O Que é Pesquisa Ex-Post-Facto ?

Compartilhar:

Neste artigo de hoje iremos falar sobre o tipo de pesquisa ex-post-facto. Existem alguns tipos de pesquisas para ser desenvolvido em seu TCC.

Um tipo de pesquisa que é importante de ser trabalhado em seu conteúdo é o ex-post-facto. Vamos falar aqui no Guia da Mamografia sobre esse tipo de pesquisa e como aplicar em seu trabalho.

Definição Pesquisa Ex-post-Facto

Ex-post-facto é um tipo de pesquisa, do ponto de vista de seus objetivos, explicativa. Pois visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos.

A pesquisa ex-post-facto tem por objetivo investigar possíveis relações de causa e efeito entre um determinado fato identificado pelo pesquisador e um fenômeno que ocorre posteriormente. (FONSECA, 2002, p. 32).

Ex-post facto significa “a partir do fato passado”.

Essa forma de pesquisa é responsável por verificar a existência de relação com o que aconteceu depois de um fato.

Ela estuda uma variável imutável que não pode ser alterada e encontra dados para comparação com outra variável.

O que influenciou, quais as causas e consequências da mudança desse fato, e etc…

A pesquisa ex-post-facto é utilizada também quando há impossibilidade de aplicação da pesquisa experimental.

Objetivo de uma pesquisa ex-post-facto

Investigar possíveis relações de causa e efeito. Observar quais consequências existentes e procurar refazer o caminho de volta através de dados.

Características de uma pesquisa ex-post-facto

Não é possível manipular as variáveis independentes, pois elas já chegam prontas para a pesquisa. Ela lida com variáveis que tem a natureza de não serem manipuladas.

LEIA TAMBÉM:  Enfim um exemplo de Pesquisa Explicativa

Seus dados são coletados após todos os eventos de interesse já estiverem sido ocorridos.

Vantagens e Desvantagens em utilizar a pesquisa ex-post-facto

Vantagem: É útil para pesquisas que não se pode controlar as variáveis.

Desvantagem: Falta de controle sobre as variáveis independentes.

Exemplos de pesquisa ex-post-facto

A pesquisa ex-post-facto é bastante utilizada nas ciências sociais, pois permite a investigação de determinados dados econômicos e sociais. Por exemplo:

  • Uma indústria é instalada em uma cidade. Após a instalação dessa indústria você pode investigar quais alterações essa cidade teve.
  • Um Terremoto na China: Após esse terremoto como as pessoas estão vivendo. Quais foram os impactos sociais nas cidades mais pobres e como o governo está ajudando essas pessoas.
  • Troca de governo: Quais foram as mudanças nos Estados Unidos após a troca do governo.
  • Fechamento de uma rede de lojas em um estado: Qual foi a alteração da economia no estado após esse fechamento. Como está sendo controlado o desemprego após esse fato.
  • Olimpíadas no Brasil: O que mudou nas escolas de atletismo após a passagem das olimpíadas pelo pais.

Outros tipos de pesquisas

Existem outros tipos de pesquisas do ponto de vista de seus objetivos. Estes objetivos podem ser pesquisas do tipo:

  1. Pesquisa Exploratória

Tem por objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Envolve entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado.

Tem como formas principais as Pesquisas Bibliográficas e Estudos de Caso.

  1. Pesquisa Descritiva

Descreve as características de determinada população, fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Usa técnicas de coleta de dados como o questionário e observação sistemática.

LEIA TAMBÉM:  O que é Pesquisa Ação ?

Tem como forma principal a forma de Levantamento. Quando a pesquisa envolve a interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer.

  1. Pesquisa Explicativa

Identifica os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Aprofunda o conhecimento da realidade, explica a razão, o “porquê” das coisas.

Quando realizada nas ciências naturais, requer o uso do método experimental. Nas ciências sociais requer o uso do método observacional.

Tem como formas principais a Pesquisa Experimental e Pesquisa Ex-post-facto, que vimos agora.

Concluindo

No Guia da Mamografia abordamos alguns tipos de pesquisas. Se você precisa saber mais sobre um tipo de pesquisa você pode encontrar artigos específicos sobre.

 

 

Compartilhar:

Deixe seu comentário