Texto Dissertativo Argumentativo – Passo a Passo [APROVADO]

Compartilhar:

Olá Aluno, neste vídeo veremos Como Fazer Texto dissertativo Argumentativo – Passo a passo

Usei o Monografis para mostrar como funciona esse processo de escrita.

O Monografis pede para você escrever um texto e fazer uma citação indireta. Então ele pede para que você leia mentalize e escreva o que você interpretou.

Peguei um livro e fiz algumas marcações e tudo que eu achei importante fui marcando com um marca texto, mentalizei e o que fui entendendo e lembrando fui escrevendo no Monografis, depois foi só usar os articuladores e veja o vídeo como ficou no final.

Inscreva-se de graça no maior canal de TCC do Brasil Clique aqui

1. Texto Dissertativo Argumentativo

Muitos alunos sofrem quando o assunto é citar o texto do autor com as próprias palavras, ou seja, fazer uma citação indireta. O que muitos alunos não sabem é que existem alguns articuladores elaborados pelo ministério da educação que facilitam na escrita do texto dissertativo argumentativo.

Existem várias formas de fazer citações, mas abordaremos aqui uma forma simples e mais rápida de desenvolver. Se você deseja fazer uma citação indireta argumentativa a prova de falhas e de forma mais ágil você está no lugar certo, vamos te mostrar passo a passo como fazer isso usando um articulador fantástico preparado pelo ministério da educação.

1.1. Como Fazer um Texto Dissertativo Argumentativo

A citação indireta tem como um foco transferir a ideia do autor para o trabalho, porém com outras palavras e sem fugir da ideia central, ou seja, transferir tudo o que o autor disse com suas palavras. Essa tarefa para alguns alunos são mais complicadas, pois exige uma interpretação do que foi apresentado pelo autor e ainda é necessário uma abordagem diferente. Para facilitar esse processo existem alguns articuladores disponibilizados pelo MEC que apresentaremos mais pra frente.

LEIA TAMBÉM:  E-Book Como Fazer um TCC 23x Mais Rápido | Baixe Agora!

Por exemplo, você acabou de ler um livro e encontrou trechos importantes, esses trechos você vai inserir em seu trabalho porém com suas palavras. Isso é uma citação indireta, e para usá-las além de interpretar é preciso modificar o texto original e citar o autor da ideia principal.

Conforme explicado acima, muitos alunos sentem dificuldade na hora de modificar o texto, e para esses alunos tem um articulador que facilita a escrita da citação. Para utilizar esses articuladores, basta o aluno retirar os trechos mais importantes da obra pesquisada e encaixar após cada palavra chave do articulador.

1.2. Texto Dissertativo Argumentativo – Exemplo

O MEC disponibiliza alguns articuladores que ajudam o aluno a desenvolver argumentações, citações, conclusões entre outros tipos de desenvolvimento. De modo mais claro esses articuladores vem com algumas palavras chaves que são facilmente adaptáveis para a construção seja da conclusão, da argumentação, de citações entre outras, tornando assim mais fácil o seu desenvolvimento.

Pode-se dizer que existem vários tipos de articuladores, muitos deles podem desempenhar mais de uma função, representando mais de uma ideia dependendo do contexto.  Os articuladores são conectores que fazem uma ligação no texto. Neste contexto, fica claro que temos disponível vários articuladores, contudo cada um tem uma função específica, mas com o objetivo central de ajudar o aluno a construir determinada parte do texto sendo ela citação, argumentação, conclusão etc… (AIUB, 2015).

Veja um exemplo de articulador para citação indireta disponibilizado pelo MEC:

Como bem nos assegura Fattini (2007), pode-se dizer que […]. Neste contexto, fica claro que […].

Esse é um tipo de articulador focado para citações indiretas, para utiliza-lo basta acrescentar texto no local dos colchetes, por exemplo:

LEIA TAMBÉM:  Como Eu Fiz o Problema de Pesquisa Em 3 Etapas

Como bem nos assegura Sutherland (2016), pode-se dizer que o Scrun é a única maneira comprovada para auxiliar projetos de desenvolvimento de software. Neste contexto, fica claro que o método cascata se mostra obsoleto por gastar centenas de milhões de reais sem resultados.

Os articuladores são facilmente adaptáveis, basta seguir as palavras chaves e acrescentar conteúdo para que tenha uma conexão dentro do parágrafo. Conforme explicado acima no exemplo, para substituir os colchetes foram selecionadas os principais trechos dos livros e acrescentados com as palavras dos articuladores.

1.2.1. Recapitulando

Resumindo tudo sobre texto dissertativo argumentativo, para os alunos que tem uma dificuldade maior em desenvolver as citações indiretas, com o auxilio de um articulador torna-se mais fácil o seu desenvolvimento. Foi possível entender como fazer uma citação indireta utilizando essa fantástica “ferramenta” disponibilizada pelo MEC, e também coloca-la em prática com o exemplo apresentado.

É preciso utilizar o articulador adequado para cada elemento, lembrando que existem vários articuladores, basta procurar o articulador que você tenha maior necessidade e substituir os colchetes pelos trechos principais encontrados no livro.

Bom, agora não há mais desculpas, você aprendeu a fazer uma citação indireta argumentativa e pode ficar tranquilo ao escrever sua citação, sem precisar se descabelar para modificar as palavras do autor e ainda assim manter a ideia principal do texto original.

REFERENCIAS

AIUB, T. Português: práticas de leitura e escrita [ recurso eletrônico]. 1º. ed. Porto Alegre: Penso, 2015.

KRUGER,. Metodologia de Apresentação do Trabalho Acadêmico: Projeto Gráfico do TCC baseado na normalização da ABNT. 1º. ed. Joinville: ACE, 2014.

Autor: Larrissa Machado
Data: 14/02/2017

Inscreva-se no Canal  para não perder nada!

LEIA TAMBÉM:  COMO FAZER UMA INTRODUÇÃO - MÉTODO EM BLOCOS

Compartilhar:
  • Douglas Tybel

    Muito obrigado! sempre ajuda esses comentários. Deixa a gente mais animado!

  • Douglas Tybel

    O monografis é no site http://monografis3.com.br