Como Funciona A Técnica TSAC

Compartilhar:

Muitas pessoas começam logo no primeiro semestre de faculdade pensar sobre o que vão fazer no TCC, uma vez que esse é um momento crucial na formação de qualquer aluno. Sendo assim, é comum que eles busquem técnicas para auxiliar nessa missão, porém, dentre todas, uma essencial é que aprenda como funciona a técnica TSAC.

Tenha já Acesso a Materiais Exclusivos para sua Formação: Clique aqui e faça o Download dos e-Books e Infográficos do Guia da Monografia.

Isso porque, ela determina uma forma de produzir textos para que seja possível tirar uma ótima nota e atingir o objetivo final.

Que é receber o diploma. ????

Sendo que ela baseia-se na construção de textos por parágrafos, uma vez que “a organização das informações em parágrafos, além de sua importância visual, é vital para a leitura” (SILVA, 2008, pg. 57).

Aprenda Como Funciona a Técnica TSAC

Muitos livros utilizam a técnica TSAC, portanto, se você quer realmente construir um TCC de qualidade e seguro de que não terá problemas com plágios, é ideal que você aprenda como funciona a técnica TSAC, que significa:

  • Tópico frasal;
  • Sustentação;
  • Argumentação;
  • Conclusão.

De forma que um ponto essencial para que você aprenda como funciona a técnica TSAC, é que entenda que ela consiste em estruturar o conteúdo em blocos em três partes (as 3 primeiras citadas acima), um sustentando o outro e por fim só concluir a ideia.

E assim, o parágrafo precisa contar com 4 frases, cada qual de acordo com um desses blocos. Porém, há casos em que é possível contar com menos, dependendo muito do contexto. Mas nunca menos do que duas frases.

Sendo que o tópico frasal nada mais é do que a frase que introduz a ideia do parágrafo, podendo ser feito tanto pelas próprias palavras do autor, como também por meio de citação direta e indireta.

LEIA TAMBÉM:  Como Citar Imagens E Gráficos no TCC️

Já a sustentação é um dos momentos que mais justificam que você aprenda como funciona a técnica TSAC, uma vez que é ela a hora de fortalecer a base do parágrafo por meio de citações realmente consistentes.

Depois, é a hora de realizar a argumentação.

Que nada mais é do um texto dissertativo em que o aluno alega o porquê de ser tão importante o que ele está abordando. É importante que seja muito bem diretamente ligado a sustentação, podendo contar até mesmo com uma citação indireta ou direta curta, o que importa mesmo é que explique de forma correta o quanto é essencial abordar esse assunto.

Finalizando com a Conclusão

Por fim, é necessário finalizar o parágrafo com uma conclusão, mostrando o que pode ser pensado no fim de tudo o que foi abordado.

Algo que fortalece muito a importância de que você aprenda como funciona a técnica TSAC, é que já foi elaborado até mesmo um documento do Ministério da Educação ensinando esse tipo de método e abordando sobre as duas especificidades.

Muitos locais abordam sobre ele, porém, geralmente cada qual dá um nome diferente, mas o que importa mesmo é o conteúdo do que essa técnica diz. Ela é muito ensinada para provas de pré-vestibular, porém, na faculdade não é tão abordado pois é algo que o próprio aluno precisa correr atrás e aprender por si só.

Recapitulando

Ao fazer uma análise sobre como os livros são estruturados, Tybel verificou que todos utilizam uma técnica TSAC. Ela consiste em estruturar os blocos em três partes onde uma sustenta a outra.

  • Tópico frasal;
  • Sustentação;
  • Argumentação;
  • Conclusão.

O tópico frasal é a oração que introduz a ideia inicial. A ideia que apresenta a promessa inicial do que será dito no parágrafo. Pode ser feita de três formas, com uma citação direta curta, com uma citação indireta ou com as próprias palavras do autor.

LEIA TAMBÉM:  2 Citações Diretas uma Abaixo da outra... TÁ CERTO ISSO?

A sustentação é onde o estudante pesquisa por citações de livros ou pesquisas já concluídas. Nele o mesmo coloca uma citação para fortalecer sua tese, podendo ser direta com menos de oito linhas ou uma citação indireta.

A argumentação é um texto dissertativo do aluno. Onde discutirá o porquê daquele assunto ser tão importante. Ele pode optar por uma citação indireta ou uma citação direta curta.

A conclusão é o desfecho do que foi dito. Com isso em pensamento será possível analisar o exemplo a seguir onde cada uma das partes é mostrada com uma cor diferente:

Software Orientador de TCC

Em poucas palavras, a técnica TSAC é uma metodologia que muitos autores utilizam para estruturar seus livros. Os orientadores e a banca TCC já sabem que isso acontece, porém os alunos não, entrando em discordância por meses.

SILVA, Luciana. Prática Textual em Língua Portuguesa. 1º. ed.: IESDE. 2008.

INSCREVA-SE PARA NO CANAL PARA NÃO PERDER NADA

GOSTOU? Veja também este artigo →

Compartilhar: