Como Funciona TCC em Blocos? Método de Escrita

Compartilhar:

Muitas pessoas têm facilidade em começar um TCC, porém, é no seu desenvolvimento que a situação aperta. Para ajudar nisso, existem alguns tipos de técnicas, como a de montagem por blocos. Sendo assim, fica um questionamento no ar: Como Funciona TCC em Blocos

Tenha já Acesso a Materiais Exclusivos para sua Formação: Clique aqui e faça o Download dos e-Books e Infográficos do Guia da Monografia.

É importante, primeiramente, ter a ciência de que deve construir o TCC em parágrafos, sendo que “a organização das informações em parágrafos, além de sua importância visual, é vital para a leitura” (SILVA, 2008, pg. 57).

O TCC em blocos é uma técnica desenvolvida pelo prof. Douglas Tybel que une diversas técnicas milenares de escrita dissertativa-argumentativa em blocos de parágrafos. Ora que cada parágrafo um “embase o outro”, dessa forma o capítulo se torna incontestável cientificamente pela banca.

Como funciona TCC em blocos? Método de escrita eficiente

Como funciona TCC em blocos? O Método de escrita capaz de fazer com que a nota do TCC seja bem alta, é extremamente tranquilo de ser feito, bastar prestar atenção e ter força de vontade. Por meio dele, você construirá todo o TCC consistindo em nove blocos por capítulo, cada qual com determinada informação e com utilidade específica.

Para começar, é essencial que seja usado o tópico frasal, que deve ser feito de acordo com a técnica TSAC. É ele o responsável por apresentar o tema e fazer com que prenda a atenção do leitor. É importante que ele tenha de duas a quatro frases, podendo conter citação direta curta ou indireta.

Já no bloco dois, é necessário realizar a sustentação do que foi abordado no bloco anterior, utilizando a técnica das cinco palavras para fazer uma citação indireta. Seguindo o texto, o bloco três é o momento da argumentação.

A argumentação necessita de dados estatísticos e históricos. Ela é uma grande resposta de como funciona TCC em blocos responsável por mostrar a causa e consequência do tema abordado, questionamentos e até mesmo comparações. Além do mais, a argumentação ainda pode ser feita em forma de citação, e contar com exemplificações e contra-argumentação.

Nesse momento, começa a ficar um pouco mais fácil para quem pergunta-se como funciona TCC em blocos? Isso porque, os princípios dos blocos já foram apresentados, e agora há necessidade de apenas passar a repetir alguns passos.

Sendo assim, no bloco quatro é importante que construa novamente uma citação de modo indireto utilizando a técnica das cinco palavras, a qual é muito adotada porque evita qualquer ponto capaz de acusar plágio, o que é crime e proibido pelas normas ABNT. Veja as normas Clicando Aqui.

Método TCC em blocos na prática?

Para facilitar o entendimento, vejamos como um capítulo do referencial teórico deve ser escrito. Nesse exemplo será um capítulo conceitual, ora que, serve para conceituar sobre o tema abordado. Considere um capítulo chamado: Conceito de Marketing.

MODELO BÁSICO CONCEITUAL DO MONOGRAFIS

BLOCOS Item TSAC Explicação do parágrafo
BLOCO 1 Tópico Frasal – O que é Marketing ?

Você conceitua o tema do capítulo da sua cabeça, sem tirar a ideia de algum livro.

  • Permitido aqui uma citação direta curta.
  • Duas (2) frases são o suficiente para esse parágrafo.
BLOCO 2 Sustentação – Para que serve Marketing? Neste parágrafo você reafirma o que foi dito acima, porém com uma citação indireta.

  • Citar um autor que reafirme o que você falou no parágrafo anterior.
  • Você deve ler o que o autor disse, interpretar e escrever com suas palavras.
  • Duas (2) frases bastam neste parágrafo.
BLOCO 3 Argumentação – Identificar dois (2) pontos mencionados acima e argumentar sobre eles. Você precisa dar uma lida nos dois (2) parágrafos anteriores procurando afirmações que alguém possa contestar e falar sobre eles.

  • Levantar dois (2) problemas ou pontos fortes e argumentar sobre eles.
  • Falar sobre o reflexo disso na atualidade.
  • De duas (2) a três (3) frases nesse parágrafo bastam.
BLOCO 4 Sustentação – Citação indireta de outro autor. Procure responder a pergunta: Qual o objetivo do Marketing ?

Nesse parágrafo você vai aparar as arestas citando a mesma coisa do BLOCO 2 ou do BLOCO 1, porém com outro autor. Isso vai credibilizar mais seu trabalho.

  • Citação indireta nesse bloco.
  • Duas (2) frases bastam.
BLOCO 5 Argumentação – Cruzar ideias dos autores. Existem várias formas de argumentação e uma delas é através de citação. Para argumentar usando uma citação, basta cruzar ideias de autores e tirar disso uma conclusão. Se fizer isso, já fez uma boa argumentação.

  • Não há necessidade de citação.
  • Caso queira citar, faça uma citação direta curta apenas.
BLOCO 6 Argumentação – Depois da argumentação do autor, faça sua consideração crítica aqui.

Faça sua própria argumentação aqui. Trata-se de por em vista sua opinião em relação ao lido. ATENÇÃO! Não é sua opinião pessoal, mas sim, opinião baseado no que você leu e comparou, algo tipo imparcial e jornalistico.

  • Pode usar uma citação direta curta aqui se preferir.
  • Duas (2) frases já bastam.
BLOCO 7 Sustentação – Citação direta longa reafirmando tudo que foi dito até aqui. Procure algo que responda a seguinte pergunta: Por que o Marketing é importante ?

Agora é hora de pegar no seu principal livro uma citação que fale o Objetivo do Marketing. Uma citação direta é o texto igualzinho você encontrou no livro, então basta transcrever para seu TCC e citar o autor, ano e pagina.

  • No máximo 8 linhas para a citação direta longa.
  • Procure no livro algo sobre a importância do tema.
BLOCO 8 Argumentação – Para toda citação direta longa, logo abaixo vem uma argumentação. Tenha isso como regra.

Argumente sobre a citação direta acima, você pode concordar ou discordar, tudo isso com base no que foi dito até agora no capítulo.

  • O objetivo aqui é apontar dentro da citação direta trechos interessantes para o leitor.
  • Você escreve algo tipo: Perceba que o autor diz…
  • Force o leitor a ler a citação direta longa chamando atenção sobre alguma coisa.
BLOCO 9 Conclusão – Você reafirma tudo que foi dito nos blocos A (argumentação).

Volte a mencionar tudo que foi dito nos blocos de argumentação.

  • De duas (2) a três (3) frases bastam.
  • A ultima frase faça um fechamento da ideia que indique fim do que está sendo abordado. Tipo: Por fim, […]

Existem mais modelos ?

Como pode perceber, fazer um TCC assim é muito mais simples. Quando um capítulo é divido em blocos fica simples escrever, pois basta seguir o que solicita cada bloco.

Agora imagina um Assistente Virtual com vários desses modelos, seria surreal, não seria ?

Modelos para escrever uma introdução, para escrever uma conclusão, resumo, capítulo de referencial teórico, capítulo de pesquisa, resultados, revisão de literatura e revisão bibliográfica entre outros.

Conheça o Software Monografis Orientador TCC.

TCC EM BLOCOS

Finalizando

Nos blocos cinco e seis, realiza-se os mesmos procedimentos anteriormente apresentados referentes a argumentação do TCC. É claro que como o tópico de argumentação conta com diversos tipos de possibilidade de itens a serem inseridos, é necessário escolher o que se encaixa mais de acordo com o que está sendo apresentado pelo texto.

Então chega o bloco sete, essencial para responder à pergunta: como funciona TCC em blocos?

Ele consiste em uma citação direta, sustentando tudo o que foi dito, explicando a sua importância. O bloco oito é outra citação, que deve argumentar a do bloco sete.

E para fechar o capítulo, há o bloco nove, em que se faz a conclusão dos blocos três, cinco, seis e oito. E assim, seguindo essa sequência para montar cada um dos capítulos do TCC será possível garantir uma boa nota.

SILVA, Luciana. Prática Textual em Língua Portuguesa. 1º. ed.: IESDE. 2008.

INSCREVA-SE PARA NO CANAL PARA NÃO PERDER NADA

Compartilhar: