Tipos De Argumentação TCC – Argumentar Com Citação

Compartilhar:

O momento do TCC é algo que faz com que os alunos fiquem cheios de medo, uma vez que exige atenção em diversos detalhes diferenciados. E assim, para conseguir um bom trabalho, deve-se entender sobre tipos de argumentação TCC – argumentar com citação.

Tipos de Argumentação TCC – Argumentar com Citação de Forma Correta

Algo essencial para ter em um TCC, além de claro, seguir as normas da ABNT, é ter um bom conteúdo com informações bem relevantes. Porém, de nada adianta inserir um ótimo conteúdo se isso não for feito de maneira correta e do melhor modo possível, considerando tipos de argumentação TCC – argumentar com citação.

Isso porque, “a citação tem como objetivo auxiliar na fundamentação e na discussão da ideia, raciocínio, que estão sendo pesquisados no decorrer do trabalho” (KRUGER, 2015, p. 23).

Um bom TCC, aquele que com toda a certeza terá uma ótima nota, é aquele que usa trechos de livros e artigos de procedência confiável para comprovar tudo o que está sendo abordado. Porque senão, não há como comprovar que as informações são verdadeiras.

Porém, é importante que as citações não sejam simplesmente jogadas no texto e inseridas em qualquer lugar, mas sim, que sejam devidamente planejadas e colocadas em pontos cruciais para gerar um ótimo texto. É necessário usar de tipos de argumentação TCC – argumentar com citação.

De acordo com Kruger, a “citação deve ser utilizada com sabedoria no trabalho acadêmico, sem exageros, e sem ausência total desta” (KRUGER, 2015, p. 23).

Uma ótima forma dentre variados tipos de argumentação TCC – argumentar com citação, é inserir citações logo abaixo o tópico frasal, que nada mais é do que a tese em si do aluno, a base de todo o TCC. Isso é muito importante para que seja possível embasar o tópico realmente, confirmando-o e mostrando a sua veracidade.

LEIA TAMBÉM:  Como Referenciar A Bíblia no TCC

Outras Formas de Usar Argumentação

Além do mais, outra ótima forma de utilizar argumentação é descrever abaixo da própria citação direta, destacando os seus pontos principais e explicando-os, item por item, e assim, fazendo com que seja mais embasada ainda a tese.

Isso porque, muitas vezes são colocadas citações diretas que nem sempre são completamente fáceis de serem compreendidas ou então são muito complexas. E assim, por meio de demais citações diretas esmiuçadas abaixo, é possível compreendê-las em sua totalidade.

Ou ainda, essas citações colocadas abaixo podem ser até mesmo de demais autores que sejam realmente de grande autoridade, para ser possível comprovar mais ainda tudo o que está sendo abordado.

Além do mais, algo essencial dentre os tipos de argumentação TCC – argumentar com citação, é a forma de inserir essas citações. Há alguns meios muito eficientes para fazer isso e dar mais credibilidade ainda para o TCC em si. Como é o caso de inserir o assunto da citação começando com: Conforme citado por… ou ainda com: O autor deixa claro…. Esses trechos já definidos são chamados de articuladores.

Veja os articuladores do MEC

Por meio de pequenas técnicas se torna muito mais fácil fazer um TCC com capacidade de ganhar uma ótima nota e até mesmo, quem sabe, ser um dos grandes destaques da faculdade.

BAIXE O  INFOGRÁFICO: 9 TIPOS DE ARGUMENTAÇÃO

CLIQUE AQUI E BAIXE O INFOGRÁFICO

 

Referencias

KRUGER, Gisele. Projeto Gráfico Do TCC BASEADO NA NORMALIZAÇÃO DO TCC: Associação Catarinense de Ensino. 2015.

Compartilhar: