Resumo TCC – Como fazer?

Compartilhar:

Resumo do TCC é um dos elementos mais importantes a serem feitas no seu trabalho, nele você irá fazer um resumo com palavras-chave do assunto que será discorrido durante o desenvolvimento do trabalho. Muitas pessoas tem dúvidas sobre como é feito o resumo, portanto, vou mostrar uma forma eficiente de fazer para vocês.

Resumo TCC

Temos aqui este resumo que irei utilizar como exemplo durante o decorrer do artigo. Não se prenda ao tema do resumo, este artigo serve para qualquer área de atuação.

O resumo do TCC, além de item obrigatório conforme citam as regras da ABNT, é elemento de suma importância no projeto. Ele é uma verdadeira síntese de todo o trabalho, devendo abordar o tema, a hipótese, a metodologia utilizada e tudo mais que o acadêmico considere relevante. (VARGAS, 2018).

Resumo utilizado para exemplo.
Resumo utilizado para exemplo.

Vou utilizar o Monografis, nossa plataforma de orientação para auxiliar na confecção do resumo, caso queira conhecer melhor o Monografis, clique no link e será redirecionado para um artigo específico sobre a nossa ferramenta.

Já no Monografis, iremos clicar no assistente de blocos:

Assistente de blocos Monografis
Assistente de blocos Monografis

O Monografis funciona por blocos, portanto, cada bloco desse na esquerda é um parágrafo ou dois que você precisa colocar dentro do resumo.

Blocos Monografis
Blocos Monografis

Dentro de cada bloco, temos as instruções do que deve conter um resumo, a esquerda temos uma breve explicação do que tem que se fazer no resumo.

Instruções do bloco
Instruções do bloco

E descendo, temos mais algumas ferramentas. Temos as opções de anotações e referências que é opcional.

Ferramentas extras Monografis
Ferramentas extras Monografis

Terminando, você clicará em avançar e repetirá o processo em todos os blocos seguintes até o último. Ao concluir o último bloco, você clicará na opção de exportar para Word e o seu trabalho irá para o seu Word já formatado nas normas ABNT.

LEIA TAMBÉM:  Quando usar SUBCAPÍTULOS no TCC

Resumo TCC – minimo de palavras

Segundo a norma ABNT 6028 no item 3.3.5, trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) necessitam entre 150 a 500 palavras.

Norma ABNT 6028
Norma ABNT 6028

Mas professor, como vou saber quantas palavras meu resumo tem? Basta selecionar o seu resumo inteiro como na imagem abaixo:

Resumo selecionado
Resumo selecionado

Após ter ele todo selecionado, olhe para o canto inferior esquerdo da sua tela e lá terá a quantidade de palavras do seu resumo, observe na imagem a baixo um exemplo:

Quantidade de palavras
Quantidade de palavras

Como escolher as melhores palavras-chave do Resumo TCC

Para finalizar, aqui vai uma dica de como escolher as melhores palavras-chave para o seu trabalho. Evite palavras muito genéricas, como assim? Por exemplo, se seu curso é da área de engenharia, especifique na palavra-chave qual tipo de engenharia que é.

Evite palavras soltas e abstratas que podem significar muita coisa, busque aprimorar as palavras-chave pensando que é por elas que as pessoas vão achar o seu trabalho, portanto pense que se você fosse fazer uma busca sobre o seu tema, qual palavra escolheria?

Concluindo

Você viu como funciona uma parte do Monografis para resumos, viu também quantas palavras a norma ABNT 6028 especifica para resumos do TCC e ainda viu uma dica excelente para escolher da melhor forma a suas palavras-chave.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

VARGAS, Luciana. TCC sem Mistério:: Manual Prático da Monografia. 1. ed. Florianópolis – SC: Simplissimo Livros Ltda, 24 mar. 2018. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=cXtgDwAAQBAJ. Acesso em: 23 nov. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário

Secured By miniOrange