Como Citar Dissertação ou Tese

Compartilhar:

Conforme você inicia em algum tipo de trabalho acadêmico que necessite de algum relatório, ou até mesmo quando você precisa fazer as famosas monografias, é muito comum utilizar citações para sustentar a tese que você está apresentando. Mas como citar dissertação ou tese no seu trabalho acadêmico corretamente?

Tenha já Acesso a Materiais Exclusivos para sua Formação: Clique aqui e faça o Download dos e-Books e Infográficos do Guia da Monografia.

Como citar dissertação ou tese em sua monografia?

Em sua tese, Alexandre Abdal apresenta o conceito de como o estado supõe algumas particularidades nos países tidos como subdesenvolvidos ou emergentes atuando com um papel de ignição para aqueles que possuem uma industrialização tardia.  (ABDAL, 2015)

Na citação da dissertação acima, você pode observar que fora marcado o nome do autor e a data de publicação de sua tese. Conforme você desenvolve o seu trabalho acadêmico é necessário que tome cuidado com questões como o plágio, se limitando a parafrasear as palavras do autor.

Já em citações de um trecho específico, utilizamos as Aspas para poder utilizar a citação. Caso a mesma também contenha aspas, essas devem ser transcritas com aspas simples para a diferenciação, junto também da pagina aonde é encontrada a afirmação e ano de publicação.

Deixar que o seu trabalho possuísse algum trecho plagiado pode acabar com a credibilidade de sua dissertação e também com a sua credibilidade quanto um acadêmico.

Cadastrando os dados da dissertação

Assim, para adicionar como fonte bibliográfica o autor da dissertação, ou tese, que você esta usando para auxilia-lo sustentar sua tese, você precisará abrir a aba de referências no Word.

NBR 6023:2002 – 7.1 Monografia no todo
Inclui livro e/ou folheto (manual, guia, catálogo, enciclopédia, dicionário etc.) e trabalhos acadêmicos (teses, dissertações,
entre outros).

Nesta aba, você poderá gerenciar as fontes bibliográficas e adicionar os dados da dissertação usada.

Selecione o estilo relatório, para a fonte bibliográfica, assim a formatação da sua citação estará de acordo com a NBR 6023:2002.

Ainda nessa aba será adicionado o nome do autor, aonde será adicionado primeiro o sobrenome, seguido do primeiro nome, que por sua vez é seguido pelo segundo nome. Caso a dissertação possua mais de um autor, esse processo precisa ser repetido até inserir todos os nomes.

Após isso será inserido nas lacunas o título da dissertação, o ano em que foi publicada, a cidade e a instituição.

Na aba de instituição deve ser adicionada também, a área de atuação de estudo da tese junto do nome completo da instituição.

Com isso você já terá cadastrado todos os dados bibliográficos da dissertação, ou tese, que será usado no seu trabalho acadêmico.

Norma 6023

É recomendável que seja instalada no seu Word um arquivo de formatação da NBR 6023.

Clique aqui e aprenda a fazer a instalação dessa norma.

Por ser a norma que rege e guia o método de utilizar citações em trabalhos acadêmicos, não possui-la pode fazer com que você precise reformatar o seu estilo de texto.

E com esse arquivo, você já terá um sistema que deixará até mesmo os espaçamentos entre linhas e palavras, corretamente.

Aprendeu Como Citar Dissertação ou Tese?

Referências bibliográficas

ABDAL, A. Sobre regiões e desenvolvimento: o processo de desenvolvimento regional brasileiro no período 1999-2010. Tese (Doutorado em Sociologia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, p. 261. 2015.

Recapitulando

  • No Word vá em Referências >> Gerenciar Fontes Bibliográficas >> Nova…
  • Escolha o tipo de Fonte Bibliográfica como: “Relatório”
  • Marque a opção “Mostre todos os Campos de Bibliografia” no canto inferior esquerdo.
  • Na direção do Autor clique em EDITAR
  • Autor >> Sobrenome: Guimarães
  • Autor >> Nome: Liliana
  • Autor >> Segundo Nome: Andolpho Magalhães
  • Clique em ADICIONAR
  • Repita o processo acima para cada autor.
  • Titulo da dissertação: Saúde Mental e trabalho
  • Ano: 2017
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • Preencha o campo “Instituição” desse modo: Tipo Trabalho (Título e curso) – Faculdade. Exemplo: Dissertação (Dissertação em administração) – UGV
  • Substitua os campos acima pelo respectivo dado na folha técnica do seu livro. Os dados acima são exemplos fictícios e não devem ser copiados.

RESULTADO:
GUIMARÃES, L. A. M. et al. Saúde Mental e trabalho. Dissertação (Dissertação em administração) – UGV. Rio de Janeiro, p. 45. 2017.

Compartilhar: