Técnica Infalível para Nunca Plagiar 🔰

Compartilhar:

Se tem uma situação que pode descreditar completamente um acadêmico, é o plágio de conteúdo. Muitos alunos têm ciência desse fato, e, por isso, são muito temerosos quanto às normas técnicas e citações, e podem até mesmo evitá-las. Neste artigo veremos técnica infalível para nunca plagiar.

É importante saber, no entanto, que evitar citações é um dos maiores erros cometidos por quem quer fugir de problemas com plágio. A seguir, vamos falar um pouco sobre o que é de fato o plágio, e como nunca mais cometê-lo, mesmo que acidentalmente.

Técnica Infalível para Nunca Plagiar

Caracteriza-se como plágio, de maneira simplificada, o ato de utilizar o conteúdo intelectual de outra autoria sem citar a fonte. Ou seja, se a propriedade intelectual utilizada em sua argumentação não é sua originalmente e não foi citada, é plágio.

É claro que as referências não podem ser colocadas de maneira qualquer na monografia para isentar o aluno da acusação de plágio. Todas as referências bibliográficas devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, e é fundamental que se consulte sua ficha catalográfica. (LAKATOS; MARCONI, 2003).

Pode parecer errado partir do pressuposto de que nada técnico escrito no trabalho é originalmente seu. Esse é o problema da maioria dos alunos. A verdade, é que um TCC é uma argumentação que deve ser feita com base em seus estudos, e não a criação de uma teoria nova. Conforme explicado acima.

Como Estruturar Argumentos sem Plagiar

Ou seja, é normal que grande parte do aspecto técnico do seu trabalho seja, de fato, atribuída a outros pesquisadores. E deva ser citado. O que é de fato de autoria sua é a compilação desses estudos para desenvolver a defesa de um argumento.

A melhor técnica infalível para nunca plagiar, por exemplo, é estruturar seus argumentos com tópicos frasais. Assim que você introduzir uma nova afirmação à sua argumentação, é fundamental que você a baseie com uma citação.

Feito isso, é impossível que você cometa qualquer instância de plágio no decorrer de sua monografia. Se eu fizer, por exemplo, uma afirmação sobre anestesias que não é minha. Mas citar um médico, acabo de justificar de onde tirei a argumentação.

Sustentar as afirmações com citações é a melhor forma de dizer de onde você está tirando os dados e dar a autoria adequada a uma afirmação. Em oposto a isso, reescrever trechos do livro ou resumir ideias de outros autores com suas próprias palavras sem citar se caracteriza como plágio.

Veja Como Fazer Citações no TCC.

 Recapitulando

Mesmo que você queira utilizar suas próprias palavras para descrever um conceito. É importante entender que a ideia não é sua. Apesar, é claro, das palavras serem, isso se caracteriza como uma citação indireta. Essa Técnica Infalível para Nunca Plagiar funciona desse jeito.

A técnica infalível para nunca plagiar é sempre sustentar seus argumentos com citações e referencial teórico do autor que você tem como base. Sempre que uma ideia não for sua, acrescente uma citação direta ou indireta do autor, e você não cometerá plágio!

Compartilhar: