Apresentação de TCC – Slides e Postura

Compartilhar:

Um dos momentos mais cruciais no desenvolvimento de sua monografia é a hora de realizar a apresentação. Hoje iremos abordar sobre os slides e postura diante a banca. É fundamental que você observe com cuidado todos os detalhes de sua apresentação, para evitar críticas e problemas com a banca.

Dentro dos muitos detalhes que compõem uma boa apresentação, é fundamental que o aluno considere os slides e postura. Esses dois fatores fazem parte dos que mais chamarão a atenção da banca, então vale à pena tomar cuidado.

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA BAIXAR NOSSOS MODELOS DE APRESENTAÇÃO.

Como se atentar aos slides e postura

Uma das formas mais contra intuitivas que apresentam resultado na hora de estruturar os slides é primeiramente fazer a apresentação seguindo apenas o roteiro. Sobre esse roteiro nós ja abordamos como você pode faze-lo, você pode encontrar o link do artigo abaixo.

Para ter esse roteiro em mente, você pode gravar a sua voz ou apenas considerar o que disse. Mas monte os seus slides com base no que gravou, e não o contrário como todo mundo faz. Assim os Slides se moldará a você e não você aos slides.

Preparar um roteiro escrito é essencial para ordenar a exposição e garantir que nada de importante seja esquecido, além disso dá segurança ao orador, que deve recorrer a ele apenas para orientar-se. É uma especie de resumo do discurso em que o orador escreve algumas informações que lhe serão uteis na hora da apresentação (BALTAR, 2014)

Para evitar o excesso de leitura, a sobrecarga de informação do espectador e a desorganização, o ideal é que os slides sejam sucintos.

Trabalhe apenas com dados que constam em seu trabalho, assim como imagens e gráficos.

Por fim, busque também numerar os slides para facilitar o momento de avaliação da bancada. Quando a apresentação for aberta a comentários, o professor poderá facilmente identificar o slide que quer discutir, e, assim, poderá discutir a respeito.

Sua Postura na hora da Apresentação

Tão importante quanto a apresentação de slides é a postura do aluno no momento da apresentação. Gesticulação extrema, tiques nervosos, andar demais de um lado para outro são fatores que denunciam o nervosismo e prejudicam a oratória.

Também é importante ter em mente que, devido à natureza do evento, o vestuário é obrigatoriamente formal.

Não há credibilidade, por exemplo, em um estudante de medicina apresentando uma tese extremamente relevante à área usando bermudas.

Uma vestimenta inadequada e uma postura muito ruim prejudicam a nota de apresentação do aluno por si. No entanto, isso também pode ser prejudicial para o nervosismo, deixando-o propenso a brancos na apresentação, o que o deixa ainda mais nervoso.

Uma maneira de praticar uma boa postura: mantenha os pés alinhados, cotovelos próximos da costela e mãos se tocando. Você pode gesticular, mas não excessivamente, e não mova os pés, balance ou ande em excesso. Se sair de seu lugar, lembre-se de voltar para o ponto original. Foque sua atenção em um espectador que está prestando atenção.

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA BAIXAR NOSSOS MODELOS DE APRESENTAÇÃO.

Conclusão

Se atentar aos slides e postura na hora de sua apresentação não é apenas uma maneira eficiente de garantir boa nota nessa categoria. Isso também te ajuda a se sentir calmo e confiante no momento de falar para a banca e os presentes sobre seu trabalho.

  • Treinar sua apresentação com base em um roteiro.
  • Gravar o áudio de seu treino.
  • Fazer os slides com base no áudio gravado.
  • Treinar para apresentação com apenas 2 pontos de fixação para os pés, de modo a ir para um ou outro apenas.
  • Manter postura aberta para evitar tiques nervosos.

Construir confiança com base em guias consisos em formas de slides e postura adequada é uma maneira eficiente de apresentar. A banca é extremamente criteriosa com os slides e postura do aluno, afinal de contas.

Bibliografia

BALTAR, M. Rádio Escolar: Uma experiência de letramento midiático. São Paulo: Cortez Editora, 2014.

Compartilhar: