TCC TENDENCIOSO – Como aplicar a Neutralidade Axiológica?

Compartilhar:

Geralmente quando se pesquisa algo, podemos ficar tão envolvidos que desejaremos dar uma opinião pessoal sobre o assunto. É natural que queiramos partilhar de alguma forma nossos valores e preferências. portanto talvez surja a seguinte pergunta.

Teria algum problema expor minhas preferências pessoais e meus valores nos resultados de meu TCC?

Cuidado para não escrever um TCC tendencioso

Um aluno certa vez escreveu sua tese sobre sistemas operacionais, e começou a dissertar sobre o programa BR-Office. Em suas anotações deixava claro sua predileção pelo programa, e não deixou de criticar duramente o Office da Microsoft.

Por sorte, com o auxílio de seu orientador, revisou todos seus resultados. Ainda assim passou com nota sete, o que não era o melhor resultado que esperava! acima de tudo tenha passado, não deixou de ficar um pouco frustrado com sua nota.

Bom parece que um TCC tendencioso pode ser uma verdadeira armadilha!

Na verdade, espera-se que o aluno respeite uma regra simples – A neutralidade axiológica.

O que é neutralidade axiológica

Para entendermos bem esse conceito, precisamos primeiro saber o que é axiologia. Esta palavra de origem grega significa “estudo dos valores”. Logo, neutralidade axiológica quer dizer que o escritor de uma monografia precisa ser neutro com respeito aos seus valores pessoais.

É neste sentido que Max Weber e vários outros cientistas sociais usam “neu­tralidade axiológica”, que quer dizer “neutralidade de valores ou valorativa”. (VIANA, 2007)

Embora você possa usar suas próprias palavras na formulação do referencial teórico, isso não é permitido no resultado da pesquisa.

LEIA TAMBÉM:  Tipos de Argumentação TCC - Dados Estatísticos

Um TCC ou monografia tem um cunho de reflexão. Isso significa que terá de descrever e analisar as descobertas que for percebendo em sua pesquisa. O mesmo se aplica a uma dissertação embora este envolva criticar os pontos do estudo. Já numa tese de mestrado, você terá de defender um valor em seus resultados. Ainda assim é importante verificar como sua banca interpretará esses pontos.

Qualquer que seja o caso, é de suma importância manter a neutralidade axiológica em seu TCC ou monografia. Isso evitará que seu estudo seja interpretado como tendencioso e venha a ser reprovado ou tenha uma nota muito baixa.

Concluindo

É difícil resistir à tentação de opinar sobre aquilo que pesquisamos, principalmente quando o assunto é de nosso interesse. Portanto se queremos ter uma boa nota e passar com louvor ao apresentar um TCC, é preciso se controlar.

Aproveite para tirar suas dúvidas com o suporte técnico do Monografis. Tem um professor habilitado esperando por você para te ajudar no que for preciso.

Referências

VIANA, N. Os valores na sociedade moderna. Brasília: Thesaurus, 2007. 101 p.

Fonte da Citação:

https://books.google.com.br/books?id=RFFqQ_sK6wQC&pg=PA30&dq=Neutralidade+Axiol%C3%B3gica&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwi-4vWdmtjlAhW9IbkGHeLbBx0Q6AEITzAF#v=onepage&q=Neutralidade%20Axiol%C3%B3gica&f=false

Summary
TCC TENDENCIOSO - Como aplicar a Neutralidade Axiológica?
Article Name
TCC TENDENCIOSO - Como aplicar a Neutralidade Axiológica?
Description
Aprenda como produzir um TCC neutro a partir do método da Neutralidade Axiológica e não corra o risco de escrever um TCC tendencioso.
Author
Publisher Name
Guia da Monografia
Publisher Logo
Compartilhar:

Deixe seu comentário