feito, em algum momento:

  • Pesquisar, conhecer a literatura já existente e aceitar como correta no assunto em questão. Para que não se faça uma pesquisa científica que já foi feita anteriormente.
  • Formular uma proposta ou um pressuposto sobre o assunto. Que é o ponto central de qualquer TCC e a mola propulsora do método científico.
  • Comprovar ou refutar o pressuposto inicial, usando como argumento a bibliografia existente. Ou então, por meio de pesquisas, experiências ou estudos de caso, criar mais saber científico a ser acrescentado ao assunto.
LEIA TAMBÉM:  NOVA SÉRIE DE VÍDEOS DICAS DE TCC ⭐

O mais comum quando se trabalha com TCC de graduação é a revisão de literatura. Onde o grupo de estudantes pesquisa sobre o assunto e tenta, por meio de pesquisa bibliográfica, comprovar ou refutar uma pergunta ou pressuposto inicial, que geralmente precisa ser aprovado pelo professor.

No caso da simples revisão da literatura já existente, a pesquisa bibliográfica assume uma importância maior, já que a compressão dos textos e a extração do conhecimento a que se propõe o TCC é, basicamente, o trabalho todo.

Isso significa que se o seu TCC for uma revisão de literatura, você estará absorvendo e comentando o que diversos autores falam a respeito do assunto. Podendo, dessa forma, corroborar ou desmentir o pressuposto que gerou a pesquisa.

Exemplos na Pratica

Exemplo 1: Você deseja verificar se as revistas de fofoca dão mais atenção às pessoas de determinada idade/gênero/raça.

Você cria um recorte de tempo para basear a sua pesquisa e então faz uma pesquisa bibliográfica documental usando as próprias revistas para verificar se a sua teoria inicial pode ser confirmada ou não.

Exemplo 2: Você deseja desenhar um panorama teórico sobre a questão da evolução das civilizações pré Colombianas da América Central.

Você seleciona alguns autores que já escreveram sobre o assunto e aponta as diferenças entre as teorias deles. Sendo que nesse caso não existe um pressuposto a ser confirmado ou negado. Mas ainda assim é necessário apresentar uma conclusão devido a natureza exploratória da pesquisa.

Como decidir o tipo de metodologia e pesquisa bibliográfica a ser usada?

A ajuda do professor orientador nesta parte inicial do planejamento do TCC é indispensável. Tenha em mente que além de avaliar o trabalho, ele está ali para te ajudar a escolher as melhores ferramentas para alcançar seu objetivo.

LEIA TAMBÉM:  O que é Pesquisa Experimental ?

Apresentar uma ideia ou mesmo uma curiosidade do grupo a respeito da matéria já estudada em sala de aula é uma forma especialmente importante de fazer com que o seu TCC seja algo mais prazeroso.

Se o curso restringir um pouco mais a escolha (definindo temas para os alunos). Busque um assunto que pode te trazer alguma vantagem na sua carreira profissional ou que você tem interesse de se aprofundar.

Outra dica fundamental é sempre anotar (especialmente quando você fala com professores especialistas ou apaixonados pelo assunto sobre o qual você vai fazer seu TCC). Os nomes dos autores que são referência nesses assuntos.

Dessa forma você pode optar por fazer uma revisão de literatura sobre o assunto e aproveitar para se aprofundar. O que pode ser reutilizado e ampliado em futuros trabalhos científicos como pós, mestrado, doutorado, etc.

Se você quiser saber mais sobre como transformar seu TCC em algo prazeroso de ser feito. Continue lendo nosso blog e veja nossos vídeos sobre como fazer sua monografia ou TCC de forma simples e eficiente!

Referências

CHIARA, I. D. et al. Normas de documentação aplicadas à área de Saúde. Rio de Janeiro: Editora E-papers, 2008.

 

Compartilhar:
  • Rianê Silva

    eu posso usar apenas artigos para a realização do meu trabalho de conclusão de curso?

    • Douglas Tybel

      é esperado um mix de literatura. A banca certamente vai criticar e tirar pontos por isso. A não ser que seu trabalho seja especificamente sobre um grupo específico de literatura em artigos.