COMO FAZER CITAÇÃO

Citação Indireta – Técnica das 5 Palavras

Compartilhar:

Talvez você entre em pânico só imaginar que tem que fazer uma citação indireta no TCC. Depois da argumentação, citar fazendo inferência(interpretando) realmente é de cair o cabela da cabeça. E pior! Fazer tudo isso nas regras de texto dissertativo-argumentativo.

Conheça a Técnica das 5 Palavras e escreva corretamente seguindo o sujeito, verbo e predicado.

Tenha já Acesso a Materiais Exclusivos para sua Formação: Clique aqui e faça o Download dos e-Books e Infográficos do Guia da Monografia.

Esse tipo de técnica é muito importante por conta da gravidade do plágio. Uma vez que o “[…] plagiador estará se apropriando indevidamente da obra intelectual de outra pessoa. Assumindo a autoria da mesma” (DIONYSIO, 2013, p. 63).

E deste modo, é possível até mesmo ter o TCC zerado. O que significa perder todo o tempo que teve para fazer com que ele pudesse ficar pronto e da forma que você havia almejado.

Técnica das 5 palavras para citação indireta no TCC

A técnica das 5 palavras é uma técnica de escrita que auxilia na elaboração de citações indiretas. Essa técnica consiste em ler o trecho desejado da literatura, realizar a inferência, responder a 5 questões sobre o tema e preencher as lacunas de um articular textual.

As 5 palavras conduzem uma abordagem completa sobre a definição e importância de um tema através de cinco questões.

  1. O que é?
  2. Qual o Papel?
  3. Qual o Objetivo?
  4. Qual a Importância?
  5. Qual a conclusão?

A técnica promove a escrita no formato sujeito, verbo e predicado. Cada frase completa contém duas partes: um sujeito e um predicado. O sujeito é o que (ou quem) a frase é sobre. O predicado diz algo sobre o sujeito. O predicado da frase contém o verbo.

  • O que é – Sujeito.
  • Para que serve – Verbo.
  • Qual a importância – Predicado.

Veja o exemplo abaixo selecionado por cor e compare com informado acima:

Os articuladores textuais, também conhecidos como conectivos são modelos de texto que servem para conectar os períodos textuais para facilitar a leitura.

A parte roxa e vermelha é o predicado, a prioridade é usar o verbo logo após o sujeito.

Exemplo:

O Correto: “O professor corrigiu a prova”.

Não escreva “A prova foi corrigida pelo professor” ou “Foi corrigida pelo professor a prova”.

O que são os articuladores textuais no TCC?

Os articuladores textuais, também conhecidos como conectivos são modelos de texto que servem para conectar os períodos textuais para facilitar a leitura.

São considerados parte integrante da redação de textos dissertativos-argumentativos presentes em trabalhos científicos. O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou uma lista deles para as faculdades públicas federais.

A estrutura inicial dos articuladores permite que o aluno possa completar o parágrafo com suas ideias, montando um texto com coesão e sem cometer plágio.

Para exemplificarmos melhor como funciona essa técnica, escolhemos o articulador textual argumentativo para citação indireta:

Como bem nos assegura Souza (2011), pode-se dizer que […]. Neste contexto, fica claro que […]. O mais preocupante, contudo, é constatar que […]. Não é exagero afirmar que […] em todo esse processo, ocorreu […]. Assim, preocupa o fato de que […], isso porque […]

AVISO:

Para o TCC você pode usar apenas de 2 a 5 colchetes e já será suficiente. Isso vai atender bem a média de linhas recomendadas para o parágrafo.

Se você estiver escrevendo uma dissertação ou tese, poderá usar mais colchetes para obter conteúdo suficiente.

Montando Citação indireta exemplo ABNT, vamos usar o livro:

SOUZA, Ana Lúcia Silva. (2011). Letramentos de reexistência: poesia, grafite, música, dança: hip-hop. São Paulo: Parábola Editorial.

– Nossa intenção é conceituar o que é o grafite.

Antes de começar, anote no papel as 5 palavras e na frente vai respondendo.

As 5 palavras são: O que (ou quem) – Papel – Objetivo – Importância – Conclusão

Para cada palavra, busque responder conforme as perguntas abaixo:

Definição: (o que é o grafite?)

O grafite é um texto verbal e não verbal feito geralmente em fachadas com objetivo de expressão artística.

Papel: (para que serve o grafite?)

Expressar uma ideia ou pensamento através da arte

Objetivo: (objetivo do grafite?)

Modificar a paisagem urbana

Importância: (qual a importância do grafite – da sua cabeça)

É um protesto em forma de manifestação artística, uma maneira manifestar críticas sociais, políticas, econômicas e culturais.

Conclusão: (da sua cabeça)

O grafite torna a paisagem urbana não apenas mais bonita, mas também contribui para uma sociedade mais critica e consciente.

