Você está escrevendo seu TCC errado, veja a Técnica TSAC

Compartilhar:

Entenda como 4 parágrafos montados corretamente podem deixar seu TCC blindado. A técnica TSAC faz um parágrafo proteger o outro.

Quando estava na faculdade reparei algo interessante nos livros de redação dissertativa. Percebi que haviam 4 tipos de parágrafos que se unidos da forma correta, ficavam impossíveis de ser contestados pela banca.

Daí resolvi juntá-los e testá-los no meu TCC, pois já não tinha mais tempo e estava apavorado. Para minha surpresa onde usei a técnica não houve revisão da banca TCC.

Tenha já Acesso a Materiais Exclusivos para sua Formação: Clique aqui e faça o Download dos e-Books e Infográficos do Guia da Monografia.

Isso porque, ela determina uma forma de produzir textos para que seja possível tirar uma ótima nota e atingir o objetivo final.

Sendo que ela baseia-se na construção de textos por parágrafos, uma vez que “a organização das informações em parágrafos, além de sua importância visual, é vital para a leitura” (SILVA, 2008, p. 57).

No começo pode ser que não seja tão fácil entender, mas o importante não é isso. O detalhe central é reduzir as revisões do seu orientador, pois se conseguir essa façanha fará muito mais rápido. Afinal, ficar adivinhando o que seu orientador quer é que vai consumir tempo.

Aprenda Como Funciona a Técnica TSAC

Muitos livros utilizam a técnica TSAC, portanto, se você quer realmente construir um TCC de qualidade e seguro de que não terá problemas com plágios, é ideal que você aprenda como funciona a técnica TSAC, que significa:

  • Tópico frasal;
  • Sustentação;
  • Argumentação;
  • Conclusão.

O tópico frasal é a oração que introduz a ideia inicial. A ideia que apresenta a promessa inicial do que será dito no parágrafo. Pode ser feita de três formas, com uma citação direta curta, com uma citação indireta ou com as próprias palavras do autor.

A sustentação é onde o estudante pesquisa por citações de livros ou pesquisas já concluídas. Nele o mesmo coloca uma citação para fortalecer sua tese, podendo ser direta com menos de oito linhas ou uma citação indireta.

A argumentação é um texto dissertativo do aluno. Onde discutirá o porquê daquele assunto ser tão importante. Ele pode optar por uma citação indireta ou uma citação direta curta.

A conclusão é o desfecho do que foi dito. Com isso em pensamento será possível analisar o exemplo a seguir onde cada uma das partes é mostrada com uma cor diferente:

Software Orientador de TCC

De forma que um ponto essencial para que você aprenda como funciona a técnica TSAC, é que entenda que ela consiste em estruturar o conteúdo em blocos em três partes (as 3 primeiras citadas acima), um sustentando o outro e por fim só concluir a ideia.

E assim, o parágrafo precisa contar com 4 frases, cada qual de acordo com um desses blocos. Porém, há casos em que é possível contar com menos, dependendo muito do contexto. Mas nunca menos do que duas frases.

Qual é o truque ?

O truque é muito simples. O Monografis tem esses modelos como base de seu algoritmo para realizar a orientação de escrita em blocos.

Ao invés de você ficar tentando adivinhar o que seu orientador quer, seguindo um método desse, seu orientador não terá o que revisar.

O aluno manda um capítulo para seu orientador, então ele devolve com várias correções para fazer, aí, o aluno corrige e devolve, então o orientador retorna com mais correções do que antes. Essa rotina perdura por semanas em apenas um capítulo.

Usando os modelos de escrita em blocos, em primeiro lugar mesmo que você escreva lentamente, como resultado, seu orientador não terá o que corrigir.

A técnica TSAC na prática

Tópico Frasal é a introdução ao tema do capítulo, já a sustentação será uma citação direta ou indireta de fontes bibliográficas com intenção de embasar o que você falou no tópico frasal.

LEIA TAMBÉM:  Como Inserir Lista De Gráficos No Word

A argumentação será a parte mais complicada, pois você terá que argumentar sobre o que foi dito nos parágrafos acima mostrando pontos fontes e fracos, criticando alguma coisa, mostrando algum destes dados:

  • Estatísticos
  • Históricos
  • Questionamentos
  • Comparações
  • Exemplificações
  • Causa e consequência
  • Enumeração
  • Contra argumentação
  • Através de citação.

Na argumentação pelo menos um dos elementos acima deve ser identificado.

Vamos por em prática o método TSAC, para isso, vamos fazer de conta que o título do capítulo é: INTRODUÇÃO AO MARKETING.

Fonte: Tybel(2018)

Veja acima que no tópico frasal você conceitua o tema. Na sustentação será citado um trecho embasando “para que serve”. O argumento você procura responder qual a importância disso. Depois na conclusão fecha a ideia.

Técnica TSAC exemplo

Frase 1 – TÓPICO FRASAL:

O que é Marketing ?

R: Marketing é um processo usado para determinar que produtos ou serviços possam interessar aos consumidores, assim como a estratégia que será utilizada nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio.

Obs.: Pegue o gravador do celular, se pergunte o que é Marketing e responda. Grave sua resposta, depois ouça e transcreva. Assim você vai garantir que não copiará nada dos autores. Lembrando que o exemplo aqui é Marketing, você vai trocar para o seu tema.

Frase 2 – SUSTENTAÇÃO:

Para que serve o Marketing de acordo com algum autor?

R: Para Bazzo e Pereira (2009) o Marketing serve para promover a troca saudável entre pessoas, busca a solução de necessidades das pessoas, a fim de resolver possíveis problemas.

Obs.: Pegue o livro mais relevante de e procure responder para que serve o Marketing? Depois, leia, mentalize e escreva o que lembrar, use esse vídeo como base: https://youtu.be/6fRy7YImZkI

Frase 3 – ARGUMENTAÇÃO:

Por que o Marketing é importante?

R: A importância do marketing é buscar equilibrar esforços em preço, produto, distribuição e promoção de modo a melhorar o relacionamento empresa-consumidor

Obs.: Escreva o que você sabe. Use o gravador mais uma vez. Imagine que alguém está te perguntando e o que você responder grave para escrever aqui. Foque em falar da citação anterior. Se sentir inseguro e quiser ler algo antes, então tem que ser o livro da frase 2 e cite o autor.

Frase 4 – CONCLUSÃO:

Concluir conectando o conceito, função e importância.

R: Fica evidente, diante desse quadro que para uma publicidade honesta, portanto levando o que as pessoas precisam no momento exato da vida dela é isso determina a estratégia de vendas e o desenvolvimento do negócio, finalmente equilibrar os esforços em relacionados a preço e distribuição melhorando a forma de comunicação da empresa com o cliente.

Método TCC em blocos na prática?

Para facilitar o entendimento, vejamos como um capítulo do referencial teórico deve ser escrito. Nesse exemplo será um capítulo conceitual, ora que, serve para conceituar sobre o tema abordado. Considere um capítulo chamado: Conceito de Marketing.

MODELO BÁSICO CONCEITUAL DO MONOGRAFIS

BLOCOS Item TSAC Explicação do parágrafo
BLOCO 1 Tópico Frasal – O que é Marketing ? Você conceitua o tema do capítulo da sua cabeça, sem tirar a ideia de algum livro.

  • Permitido aqui uma citação direta curta.
  • Duas (2) frases são o suficiente para esse parágrafo.
BLOCO 2 Sustentação – Para que serve Marketing? Neste parágrafo você reafirma o que foi dito acima, porém com uma citação indireta.

  • Citar um autor que reafirme o que você falou no parágrafo anterior.
  • Você deve ler o que o autor disse, interpretar e escrever com suas palavras.
  • Duas (2) frases bastam neste parágrafo.
BLOCO 3 Argumentação – Identificar dois (2) pontos mencionados acima e argumentar sobre eles. Você precisa dar uma lida nos dois (2) parágrafos anteriores procurando afirmações que alguém possa contestar e falar sobre eles.

  • Levantar dois (2) problemas ou pontos fortes e argumentar sobre eles.
  • Falar sobre o reflexo disso na atualidade.
  • De duas (2) a três (3) frases nesse parágrafo bastam.
BLOCO 4 Sustentação – Citação indireta de outro autor. Procure responder a pergunta: Qual o objetivo do Marketing ? Nesse parágrafo você vai aparar as arestas citando a mesma coisa do BLOCO 2 ou do BLOCO 1, porém com outro autor. Isso vai credibilizar mais seu trabalho.

  • Citação indireta nesse bloco.
  • Duas (2) frases bastam.
BLOCO 5 Argumentação – Cruzar ideias dos autores. Existem várias formas de argumentação e uma delas é através de citação. Para argumentar usando uma citação, basta cruzar ideias de autores e tirar disso uma conclusão. Se fizer isso, já fez uma boa argumentação.

  • Não há necessidade de citação.
  • Caso queira citar, faça uma citação direta curta apenas.
BLOCO 6 Argumentação – Depois da argumentação do autor, faça sua consideração crítica aqui. Faça sua própria argumentação aqui. Trata-se de por em vista sua opinião em relação ao lido. ATENÇÃO! Não é sua opinião pessoal, mas sim, opinião baseado no que você leu e comparou, algo tipo imparcial e jornalistico.

  • Pode usar uma citação direta curta aqui se preferir.
  • Duas (2) frases já bastam.
BLOCO 7 Sustentação – Citação direta longa reafirmando tudo que foi dito até aqui. Procure algo que responda a seguinte pergunta: Por que o Marketing é importante ? Agora é hora de pegar no seu principal livro uma citação que fale o Objetivo do Marketing. Uma citação direta é o texto igualzinho você encontrou no livro, então basta transcrever para seu TCC e citar o autor, ano e pagina.

  • No máximo 8 linhas para a citação direta longa.
  • Procure no livro algo sobre a importância do tema.
BLOCO 8 Argumentação – Para toda citação direta longa, logo abaixo vem uma argumentação. Tenha isso como regra. Argumente sobre a citação direta acima, você pode concordar ou discordar, tudo isso com base no que foi dito até agora no capítulo.

  • O objetivo aqui é apontar dentro da citação direta trechos interessantes para o leitor.
  • Você escreve algo tipo: Perceba que o autor diz…
  • Force o leitor a ler a citação direta longa chamando atenção sobre alguma coisa.
BLOCO 9 Conclusão – Você reafirma tudo que foi dito nos blocos A (argumentação). Volte a mencionar tudo que foi dito nos blocos de argumentação.

  • De duas (2) a três (3) frases bastam.
  • A ultima frase faça um fechamento da ideia que indique fim do que está sendo abordado. Tipo: Por fim, […]
LEIA TAMBÉM:  Como Saber Se A Norma ABNT Está Atualizada

Existem mais modelos ?

Agora imagina um Assistente Virtual com vários desses modelos, seria surreal, não seria ?

Modelos para escrever uma introdução, para escrever uma conclusão, resumo, capítulo de referencial teórico, capítulo de pesquisa, resultados, revisão de literatura e revisão bibliográfica entre outros.

Conheça o Software Monografis Orientador TCC.

TÉCNICA TSAC

Recapitulando

Ao fazer uma análise sobre como os livros são estruturados, Tybel verificou que todos utilizam uma técnica TSAC. Ela consiste em estruturar os blocos em três partes onde uma sustenta a outra.

  • Tópico frasal;
  • Sustentação;
  • Argumentação;
  • Conclusão.

Sendo que o tópico frasal nada mais é do que a frase que introduz a ideia do parágrafo, podendo ser feito tanto pelas próprias palavras do autor, como também por meio de citação direta e indireta.

Já a sustentação é um dos momentos que mais justificam que você aprenda como funciona a técnica TSAC, uma vez que é ela a hora de fortalecer a base do parágrafo por meio de citações realmente consistentes.

Depois, é a hora de realizar a argumentação.

Que nada mais é do um texto dissertativo em que o aluno alega o porquê de ser tão importante o que ele está abordando. É importante que seja muito bem diretamente ligado a sustentação, podendo contar até mesmo com uma citação indireta ou direta curta, o que importa mesmo é que explique de forma correta o quanto é essencial abordar esse assunto.

Em poucas palavras, a técnica TSAC é uma metodologia que muitos autores utilizam para estruturar seus livros. Os orientadores e a banca TCC já sabem que isso acontece, porém os alunos não, entrando em discordância por meses.

SILVA, Luciana. Prática Textual em Língua Portuguesa. 1º. ed.: IESDE. 2008.

INSCREVA-SE PARA NO CANAL PARA NÃO PERDER NADA

GOSTOU? Veja também este artigo →

Compartilhar: