O que é Pesquisa de Campo ?

Compartilhar:

Erro fatal, artigo mostra como evitar a confusão entre pesquisa de campo e estudo de caso. Saiba de forma definitiva o que é pesquisa de campo e como diferenciar do estudo de caso.

Como fazer pesquisa de campo para TCC

  • Faça uma pesquisa bibliográfica para embasar o tema.
  • Defina qual a técnica de coleta que em sua maioria são: Observação, Entrevista e Questionário.
  • Definir o grupo que deseja estudar.
  • Seu objetivo é entender a diferença entre um indivíduo e outro.

O QUE É PESQUISA DE CAMPO ?

O estudo de campo estuda um grupo de pessoas com a intenção de ressaltar a interação entre elas. Em muitos casos se confunde com pesquisa do tipo levantamento, porém o estudo de campo não foca em dados estatísticos. Usa-se mais observação do que questionamentos.

O estudo de campo estuda um único grupo ou comunidade em termos de sua estrutura social, ou seja, ressaltando a interação de seus componentes. Assim, o estudo de campo tende a utilizar muito mais técnicas de observação do que de interrogação. Procuram muito mais o aprofundamento das questões propostas.(GIL, 2008).

Conforme explicado acima, é preciso aliás, entender a diferença entre estudo de campo e estudo de caso. Mas há um fato que se sobrepõe já que no estudo de caso o foco é sempre um problema. Mesmo assim, não parece haver razão para que os alunos confundam.

O que importa, portanto, é entender a distinção entre ambos. Essa, porém, é uma tarefa complexa já que são tão semelhantes. Vê-se, pois, que ,por exemplo, quando se identifica um problema e se necessita estudá-lo de forma exaustiva é estudo de caso e não estudo de campo.

EXEMPLO DE PESQUISA DE CAMPO

Atribui-se ao estudo de campo a tarefa de expor situações da vida real com certa razão. Já que serve para descrever situações da realidade onde está sendo feita a pesquisa. Por isso debate-se a confusão entre o tipo de dados levantamento.

LEIA TAMBÉM:  Credibilidade da Amostra e Conclusão da Metodologia | Passo Final

Leia Também:

Vamos supor, por exemplo, se você quer estudar um grupo de pessoas e entender aspectos internos entre elas, então é estudo de campo.

Tem-se um problema a ser estudado e vai usar um ou vários objetos de estudo para testar uma possível solução. Adicionando a possibilidade de eliminar hipóteses improváveis do que pode causar o problema, então essa pesquisa é estudo de caso.

Já o levantamento pretende estudar aspectos estatísticos sobre a população. Algo do tipo sexo, idade, estado civil, escolaridade,renda etc.

Levantamento vai focar nos termos característicos da população, já o estudo de caso gira em torno de um problema. O estudo de campo foca em entender as diferenças entre os indivíduos do grupo.

Recapitulando

Vimos nesse artigo:

  • O que é estudo de campo.
  • O que é estudo levantamento.
  • O que é estudo de caso.
  • Quais as diferenças em relação ao estudo de campo.
  • Como fazer um estudo de campo.

Esses dados revelam muito mais do que pode vir a ser um estudo de campo. Ao realizar uma pesquisa nesse sentido, você precisará de ferramentas, por isso faça logo sua lista.

REFERENCIAS

GIL, A. C. Método e técnicas de pesquisa social. 6ª. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2008.

Summary
O que é Pesquisa de Campo ?
Title
O que é Pesquisa de Campo ?
Description

Erro fatal, artigo mostra como evitar a confusão entre pesquisa de campo e estudo de caso. Saiba de forma definitiva o que é pesquisa de campo e como diferenciar do estudo de caso.

Compartilhar: