Como Transcrever Entrevista Automaticamente

Compartilhar:

Revelado algo impressionante nesse artigo sobre como transcrever entrevista. Ferramenta para Transcrever Entrevista Automaticamente que ninguém fala.

MATERIAIS:

  1. VÍDEO 1 – INSTRUÇÕES DA PREMIAÇÃO E INFORMAÇÕES DA SERIE
  2. SITE PARA BAIXAR O VOICEMEETER
  3. SITE PARA FAZER A TRANSCRIÇÃO DE ENTREVISTA

Como transcrever uma entrevista no TCC:

  • Comprar um gravador ou usar o gravador do seu celular;
  • Ter a entrevista já preparada escrita;
  • Enviar com antecedência as perguntas para seu entrevistado;
  • Gravar toda a entrevista com o gravador;
  • Descarregar os áudios da gravação no seu PC;
  • Instalar um software para transcrição, recomendamos o VB-Audio VoiceMeeter;
  • Configurar o software de transcrição
  • Transcrever Entrevista por áudio e guardar;
  • Conferir a transcrição escrita com o áudio original;
  • Corrigir as diferenças da transcrição;

Acima podemos perceber os passos necessários para realizar a transcrição corretamente. Ainda nesse artigo veremos exemplo de transcrição de áudio.

O que é entrevista ?

Podemos conceituar a entrevista como sendo a obtenção de informação de um entrevistado sobre um problema específico. Então, é preciso assumir que existe uma diferença entre entrevista e questionário. Tal hipótese é particularmente forte, mas vê-se que a entrevista só pode ser realizada face a face enquanto o questionário não necessariamente.

Ambos constituem técnicas de levantamento de dados primários e dão grande importância à descrição verbal de informantes. Os dois apresentam vantagens e desvantagens que o pesquisador deve levar em conta no momento em que estiver escolhendo a técnica a ser aplicada no seu projeto em particular. (PRODANOV e FREITAS, 2013, p. 105).

Ora, em tese, há tipos de entrevista, sendo padronizada ou estruturada. Nesse caso, o entrevistador segue um roteiro preestabelecido. A Não padronizada é onde o entrevistador pode aprofundar se achar necessidade. Também o tipo painel, nesse caso são feitas as mesmas perguntas para várias pessoas no objetivo de encontrar variações.

LEIA TAMBÉM:  Enfim um exemplo de Pesquisa Explicativa

Leia Também:

Mostra-se importante ressaltar que antes de entrevistar faça um pré-teste com uma amostra de entrevistados. Já que no momento em que lidamos com pessoas podemos perder todo o conteúdo por conta de um erro, vê-se que saber escolher os entrevistados também é importante. De certo modo o melhor a se fazer é um plano da entrevista e aplicar.

Programa para transcrever entrevista automaticamente

Acesse o google e procure por voicemeeter e clique no primeiro resultado que aparecer. Na pagina do software, role a pagina até o final na parte download. Clique no botão para baixar e instalar em seu computador, mas lembre-se de reiniciar o PC, senão não funcionará.

Fonte: voicemeeter (2017)

Para configurar para a transcrição será necessário definir o dispositivo de reprodução e gravação do PC para o voicemeeter. Para isso, por exemplo, clique com botão direito na bandeja de opções do windows no ícone de som. Escolha a opção dispositivo de reprodução para abrir as configurações.

Fonte: Guia Monografia (2017)

Após a configuração do dispositivo de reprodução e gravação, então basta acessar o site de transcrição. Existem alguns por aí na internet, já testamos muitos e recomendamos esse aqui: https://dictation.io.

Na ilustração abaixo veja que no item 1 você define a língua que vai transcrever entrevista, o segundo passo serve para limpar o que tiver escrito e o 3 inicia. Depois de ter dado play e feito a transcrição, no passo 4 você pode copiar o texto para a memória e o 5 pode salvar no PC.

Fonte: dictation.io (2017)

Os resultados mostram que com poucos e simples passos é possível transcrever entrevista longas. Por isso, fica evidente que essa ferramenta deve ser a companheira do entrevistador.

LEIA TAMBÉM:  Classificação Conceito da Forma e Forma Escolhida | Metodologia 4° Passo

Recapitulando

Vimos nesse artigo:

  • O que é entrevista;
  • Diferença entre entrevista e questionário;
  • Como transcrever entrevista no TCC;
  • Exemplo de transcrição de áudio;
  • Sugestão de software para transcrição de entrevistas;
  • Transcrição de entrevistas;
  • Como gravar e transcrever entrevista;

Conforme explicado acima o que importa, portanto, é saber gravar e transcrever entrevista de forma automática. Essa, porém, é uma tarefa que exige conhecimento das melhores ferramentas.

REFERÊNCIAS:

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. D. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª. ed. Novo Hamburgo: Universiade Freevale, 2013.

Compartilhar: