Como Evitar o BRANCO na Apresentação do TCC 👩‍🏫

Compartilhar:

Você quer saber como evitar o branco na hora da apresentação do TCC? Aprenda agora um simples truque meio estranho que vai ser uma válvula de escape se você tiver um branco na hora de apresentar o TCC.

Neste artigo vamos abordar um truque simples para você guardar na manga na hora da representação do TCC. Tenha certeza que ninguém foge do branco na hora da apresentação, por essa razão, esteja o mais preparado possível.

APRESENTAÇÃO DO TCC É OBRIGATÓRIO?

Mesmo a apresentação do TCC não sendo obrigatória pelo Ministério da Educação, as instituições ainda tem a liberdade de aplicar as avaliações necessárias antes de entregar o canudo. Por essa razão a apresentação do TCC continua fazendo parte da cultura das melhores instituições.

A partir de 2002, com as Resoluções CNE/CSN das Diretrizes Nacionais para os cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, o acadêmico deverá apresentar para a obtenção do diploma, obrigatoriamente, no último período do curso um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). (FERRARI, 2015, grifo nosso).

Devido às resoluções emitidas pelo MEC, no parecer CNE/CES 67, foi revogado a obrigatoriedade sobre a apresentação do TCC. Porém, isso foi uma medida apenas para adequar as particularidades de cada curso. Neste sentido, a instituição, por exemplo, tem o total poder para ainda exigir a apresentação do TCC.

O que importa, portanto, é se preparar bem para a tão temida hora da apresentação. Conforme explicado acima, não tem outra saída sem muito esforço. Essa, porém, é uma tarefa que demanda muito treinamento para chegar com um roteiro na ponta da língua.

Como Evitar o BRANCO na Apresentação do TCC

Pode-se dizer que praticamente todo tipo de pessoa vai esquecer algo na hora da apresentação. Neste contexto, fica claro que o ensaio será seu companheiro por um longo período. Afinal, você não quer ser bombardeado pela banca diante dos familiares e amigos.

O truque aqui é bem simples, por exemplo, você chega na hora da apresentação e quando tenta lembrar o que precisa, simplesmente da um branco total. Isso pode ser contornado se você usar esse truque simples que a maioria das pessoas acostumadas com isso usam.

Tudo que você tem que fazer é transformar sua metodologia em uma história. Era assim que os primórdios da humanidade se comunicavam de forma eficaz, assista ao filme, Os Croods que foi lançado em 2013, lá tudo isso é abordado de forma fácil.

Uma metodologia é um estudo de caso, qualitativa, descritiva não representa nada para seu cérebro e para realizar a decoreba vai ser difícil. Mas por outro lado, uma história disso faz todo sentido.

Fiz meu TCC como estudo de caso, pois fui à empresa aplicar um questionário de perguntas abertas (qualitativa), onde precisei analisar e obter os resultados (descritiva).

Veja como é mais fácil lembrar a história por trás do conteúdo do que tentar decorar palavras que não fazem sentido nenhum. Por essa razão, transformar sua metodologia em uma história é uma carta na manda na hora de apresentar o TCC.

Recapitulando

É preciso ressaltar o quanto história é importante para a comunicação humana. Infelizmente, esse é um assunto para outro dia. Por final, usar esse truque na hora da apresentação do TCC já salvou inúmeros alunos e pode salvar você. Ora que sua apresentação do TCC conta muita na sua nota para passar.

Sobretudo, se a real motivação para apresentar o TCC, for receber elogios e for aplaudido de pé, de certo modo, então cada truque conta como um trunfo. Ora, essas consequências mostram que essa etapa da vida acadêmica conta muito na vida profissional do formando, afinal, todos quem tirar 10.

REFERÊNCIAS

FERRARI, M. A. M. C. Manual de Elaboração e Normalização de TCC. 1ª. ed. São Paulo – SP: Seven System, 2015.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portal MEC. Conselho Nacional de Educação, 2017. Disponivel em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0067.pdf>. Acesso em: 25/08/2017 Agosto 2017.

Compartilhar: