O que é Pesquisa Exploratória?

Compartilhar:

Artigo explica um truque simples para identificar a Pesquisa exploratória em seu TCC. Basta que você siga essa regra e saberá como classificar corretamente a metodologia.

MATERIAIS:

  1. VÍDEO 1 – INSTRUÇÕES DA PREMIAÇÃO E INFORMAÇÕES DA SERIE
  2. DOWNLOAD: INFOGRÁFICO TIPOS DE METODOLOGIA

Entenda a diferença entre pesquisa exploratória, descritiva e explicativa

Conforme afirma Prodanov e Freitas (2013, p. 53):

  • Pesquisa Exploratória – Assume, em geral, as formas de pesquisas bibliográficas e estudos de caso. É um levantamento bibliográfico sobre o assunto.
  • Pesquisa Descritiva – Assume, em geral, a forma de Levantamento. Apenas registra e descreve os fatos observados sem interferir neles.
  • Pesquisa Explicativa – Assume, em geral, as formas de Pesquisa Experimental e Pesquisa Ex-post-facto. Explica o porquê de um fato.

Entenda a diferença entre pesquisa exploratória

A pequisa exploratória é uma metodologia de pesquisa para levantamento bibliográfico sobre um assunto. Mesmo em um estudo de caso é preciso levantar a literatura sobre um assunto a qual se estuda. Por essa razão, em muitos casos o fim de pesquisa exploratória é combinado com descritiva.

Pequisa exploratória é quando a pesquisa se encontra na fase preliminar, tem como finalidade proporcionar mais informações sobre o assunto que vamos investigar, possibilitando sua definição e seu delineamento, isto é, facilitar a delimitação do tema da pesquisa; orientar a fixação dos objetivos e a formulação das hipóteses ou descobrir um novo tipo de enfoque para o assunto. Assume, em geral, as formas de pesquisas bibliográficas e estudos de caso. (PRODANOV e FREITAS, 2013, p. 51-52).

Conforme explicado acima é importante ressaltar que a base da pesquisa exploratória é levantamento bibliográfico. Mas, em cima disso, destaca entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado. Finalmente, o aborda a análise de exemplos que estimulem a compreensão.

LEIA TAMBÉM:  Exemplo de Caracterização da Amostra | Metodologia 7° Passo

Acima fica claro a diferença entre pesquisa exploratória, descritiva. Por isso, fica evidente que para levantamento é exploratória, a descritiva apenas descreve fatos. Espera-se, por exemplo, dessa forma a mais complexa de todas como explicativa, pois além de fazer tudo isso ainda explicará o porquê de um fato.

Exemplo de Pesquisa Exploratória

Imagine que um estudo de caso onde será aplicado questionários em um posto de gasolina. O objetivo é estudar avaliação de desempenho dos funcionários. Estudar os comportamentos e entender o porquê de rendimento abaixo da média e acima.

Nesse caso primeiramente precisamos no questionário fazer perguntas direcionadas. Essas perguntas teria a intenção de perguntar sobre alguns quesitos de avaliação de desempenho. Desse modo, por exemplo, antes de termos isso no questionários, devíamos levantar literatura sobre o que é avaliação de desempenho.

Nesse caso primeiramente o pesquisador deve levantar tudo sobre avaliação e depois sobre desempenho. Assim que tiver conceituado os dois pontos cruciais, poderia ter um capítulo falando sobre Avaliação de desempenho.

Veja que antes de simplesmente aplicar questionário, o pesquisador deve se preocupar com a literatura sobre o assunto. Muito importante que seja realizado o levantamento bibliográfico sobre o assunto.

LEIA TAMBÉM:

Imagine que alguém simplesmente te mostre um questionário e pergunte: Qual a sua assiduidade ? Você não acharia no mínimo estranho ? Por isso deve-se conceituar itens pertinentes a avaliação de desempenho antes de “jogá-los” na frente do pesquisado.

Recapitulando

Nesse artigo abordamos itens como:

  • Pesquisas: Exploratória, Descritiva e Explicativa
  • Entenda a diferença entre pesquisa exploratória, descritiva e explicativa
  • O que é Pesquisa Exploratória
  • Exemplo de Pesquisa Exploratória
LEIA TAMBÉM:  Fonte para Coleta de Dados no TCC | Metodologia 6° Passo

Conforme explicado acima o que importa, portanto, é entender que pesquisa exploratória é em sua essência um levantamento bibliográfico. Essa, porém, é uma tarefa que as vezes confundem os alunos com outros tipos, como: Descritiva e Explicativa, mas nada muito complexo de entender.

REFERÊNCIAS

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. D. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª. ed. Novo Hamburgo: Universiade Freevale, 2013.

Compartilhar: