O que é Pesquisa Exploratória?
Artigo explica um truque simples para identificar a Pesquisa exploratória em seu TCC. Basta que você siga essa regra e saberá como classificar corretamente a metodologia.
MATERIAIS:
Entenda a diferença entre pesquisa exploratória, descritiva e explicativa
Conforme afirma Prodanov e Freitas (2013, p. 53):
- Pesquisa Exploratória – Assume, em geral, as formas de pesquisas bibliográficas e estudos de caso. É um levantamento bibliográfico sobre o assunto.
- Pesquisa Descritiva – Assume, em geral, a forma de Levantamento. Apenas registra e descreve os fatos observados sem interferir neles.
- Pesquisa Explicativa – Assume, em geral, as formas de Pesquisa Experimental e Pesquisa Ex-post-facto. Explica o porquê de um fato.
Entenda a diferença entre pesquisa exploratória
A pequisa exploratória é uma metodologia de pesquisa para levantamento bibliográfico sobre um assunto. Mesmo em um estudo de caso é preciso levantar a literatura sobre um assunto a qual se estuda. Por essa razão, em muitos casos o fim de pesquisa exploratória é combinado com descritiva.
Pequisa exploratória é quando a pesquisa se encontra na fase preliminar, tem como finalidade proporcionar mais informações sobre o assunto que vamos investigar, possibilitando sua definição e seu delineamento, isto é, facilitar a delimitação do tema da pesquisa; orientar a fixação dos objetivos e a formulação das hipóteses ou descobrir um novo tipo de enfoque para o assunto. Assume, em geral, as formas de pesquisas bibliográficas e estudos de caso. (PRODANOV e FREITAS, 2013, p. 51-52).
Conforme explicado acima é importante ressaltar que a base da pesquisa exploratória é levantamento bibliográfico. Mas, em cima disso, destaca entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado. Finalmente, o aborda a análise de exemplos que estimulem a compreensão.
Acima fica claro a diferença entre pesquisa exploratória, descritiva. Por isso, fica evidente que para levantamento é exploratória, a descritiva apenas descreve fatos. Espera-se, por exemplo, dessa forma a mais complexa de todas como explicativa, pois além de fazer tudo isso ainda explicará o porquê de um fato.
Exemplo de Pesquisa Exploratória
Imagine que um estudo de caso onde será aplicado questionários em um posto de gasolina. O objetivo é estudar avaliação de desempenho dos funcionários. Estudar os comportamentos e entender o porquê de rendimento abaixo da média e acima.
Nesse caso primeiramente precisamos no questionário fazer perguntas direcionadas. Essas perguntas teria a intenção de perguntar sobre alguns quesitos de avaliação de desempenho. Desse modo, por exemplo, antes de termos isso no questionários, devíamos levantar literatura sobre o que é avaliação de desempenho.
Nesse caso primeiramente o pesquisador deve levantar tudo sobre avaliação e depois sobre desempenho. Assim que tiver conceituado os dois pontos cruciais, poderia ter um capítulo falando sobre Avaliação de desempenho.
Veja que antes de simplesmente aplicar questionário, o pesquisador deve se preocupar com a literatura sobre o assunto. Muito importante que seja realizado o levantamento bibliográfico sobre o assunto.
LEIA TAMBÉM:
- O que é Fins da Pesquisa Descritiva?
- O que é Pesquisa Participante ?
- O Que é Pesquisa de Levantamento ?
- O Que é Pesquisa Bibliográfica ?
Imagine que alguém simplesmente te mostre um questionário e pergunte: Qual a sua assiduidade ? Você não acharia no mínimo estranho ? Por isso deve-se conceituar itens pertinentes a avaliação de desempenho antes de “jogá-los” na frente do pesquisado.
Recapitulando
Nesse artigo abordamos itens como:
- Pesquisas: Exploratória, Descritiva e Explicativa
- Entenda a diferença entre pesquisa exploratória, descritiva e explicativa
- O que é Pesquisa Exploratória
- Exemplo de Pesquisa Exploratória
Conforme explicado acima o que importa, portanto, é entender que pesquisa exploratória é em sua essência um levantamento bibliográfico. Essa, porém, é uma tarefa que as vezes confundem os alunos com outros tipos, como: Descritiva e Explicativa, mas nada muito complexo de entender.
REFERÊNCIAS
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. D. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª. ed. Novo Hamburgo: Universiade Freevale, 2013.