Como Fazer um Capítulo do TCC a Prova de Falhas [INFOGRÁFICO]

Compartilhar:

A elaboração de um TCC é algo trabalhoso e que demanda muito tempo de dedicação. E nós ficamos com a cabeça tão atarefada, afinal, são vários livros para ler, diferentes capítulos do TCC para construir. Alguma coisa acaba ficando esquecida e só nos lembramos quando já é tarde demais. Para te ajudar nessa tarefa, elaboramos um guia de Como Fazer um Capítulo do TCC a Prova de Falhas

Um TCC possui vários capítulos, cada um com suas particularidades. Porém, apesar disso, a estrutura de todos os capítulos segue um padrão e quando você segue esse padrão, você consegue garantir que o seu capítulo tenha todas as informações necessárias. Dessa forma você aprenderá como fazer um capítulo do TCC

Como Fazer um Capítulo do TCC à Prova de Falhas

O primeiro parágrafo de cada capítulo de seu TCC deve apresentar o tema central desse capítulo. Informações como: O que será abordado neste capítulo, A importância das informações ali contidas, além de outras informações que você considere importante que o seu leitor tome conhecimento antes de ler aquele capítulo.

No próximo parágrafo é interessante que você apresente uma citação indireta de um dos autores. Aquele que você considera mais relevante para o seu trabalho ou que possui uma melhor abordagem sobre o tema.

No terceiro parágrafo você dá início a sua argumentação. Você pode começar a argumentar sobre a citação indireta que foi apresentada no parágrafo anterior. Articulando ela com o tema do seu trabalho. Esse parágrafo não precisa ser muito longo, umas cinco linhas são o suficiente.

Após a sua breve argumentação, apresente mais uma citação indireta. Essa citação não precisa necessariamente ser do mesmo autor da citação anterior, nem tampouco ser a favor do que foi dito na outra citação. Escolha as citações que te permitam criar um diálogo entre as citações e as suas argumentações.

LEIA TAMBÉM:  ASSUNTO TCC: 4 Razões Por que Você Ainda Não Conseguiu Escolher Um Assunto

Após a citação indireta é o momento de mais uma argumentação sua. Você deve criar uma argumentação que conecte o que foi dito pelo autor desta última citação indireta com o que foi dito na citação indireta anterior. As ideias devem ir se ligando umas as outras, e com base no que é dito pelos teóricos você começa a criar a sua voz em seu TCC.

A Importância do Tema é Importante!

No próximo parágrafo é o momento de você apresentar a importância do seu tema. Nesse momento você não deve recorrer as ideias de nenhum autor, esse é o momento de você expressar as suas ideias.

Agora no próximo parágrafo você deve apresentar uma citação direta de algum dos autores sobre a importância do tema que você optou por abordar em seu TCC. Depois dessa citação direta, você deve apresentar mais uma argumentação sua, novamente conectando as ideias dos teóricos utilizados.

No último parágrafo você deve apresentar uma pequena conclusão para esse capítulo. Essa conclusão não precisa ser longa. Com apenas três frases você consegue reunir as ideias que ali foram apresentadas e qual a sua importância. Agora é só seguir para o próximo capítulo.

Seguindo esse método você verá Como Fazer um Capítulo do TCC é fácil.

Baixe o nosso Infográfico e tenha uma melhor aprendizado do método!

CLIQUE AQUI E BAIXE O INFOGRÁFICO

Compartilhar: