O que é Pesquisa Ação ?

Compartilhar:

Pesquisa-Ação é geralmente usada nas áreas de análise de sistema ou sistemas de informação. Essa pesquisa possivelmente é feita dentro da própria instituição. O aluno vai fazer os testes, obter os resultados, mostrar os resultados, mas não vai aplicar em lugar nenhum.

Em alguns cursos o aluno precisa desenvolver no final do curso um sistema. Esse teste pode ser feito no próprio laboratório da instituição.

Para fazer a pesquisa-ação pode ser necessário uma autorização do uso do nome da instituição ou do nome do diretor.

O que é pesquisa-ação?

A pesquisa-ação é uma forma de investigar uma ação baseada em uma autorreflexão coletiva. Essa ação deverá ser colaborativa entre pesquisadores e pesquisados.

É toda tentativa continuada, sistemática e empiricamente fundamentada de aprimorar a prática.

A pesquisa-ação possibilita ao pesquisador que ele intervenha dentro de um problema social. Dessa forma o pesquisador irá analisar e anunciar seu objetivo, para assim, mobilizar seus participantes, construindo novos saberes.

É através da pesquisa-ação que o orientador tem condições de refletir de forma crítica e analítica sobre suas ações.

Ela possui uma base criada através de uma relação estreita com uma ação, ou com a desenvoltura de um problema coletivo. Os participantes da pesquisa-ação estarão envolvidos de modo cooperativo ou de forma participativa.

Características de uma Pesquisa-Ação

A forma inicial da pesquisa-ação é de característica colaborativa, havendo negociação entre os especialistas, práticos e integrantes da pesquisa.

A utilização dessa forma de pesquisa permite às participantes condições de investigar sua própria prática de uma forma crítica e reflexiva. Na pesquisa-ação todos os envolvidos estão envolvidos na solução de problemas e estratégias que buscam soluções para os problemas.

LEIA TAMBÉM:  Credibilidade da Amostra e Conclusão da Metodologia | Passo Final

A partir dessa investigação, os professores e participantes irão desenvolver um melhor analise sobre sua pratica docente. Utilizando para isso o trabalho coletivo, que irá ser interativa entre os participantes, sendo necessária uma proximidade entre a teoria e a pratica.

Para que uma pesquisa-ação tenha efeito positivo, os envolvidos precisam ter flexibilidade na aceitação dos pontos de vista dos participantes. Desenvolvendo assim uma abertura para aceitar os resultados que venham a acontecer.

Pesquisa-ação tem como objetivo estimular a expressão individual na tomada de decisões, que deve funcionar de forma estrutural e metodológica.

No início havia uma tensão muito grande no grupo para ter o controle e autonomia do trabalho. Os especialistas, ansiosos para preservar sua autonomia, e os práticos, para validar suas ideias e teorias diante da academia.

Espiral de Reflexão e Ação dentro da Pesquisa-Ação

A pesquisa-ação é um processo que se modifica continuamente, essa modificação pode ser definida como Espirais de Reflexão e Ação. Cada espiral inclui:

  • Investigar e diagnosticar uma situação prática ou um problema que precisa ser melhorado ou resolvido;
  • Formular estratégias de ação;
  • Desenvolver essas estratégias e avaliar a sua eficiência;
  • Ampliar a compreensão dessa nova situação
  • Prosseguir os mesmos passos para uma nova situação prática.

Caso tenha ficado um pouco confuso a parte teórica desse tipo de pesquisa, vamos deixar aqui alguns exemplos para fixar melhor o que é Pesquisa-Ação.

Exemplos de Pesquisa-Ação

É pesquisa-ação sempre que é necessário resolver um problema, para isso vamos deixar alguns exemplos abaixo:

  1. Identificar quantos metros uma abelha voa longe de sua rainha. Todos envolvidos do local, tanto os proprietários do local, quanto o pesquisador vão em loco descobrir isso, anotar, observar e registrar fatos;
  2. Desenvolvimento de um APP, testes e aplicação dentro da instituição;
LEIA TAMBÉM:  Procedimento de Coleta | Metodologia 5° Passo

Recapitulando

Pesquisa-ação necessita de pesquisadores e pesquisados, que juntos irão encontrar formas de resolver determinado problema.

Esse tipo de pesquisa geralmente é aplicado em cursos como Análise de Sistemas e Sistemas da Informação.  Em alguns casos é necessário a autorização para utilizar o nome da instituição ou do diretor.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre Pesquisa-ação entre em contato conosco pelos comentários. No nosso site você vai encontrar outros tipos de pesquisa também.

Aqui no Guia da Mamografia nós falamos muito sobre outros tipos de pesquisas e tudo sobre TCC. Caso tenha outras dúvidas tente usar a lupa para encontrar outros assuntos importantes para você.

Compartilhar: