Forma de Abordagem Pesquisa Qualitativa

Compartilhar:

Truque inusitado, leia artigo e entenda como identificar se seu TCC tem a forma de abordagem Qualitativa. Esse simples truque inusitado abrange 100% dos TCC.

MATERIAIS:

  1. VÍDEO 1 – INSTRUÇÕES DA PREMIAÇÃO E INFORMAÇÕES DA SERIE
  2. DOWNLOAD: INFOGRÁFICO TIPOS DE METODOLOGIAS

Qual a diferença entre Pesquisa quantitativa e pesquisa Abordagem qualitativa?

  • Na pesquisa qualitativa você é a ferramenta de análise.
  • Você interpreta os dados.
  • Os questionários têm predominância nas perguntas abertas.
  • As perguntas abertas exigem análise qualitativa, pois dependem da interpretação do pesquisador.
  • Na pesquisa quantitativa são usadas ferramentas estatísticas.
  • Na abordagem quantitativa os questionários em sua maioria são perguntas fechadas.

Como Fazer uma Pesquisa Qualitativa

Toda a análise que depende do pesquisador como ferramenta de interpretação é qualitativa. No TCC não é diferente, já que sua abordagem difere de acordo com a análise. A abordagem qualitativa difere da quantitativa nesse ponto.

A análise dos dados nas pesquisas experimentais e nos levantamentos é essencialmente quantitativa. O mesmo não ocorre, no entanto, com as pesquisas definidas como estudos de campo, estudos de caso, pesquisa-ação ou pesquisa participante. Nestas, os procedimentos analíticos são principalmente de natureza qualitativa. E, ao contrário do que ocorre nas pesquisas experimentais e levantamentos em que os procedimentos analíticos podem ser definidos previamente, não há fórmulas ou receitas predefinidas para orientar os pesquisadores. Assim, a análise dos dados na pesquisa qualitativa passa a depender muito da capacidade e do estilo do pesquisador. (GIL, 2008, p. 175).

Conforme explicado acima é preciso entender que as duas formas de abordagem podem ser utilizadas em conjunto. Mas há um fato que se sobrepõe a isso, já que se a predominância for questões fechadas e poucas questões abertas você pode seguir como quantitativa. Esse é um assunto para outro artigo.

LEIA TAMBÉM:  Explicação Simples sobre Métodos de Análise

Fonte: Guia da Monografia (2017)

Mostra-se no mínimo inoportuno lembrar que não é comum que as duas formas trabalhem juntos. No momento em que você tem alguns campos aberto apenas, vê-se que a quantitativa dará conta. Sobretudo, por exemplo, se a real motivação para sua análise em maioria for analisar e interpretar, nesse caso será abordagem qualitativa.

Exemplo prático de pesquisa qualitativa

Vamos imaginar a situação onde você quer analisar um consultório. Sua intenção é entender quais são os tipos de pacientes mais atendidos. Para isso terá que fazer uma consulta com base nos documentos do consultório.

Ora, em tese, com base no exemplo citado, esse TCC seria documental. Caso contrário, poderia ser um estudo de caso também se houvesse um problema envolvido. Não se trata de resolver um problema, lamentavelmente, o ponto aqui é identificar tipos de pacientes. É importante considerar, por exemplo, que sua análise será feita com base em documentos apenas, seja porque lá terá os dados que precisamos.

Você pega os documentos e começa a categorizar e observar. Os campos mais importantes serão anotados e marcados.

Nesse ponto você faz uma analise e interpreta o que vê, sem a necessidade de ferramentas estatísticas. Você não usa gráficos ou algo parecido, apenas lê, interpreta e categoriza de acordo com sua analise.

Leia Também: 

Os resultados desse quadro são devido a abordagem qualitativa. Por isso, fica evidente que quando o pesquisador analisa e interpreta os dados identificamos pesquisa qualitativa. Espera-se, dessa forma que o estudante nunca mais confunda essas abordagens.

Recapitulando

Nesse artigo vimos:

  • Significado de Pesquisa qualitativa
  • Pesquisa Quantitativa e Qualitativa
  • Como Fazer uma Pesquisa Qualitativa
  • Qual a diferença entre pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa?
  • Exemplo prático de pesquisa qualitativa
LEIA TAMBÉM:  O que é Pesquisa Exploratória?

Mostra-se no mínimo relevante lembrar que essas duas abordagens geram duvidas. No momento em que se define a metodologia o pesquisador deve tê-las em mente.

REFERENCIAS

GIL, A. C. Método e técnicas de pesquisa social. 6ª. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2008.

Summary
Forma de Abordagem Qualitativa
Title
Forma de Abordagem Qualitativa
Description

Truque inusitado, leia artigo e entenda como identificar se seu TCC tem a forma de abordagem Qualitativa. Esse simples truque inusitado abrange 100% dos TCC.

Compartilhar: