Como Citar Uma NORMA TÉCNICA ABNT?⚖️

Compartilhar:

Para alguns que estão desenvolvendo uma tese, dissertação ou monografia, é possível que seja necessário o uso de citações de normas técnicas, seja devido à alguma especificação contida nela ou devido a pesquisa realizada em cima da norma. Mas como citar uma norma técnica da maneira correta, fazendo a referência correta a ela?

Como por exemplo, para aqueles que fazem algum trabalho onde se vê a necessidade de citar a norma técnica 9050. Onde fora estipulado em seu escopo que a construção, adaptação e instalação de edificações a condições de acessibilidade.  (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2015)

NBR 6023:2002 – 8.1.2 Autor entidade
As obras de responsabilidade de entidade (órgãos governamentais, empresas, associações, congressos, seminários etc.)
têm entrada, de modo geral, pelo seu próprio nome, por extenso.

Exemplo: instituições como Endeavor, sebrae, IBGE, ABNT etc.

Tenha já Acesso a Materiais Exclusivos para sua Formação: Clique aqui e faça o Download dos e-Books e Infográficos do Guia da Monografia.

Como citar uma NORMA TÉCNICA

Para começar poder fazer qualquer um dos tipos de citação é necessário que o autor da tese, monografia ou dissertação faça o cadastro dos dados das suas fontes bibliográficas no programa de textos.

Como o mais comum a ser utilizado é o Word, nele você entrara com esses dados na aba referências. Nela você terá a ferramenta de gerenciamento de fontes bibliográficas onde você terá as abas de nome de autor, o titulo, a cidade, o ano de publicação e a quantidade de páginas.

Apesar de ser um acordo de métodos a partir de um estudo, você pode colocar como autor da norma à ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.

Para o título da norma é recomendável que você siga a orientação de: NBR número da norma: Primeiro título da norma: Segundo título da norma. Assim, nas referências bibliográficas toda a informação estará amostra.

O ano corresponde à data de publicação da norma e a cidade deve ser marcada como Rio de Janeiro. Sede da ABNT.

Mais de uma norma a ser usada

Você ainda pode acabar precisando citar mais de uma norma para sustentar o argumento de sua tese. Com esses tipos de citação você repetirá o processo de cadastramento de normas, alterando os títulos para cada norma, mantendo o autor.

Como no exemplo da norma 6023 que diz, “6.1 Os elementos essenciais e complementares da referência devem ser apresentados em sequência padronizada” (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002, p. 3)

Assim você conseguirá manter ordem nas referências das suas citações de livros e normas.

Além de usar o sistema de citações, você também pode parafrasear uma norma transcrevendo-a com suas ideias em suas próprias palavras.

Assim, na norma 6029 temos o estabelecimento dos princípios que compõem a apresentação e elementos de constituição de folhetos e livros. (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2006)

Seguindo essas orientações, junto as exigências da NBR 6023, seu trabalho acadêmico não correrá o risco de ser recusado, por não respeitar a norma que rege o método de referências bibliográficas e não terá problemas autorais, como o plágio.

Referência bibliográfica

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação: Referências. Rio de Janeiro, p. 24. 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6029: Informação e documentação: Livros e folhetos. Rio de Janeiro, p. 162. 2006.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, p. 162. 2015.

Recapitulando

  • No Word vá em Referências >> Gerenciar Fontes Bibliográficas >> Nova…
  • Escolha o tipo de Fonte Bibliográfica como: Relatório
  • Preencha assim:
  • Autor >> Sobrenome: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS
  • Titulo e Subtitulo: TITULO: SUBTITULO >> NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • Ano >> ano da NORMA: 2002

RESULTADO:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos. Rio de Janeiro. 2002.

CITAÇÃO: Conforme NBR 10520 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002, p. 11) podemos observar…


Normas ABNT para TCC – Instalar Estilo de Bibliografia no Word
https://youtu.be/phaXyfPzTQM

NORMAS ABNT – FORMATAÇÃO ABNT NO WORD
https://youtu.be/jShDQCQ5hrA

NORMAS ABNT – COMO USAR ESTILOS DO WORD NO PROJETO TCC
https://youtu.be/dMUYAHOhblk

Normas ABNT para TCC – Como Importar Estilos do Word
https://youtu.be/M-SbMrSLsu0

Compartilhar: