Tabela de Frequência no TCC – Se você fez questionário então leia isto
Hoje veremos como fazer a tabulação e à codificação dos dados do seu TCC. Também veremos como fazer tabelas de frequência.
Esse é um assunto que muitas pessoas tem dúvida e sente muita dificuldade de fazer, portanto veremos como se faz na aula de hoje!!
Codificação dos dados
Para começar, você deve ter em mãos o questionário do entrevistado para começar codificação, que nada mais é do que enumerar cada resposta. Veja no exemplo abaixo:
Após realizada a codificação, o próximo passo é a tabulação dos dados. Lembrando que faço o uso das ferramentas do pacote Office (Word, Excel, etc.) em minhas aulas.
Tabulação dos dados
Na tabulação dos dados você irá pegar as respostas do primeiro entrevistado e verificar qual opção foi marcada em cada pergunta. Ao fazer isso, irá adicionar a numeração da resposta em sua tabela.
Em linhas gerais, estatística é o conjunto de métodos usados para coletar, organizar e analisar informações numéricas. (VIEIRA; WADA, 2017)
Por exemplo, caso na primeira pergunta o entrevistado tenha selecionado a alternativa 2, você colocará o número 2 em sua tabela e assim por diante. Veja o exemplo na imagem abaixo:
Após preencher toda a sua tabela, o próximo passo a se fazer é a tabela de frequência desses dados.
Tabela de frequência absoluta
Após fazer toda a tabulação dos seus dados, você deverá fazer a tabela de frequência deles, para verificar a quantidade de respostas que foram obtidas através dos questionários.
O primeiro passo para fazer a tabela de frequência é enumerar de 1 a 15 em seu Excel.
Após isso, você utilizara o comando =CONT.SE() no Excel e selecionará o intervalo de toda a sua tabela. Depois, o Excel irá perguntar qual o critério desejado, você deverá selecionar o número 1 e arrastar para baixo.
Ao fazer isso o Excel completará o resto automaticamente para você e te dará a quantidade de cada uma das respostas.
Esse resultado será o resultado absoluto de respostas, por isso, chamaremos de frequência absoluta.
Tabela de frequência relativa
Agora iremos fazer a frequência relativa dos dados, que nada mais é do que o porcentual da quantidade de respostas obtidas.
Para fazer isso, basta você digitar o seguinte comando =VALOR DA PRIMEIRA LINHA / PELO TOTAL.
Ao fazer isso, o Excel te dará um valor em decimal que você deverá converter em porcentual.
Para converter, vá na guia número na parte superior do Excel e selecione o símbolo de porcentagem lá disponível.
Assim, o valor que estava em decimal se transformará num valor em porcentagem.
Além disso, após terminar tudo, puxe para baixo a partir do primeiro valor para completar o resto da sua tabela e ela estará pronta.
Tabela de frequência acumulada
A tabela acumulada dos dados é basicamente a soma de um valor com o seu anterior. Para fazer isso no Excel, basta somar o valor de uma célula com o valor da célula anterior a ela. Fazendo isso, terá uma tabela com os valores acumulados dos dados, como no exemplo abaixo:
Tabela de frequência relativa acumulada
Para fazer a tabela de frequência relativa acumulada, basta repetir o processo feito na tabela relativa, porém, utilizado a tabela de frequência acumulada como referência. Ao fazer isso, você terá o valor acumulado representado em porcentagem.
Concluindo
Portanto, se seguir todos os passos citados acima, no final, terá uma tabela como essa abaixo:
O que achou da aula de hoje? Gostou? Vimos só hoje como fazer 4 tipos de tabelas diferentes, além da tabulação e codificação dos dados.