Agora você vai completar cada lacuna do articulador com as suas respostas, respectivamente:

Por exemplo:

Como bem nos assegura Souza (2011), pode-se dizer que o grafite é um texto verbal e não verbal, feito geralmente em fachadas e com objetivo de expressão artística. Neste contexto, fica claro que seu papel fundamental é expressar uma ideia ou pensamento através da arte. O mais preocupante, contudo, é constatar que seu objetivo é modificar a paisagem urbana. Não é exagero afirmar que é um protesto em forma de manifestação artística, uma maneira manifestar críticas sociais, políticas, econômicas e culturais em todo esse processo, ocorreu que o grafite torna a paisagem urbana não apenas mais bonita, mas também contribui para uma sociedade mais crítica e consciente.

 O texto acima teve os colchetes substituídos pela resposta de cada uma das 5 palavras.

Veja como parafrasear uma citação

Essas palavras que estão nos colchetes, tirando o primeiro que é referente apenas ao autor e ano da citação, formam a citação indireta . Isso porque, caso a citação a ser realizada seja sobre Design de Interiores, por exemplo, você deverá agir da seguinte forma.

No espaço de definição, você irá analisar o trecho que pretende colocar, e ver qual define o Design de Interiores.

E baseado no que você leu, criar uma frase contando a definição que nele é mostrada e colocar no primeiro colchete. Já no campo referente a papel, irá preencher com para o que serve o Design de Interiores, utilizando novamente o mesmo trecho como base para criar algo.

No terceiro, referente ao objetivo do Design de Interiores, será necessário realizar da mesma forma que os itens anteriores, e assim, preencher falando sobre o que você compreendeu ser o objetivo dessa área tendo ainda o mesmo trecho como referência.

Já em importância, é importante que você coloque, na verdade, o que você acredita que faça com que o Design de Interiores seja tão importante de acordo com tudo o que foi visto anteriormente. E na parte conclusão, coloque falando sobre todos os itens acima o que pode ser concluído.

Se você tem dúvidas na conclusão leia o artigo CONCLUSÃO DE TRABALHO EM 6 PASSOS SECRETOS

A técnica das 5 palavras é uma das técnicas presentes no  e Vale salientar que para funcionar corretamente, é importante que você não apenas troque palavras, mas absorve o que leu e crie algo.

Conheça mais Técnicas como essa.

Imagine você na apresentação do TCC confiante como se fosse uma águia, aplaudido diante dos seus familiares e amigos. Imagine ver seu orientador tão orgulhoso do seu TCC aponto de postar no currículo Lattes dele.

Você já pode fazer isso! Liberado acesso as melhores ferramentas para produção de TCC.

O criador promete que até mesmo estudante iniciante consiga fazer um trabalho de conclusão de curso. Você pode fazer qualquer tipo de TCC, seja Artigo Científico, TCC, Monografia, Dissertação e Tese.

Pelo que analisamos em primeiro lugar, as ferramentas organizam as informações em etapas claras. Dessa forma o aluno vai consumir certa informação apenas no momento correto, isso já o faz ganhar muito tempo.

A primeira ferramenta é um gerador de ideias. Pode parecer maluquice, mas funciona como um formulário que o aluno responde sobre o que mais gostou no curso e voilà, como mágica sugere 10 ideias personalizadas para o estudante.

Próxima etapa é um Simulador de Sumário que funciona basicamente como o primeiro. É um formulário que você responde algumas questões e te sugere uma provável estrutura de capítulos que você pode seguir.

Terceira etapa é o Simulador de Projeto TCC. Com esse ficamos abismados, pois em média 2 horas conseguimos simular 3 projetos com propostas diferentes e que na opinião dos nossos orientadores estavam válidos.

Quarta etapa o aluno escreve o TCC usando uma ferramenta chamada Assistente de Blocos. Ela divide cada capítulo em blocos, onde em nossa opinião os blocos são os parágrafos. Cada um é explicado em detalhes, basta seguir o orientado. E mais, você recebe nota na hora.

Ainda na quarta etapa o aluno que tiver dificuldade em usar o Assistente de Blocos pode usar o Construtor de capítulos. Essa ferramenta tem uma estrutura meio engessada e por isso se torna mais simples. Achamos meio engessado, mas os orientadores não notaram a diferença, muito louco!

Ao final o aluno pode exportar para o Word já dentro das normas ABNT. Isso só foi lançado agora na versão mais recente, pois esse não era o foco do Monografis no começo.

Veja abaixo um vídeo demonstração das ferramentas que utilizamos, espero que goste:

Para acessar o Monografis basta clicar no botão abaixo:


 

Referências

DIONYSIO, Rosana. Desvendando os segredos do TCC. 1° ed. 2013.

Compartilhar:

Deixe seu comentário