METODOLOGIA DO TCCSÉRIE SOBRE METODOLOGIA TCC

O que é Fins da Pesquisa Descritiva?

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Conheça segredo ligado aos seus objetivos que vai te dizer se seu TCC é uma pesquisa descritiva. Identificando os verbos dos seus objetivos específicos é possível saber se a pesquisa é descritiva.

MATERIAIS:

  1. VÍDEO 1 – INSTRUÇÕES DA PREMIAÇÃO E INFORMAÇÕES DA SERIE
  2. DOWNLOAD: INFOGRÁFICO TIPOS DE METODOLOGIA
  3. PASTA DROPBOX – MATERIAIS DO GUIA DA MONOGRAFIA

As diferenças entre pesquisa descritiva, exploratória e explicativa

Conforme afirma Prodanov e Freitas (2013, p. 53):

  • Pesquisa Exploratória – Assume, em geral, as formas de pesquisas bibliográficas e estudos de caso. É um levantamento bibliográfico sobre o assunto.
  • Pesquisa Descritiva – Assume, em geral, a forma de Levantamento. Apenas registra e descreve os fatos observados sem interferir neles.
  • Pesquisa Explicativa – Assume, em geral, as formas de Pesquisa Experimental e Pesquisa Ex-post-facto. Explica o porquê de um fato.

Como fazer uma pesquisa descritiva?

A pesquisa descritiva é classificada como fins da pesquisa, serve para descrever fatos observados. Características de determinada população ou fenômeno que leva técnicas padronizadas de coleta. As principais fontes de coletas são: a entrevista, o formulário, o questionário, o teste e a observação.

Tal pesquisa observa, registra, analisa e ordena dados, sem manipulá-los, isto é, sem interferência do pesquisador. Procura descobrir a frequência com que um fato ocorre, sua natureza, suas características, causas, relações com outros fatos. Assim, para coletar tais dados, utiliza-se de técnicas específicas, dentre as quais se destacam a entrevista, o formulário, o questionário, o teste e a observação.(PRODANOV e FREITAS, 2013, p. 52).

A melhor maneira de compreender esse processo é considerar que os objetivos específicos dizem e muito sobre os fins da pesquisa. Conforme explicado acima, os verbos que apontam para descrição de fatos já deixam claro qual fins da pesquisa escolher. Descrever, Constatar, Demonstrar, Relatar e etc, todos esses verbos denunciam a descrição dos fatos.

Mostra-se no mínimo simples afirmar que a escolha dos objetivos específicos apontam os fins da pesquisa. Já que, por exemplo, no momento em que se tem um objetivo para descrever algo, vê-se que usará fins de pesquisa descritiva. É possível de forma simples definir a pesquisa descritiva com esse truque.

Exemplo de Pesquisa Descritiva

O pesquisador quando escolhe pesquisa exploratória está em busca de uma aproximação do problema investigado. A pesquisa descritiva faz o mesmo, porém não afundado em literatura, mas sim na descrição de fatos. Por essa razão o uso das técnicas padronizadas de coleta de dados, como o questionário e a observação sistemática.

Tem-se que um pesquisador utilizando entrevistas com o Gestor de uma empresas a fim de entender mais sobre um processo. Nesse caso, pode ser entrevista, questionários etc. Dessa forma, por exemplo, será necessário transcrever essa entrevista e analisá-la depois, nesse ponto faremos a descrição, continue lendo.

Na ilustração abaixo veremos uma das perguntas da entrevista. Logo abaixo a pergunta realizada tem-se a resposta do entrevistado.

Fonte: (TYBEL, SARMENTO e PETARLI, 2010, p. 41)

Agora na análise dos dados o pesquisador precisa descrever o fato. Tudo agora de forma mais simples e objetiva possível, veja a ilustração abaixo.

Fonte: (TYBEL, SARMENTO e PETARLI, 2010, p. 44)

Os resultados desse mostram como deve ser o uso dos fins de pesquisa descritiva. Por isso, fica evidente que a descrição dos fatos pode ser no mínimo trabalhoso.

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Recapitulando

Vejamos pontos importantes do artigo de hoje:

  • Significado da pesquisa descritiva;
  • As diferenças entre pesquisa descritiva, exploratória e explicativa;
  • Como fazer uma pequisa descritiva;
  • Exemplo de pesquisa descritiva;

Conforme explicado acima o que importa, portanto, é saber exatamente o que vai fazer. Essa, porém, é uma tarefa que é possível identificar a partir dos objetivos do seu TCC.

BIBLIOGRAFIA:

GIL, A. C. Método e técnicas de pesquisa social. 6ª. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2008.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. D. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª. ed. Novo Hamburgo: Universiade Freevale, 2013.

TYBEL, A. D. J.; SARMENTO, A. P. M.; PETARLI, R. B. A INFLUÊNCIA DO MARKETING PESSOAL NO PROCESSO DE SELEÇÃO. Monografia (Monografia em administração) – Faculdade Capixaba de Nova Venécia. Nova Venécia, p. 54. 2010.

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