O Que é Estudo de Caso ? ☝

Compartilhar:

Conheça segredo para aplicar um estudo de caso. Truque inusitado mostra como identificar o estudo de caso, leia artigo e entenda.

Como fazer um estudo de caso ?

  • Quando um estudo se caracteriza muito grande e exaustivo.
  • Permite conhecer o estudo o conhecimento amplo e detalhado.
  • Geralmente tem o “Fins da pesquisa” como explicativa.
  • Forma de abordagem Qualitativa devido as interpretações do pesquisador.
  • Natureza Aplicada devido sua forma prática voltada para o desenvolvimento de teorias de valor universal.
  • Tipos de instrumentos utilizados são vários, dentre eles os principais: Questionários, Entrevistas, Observações,Fontes Bibliográfica e etc.

O QUE É ESTUDO DE CASO?

Podemos conceituar o estudo de caso como sendo um estudo amplo e exaustivo. Então, é preciso assumir que não será possível realizá-lo em um espaço breve de tempo. Tal hipótese é particularmente forte, mas vê-se a necessidade de focar em um ou poucos objetos.

“O estudo de caso é caracterizado pelo estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira a permitir o seu conhecimento amplo e detalhado, tarefa praticamente impossível mediante os outros tipos de delineamentos considerados.” (GIL, 2008, p. 58).

Conforme explicado acima, o estudo de caso terá como base um ou mais objetos. Trata-se inegavelmente que você estudará um caso visando ser aplicado em uma escala maior. Seria um erro, porém, atribuir um estudo de campo como esse tipo de metodologia.

O estudo de caso vem sendo utilizado com freqüência cada vez maior pelos pesquisadores sociais, visto servir a pesquisas com diferentes propósitos, tais como:

  • explorar situações da vida real cujos limites não estão claramente definidos;
  • descrever a situação do contexto em que está sendo feita determinada investigação; e
  • explicar as variáveis causais de determinado fenômeno em situações muito complexas que não possibilitam a utilização de levantamentos e experimentos.
LEIA TAMBÉM:  Forma de Abordagem Pesquisa Qualitativa

EXEMPLO DE ESTUDO DE CASO

Atribui-se hoje em dia ao estudo de caso a maior parte dos estudos e com certa razão, já que com o acesso facilitado as instituições tudo ficou mais fácil. Por isso debate-se o contraste com o bibliográfico. Nesse sentido, há sempre uma duvida nos estudantes na hora de escolher entre os dois procedimentos.

Imagine o seguinte cenário: Você, por exemplo, tem um método financeiro inovador e quer aplicar nas empresas. Porém se parar para pensar é humanamente impossível testá-lo em todas as empresas do mundo. Nesse sentido, você pode afunilar para o estudo de um caso em específico que servirá como base para estudos mais amplos.

O mais importante do estudo de caso é ter como propulsão um problema a ser investigado onde se tem a hipótese que esse método financeiro vai ser a solução.

Deve-se aplicar os questionários, observações e etc nas empresas estudadas. Após esse passo será possível tabular e analisar os dados.

Conforme explicado acima o que importa, portanto, é escolher uma abordagem correta. Essa, porém, é uma tarefa que precisa fazer dependendo de como vai tratar os dados.

CONCLUSÃO

Mostra-se no mínimo oportuno escolher a abordagem qualitativa. Isso caso o pesquisador seja a ferramenta principal de interpretação. Sobretudo, se a real abordagem para a analise passa por técnicas estatísticas, então use uma abordagem quantitativa e apresente os resultados em gráficos e etc.

Os resultados desse quadro são devido a aplicação do estudo de caso. Por isso, fica evidente que quando se estuda um cenário em particular, será necessário abordá-lo como um caso. Espera-se, dessa forma o estudo de caso como procedimento.

REFERENCIAS

GIL, A. C. Método e técnicas de pesquisa social. 6ª. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2008.

Compartilhar: