Qual A Diferença Entre Apêndice E Anexo

Compartilhar:

Entra ano, sai ano, e as dúvidas sobre a norma ABNT continuam fazendo parte da rotina de milhares de pessoas, a dúvida de hoje é uma das mais comuns: entender qual a diferença entre Apêndice e Anexo.

INSCREVA-SE PARA NO CANAL PARA NÃO PERDER NADA

Quem é estudante sabe o quão complicado é a realização, e mais do que isso, a formatação de trabalhos acadêmicos. Sejam aqueles que são pedidos no desenrolar do curso, ou o tão temido e esperado TCC, trabalho de conclusão de curso.

Antes de tudo você já sabe quem é a tão famosa ABNT né? É a Associação Brasileira de Normas Técnicas, é basicamente quem define a base dos seus trabalhos

Então se você faz parte do time dos alunos do curso superior, é bom estar sempre ligado nas mudanças e pedidos dessa Associação, para garantir que o que você conhece e utiliza são as normas atualizadas.

Como identificar qual a diferença entre Apêndice e Anexo?

Para descobrir qual a diferença entre Apêndice e Anexo, é necessário que você também saiba que eles possuem algo em comum, ambos são vistos como elementos pós textuais.

Ou seja, eles são parte que complementarão o seu trabalho acadêmico.

Identificar qual a diferença entre Apêndice e Anexo é bem simples:

Apêndices são os documentos ou textos elaborados por você mesmo, com o objetivo de complementar e explicar a sua argumentação, exemplificando, o Apêndice é uma maneira de provar que os entrevistados para o seu trabalho autorizaram o uso da fala ou imagem deles.

Esse elemento não interfere em nada no conjunto do trabalho e, por essa razão, é visto como algo opcional. Caso opte por utilizá-los, não esqueça que até mesmo suas páginas precisam ser numeradas seguindo o caminho do trabalho.

“[NBR 14724, 4.3.2] (…) Os apêndices são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. EXEMPLO:

APÊNDICE A – Avaliação numérica de células inflamatórias totais aos quatro dias de evolução. APÊNDICE B – Avaliação de células musculares presentes nas caudas em regeneração.”.

Já o Anexo, são os documentos ou textos que não foram criados por você, autor do trabalho, o objetivo dele é fundamentar e comprovar o seu embasamento acadêmico.

Normalmente o conteúdo desses anexos estão ligados ao material utilizado como base para a criação do projeto, os anexos possuem destaque em relação ao texto principal para evitar a interrupção do seguimento lógico das seções.

As regras entre anexos e apêndices são bem parecidos, então, os apêndices também são um elemento opcional na construção do trabalho, também numerados e “identificado por letras maiúsculas, travessão e pelos respectivos títulos”.

Essas são as grandes diferenças e explicações sobre o que são apêndices e anexos, no vídeo acima explico detalhadamente sobre esse assunto.

Recapitulando:

De acordo com a norma NBR 14724 de dezembro de 2011, a diferença crucial entre Anexo e Apêndice é que o Anexo é um texto ou documento não elaborado pelo autor do Trabalho pode ser Artigo, TCC, Monografia, Tese, etc.

Já o Apêndice é um texto ou documento elaborado pelo autor. Nesse sentido, se você realizou alguma entrevista, talvez produziu um relatório, ou qualquer documento com o escopo de complementar sua argumentação, então utilize o termo Apêndice e não Anexo.

Exemplos:

ANEXO A – Documento ou texto não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração

APÊNDICE A – Documento ou texto elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho

Essa é a Diferença Entre Apêndice E Anexo

Espero que tenha gostado do artigo de hoje e do vídeo que, apesar de ter sido realizado a algum tempo, ainda segue a última atualização da norma ABNT.

Além disso, agora que você sabe que esses não são elementos obrigatórios vale até rever se eles se encaixam no seu projeto.

Compartilhar: