Os Objetivos ESPECÍFICOS são Capítulos do TCC ?

Compartilhar:

Existe uma dúvida sobre objetivos específicos que muito aluno tem sobre, que é: Os objetivos específicos são os capítulos do meu TCC?

Antes de responder essa questão eu gostaria de voltar ao tema dos objetivos gerais e objetivos específicos. No Guia da Monografia temos um vídeo falando sobre objetivos específicos que você pode conferir aqui.

Primeiro vamos rever o que é objetivo geral.

Objetivo Geral

O objetivo Geral é aquele que traz a ideia principal do seu estudo. É ele que deve representar o propósito de seu TCC.

O importante é sempre deixar o tema o mais claro possível. Para escrever o objetivo geral você deve iniciar sempre com verbos no infinitivo, como por exemplo:

  • Analisar;
  • Classificar;
  • Categorizar;
  • Comparar

Ao obter um objetivo geral, deverá ser definido os objetivos específicos. Esses objetivos irão complementar o objetivo geral.

O que são objetivos específicos?

Dentro do seu TCC você terá um objetivo principal. Para alcançar esse objetivo principal você deverá criar objetivos específicos que complementem o objetivo geral.

É importante cuidar que cada objetivo específico reforce o objetivo principal. Assim, seu trabalho terá uma coesão muito maior, causando uma nota alta.

Definição de objetivo específico:

Os objetivos específicos definem os diferentes pontos a serem abordados, visando confirmar as hipóteses e concretizar o objetivo geral. Em suma, são as ações que serão desenvolvidas a fim de que se alcance o objetivo geral.

Cada objetivo específico é um verbo que deverá informar e complementar alguma parte do objetivo principal. Como por Exemplo:

  • Analisar
  • Identificar
  • Verificar
  • Comparar
LEIA TAMBÉM:  E-Book Como Fazer um TCC 23x Mais Rápido | Baixe Agora!

Um objetivo específico se relaciona diretamente com o objetivo geral, identificando o processo e servindo como um guia do conteúdo.

Ao encontrar as ações para cada objetivo específico você irá começar a trabalhar na estrutura do seu TCC.

Um TCC é dividido em Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. É dentro do desenvolvimento que você precisa informar o Referencial Teórico, a Metodologia e a Pesquisa.

Vale lembrar algumas informações sobre Referencial Teórico caso você tenha esquecido.

Referencial Teórico

Referencial Teórico é o resumo das discussões feitas por outros autores sobre um determinado assunto. Serve como um embasamento para o desenvolvimento do tema em especifico.

Para fazer um referencial teórico é necessário consultar referências bibliográficas que são condizentes com a área de estudo trabalhada. Deve verificar as pesquisas feitas por alguns autores sobre a temática escolhida a ser desenvolvida.

Um dos principais objetivos é criar um plano de sustentação argumentativo sobre o tema a ser abordado. Dando embasamento e também servir para comparar os resultados obtidos a partir do trabalho em desenvolvimento.

É importante também escrever os resultados das pesquisas encontradas previamente e indicar os responsáveis pelas análises.

Capítulos e subcapítulos de um objetivo especifico

Se por exemplo o seu trabalho contém 5 objetivos específicos, você pode dividir seus objetivos em: 3 objetivos específicos para o referencial teórico e 2 objetivos específicos para a pesquisa.

Agora voltando a pergunta anterior, os objetivos específicos podem ser os capítulos do TCC?

Não existe nenhuma regra que defina que cada objetivo específico tenha, ou não, que ser um capitulo.

Entenda que o objetivo geral é a ideia principal do seu TCC. Você deve usar os objetivos específicos como degraus para alcançar esse objetivo principal.

Uma forma de alcançar isso é a utilização dos capítulos, que são o corpo de seu trabalho. Por isso não está errado utilizar os objetivos específicos como capítulos para seu TCC.

LEIA TAMBÉM:  Como Funciona o Método Científico do TCC - Hipotético-Dedutivo‍

Voltando no exemplo acima, se você tem 5 objetivos específicos, 3 deles estarão dentro do referencial teórico.

Você pode também dividir um objetivo especifico em subcapítulos, caso esse objetivo seja muito amplo e necessite de outros objetivos.

Concluindo

Embora possa parecer complicado, seguindo esse modelo de corpo do TCC você conseguirá estruturar seus objetivos específicos mais facilmente.

Lembre-se de caso necessário aplicar títulos e subtítulos para cada objetivo especifico, se necessário.

Compartilhar: