Como Ficar Calmo na Apresentação do TCC

Compartilhar:

A apresentação de um TCC é um dos momentos mais tensos do trabalho, pois é o último passo da aprovação. Justamente por isso, é muito importante aprender como ficar calmo na apresentação do TCC para que apresentação ocorra da forma mais tranquila possível.

Aprender a se manter calmo e relaxado em momentos de stress é algo que pode te ajudar não só no TCC, como em diversos momentos da sua vida. Por isso, no vídeo abaixo vamos passar para você dicas ensinando sobre como ficar bem relaxado e calmo na hora de apresentar seu trabalho à banca.

Aprenda Como ficar calmo na Apresentação do TCC

Sua apresentação de TCC deve sempre ser bem firme e detalhada, dentro do tempo de apresentação, e em todas as normas de sua instituição. Para se lembrar de todos os detalhes, e conseguir explicar tudo com clareza, estar calmo é uma extrema necessidade. A primeira dica é: Faça um roteiro para a sua apresentação.

Preparar um roteiro escrito é essencial para ordenar a exposição e garantir que nada de importante seja esquecido, além disso dá a segurança ao orador, que deve recorrer a ele apenas para orientar-se. É uma especie de resumo do discurso em que o orador escreve algumas informações que lhe serão uteis na hora da apresentação (BALTAR, 2014)

Caso você não esteja acostumado a falar em público, é impossível você ficar tranquilo e relaxado de forma natural durante a sua apresentação. Isso porque a ansiedade e nervosismo funciona basicamente como um mecanismo de defesa para você, diante situações de stress.

LEIA TAMBÉM:  Como Encerrar uma Apresentação de TCC ✅

A maioria das pessoas não são acostumadas a situações em que precisam falar em público. Por isso, é importante entender como ficar calmo e relaxado para quando essas situações aparecerem. Veremos como fazer isso, treinar como ficar calmo e relaxado é algo muito simples.

Aprendendo a ficar mais calmo e relaxado

Ficar calmo na apresentação do seu TCC, é muito importante porque você precisa demonstrar que conhece o seu trabalho. Os slides estão lá somente para te auxiliar e apoiar durante a apresentação, permitindo exemplos visuais do conteúdo do trabalho.

Então, como as pessoas que normalmente odeiam fazer apresentações, conseguem tranquilamente passar no TCC com uma excelente apresentação?

As pessoas treinam como apresentar com calma e tranquilidade, para evitar problemas nesse crucial momento.

Cada pessoa costuma usar uma técnica específica para ficar calma, como por exemplo, começar a meditar ou até tentar hipnose para se manter relaxado. Outras pessoas preferem tentar algo mais prático, como calmantes ou alimentos que relaxam, como um chá.

É importante cada um entender a melhor técnica para desenvolver um meio de como ficar calmo e relaxado na apresentação. Sempre importante também, é estudar bem o conteúdo do TCC para se sentir seguro para a apresentação. Para isso, faça um roteiro da sua apresentação, abaixo deixaremos um artigo que mostra como fazer um roteiro de apresentação.

Conclusão

O stress de se fazer o TCC é algo que influencia diretamente todas as pessoas que vão apresentar. Afinal, sua vida acadêmica e sua competência será toda resumida no TCC. Então saber como ficar calmo e relaxado para a apresentação é muito importante.

LEIA TAMBÉM:  E-Book Como Fazer um TCC 23x Mais Rápido | Baixe Agora!

Acima de tudo, é importante que você entenda o conteúdo da sua apresentação, assim irá conseguir transmitir para a banca a importância da sua pesquisa.

Bibliografia

BALTAR, M. Rádio Escolar: Uma experiência de letramento midiático. São Paulo: Cortez Editora, 2014.

Compartilhar: