WIKIPEDIA NO TCC – Tudo o que você precisa saber!

Compartilhar:

Professor, posso usar Wikipedia no TCC? Como funciona para fazer citações deste site? É permitido? Acompanhe o decorrer do artigo e tire todas as suas dúvidas sobre utilizar ou não a Wikipedia no TCC.

Wikipedia no TCC

O grande problema de utilizar a Wikipedia, é o fato de ser um site onde qualquer pessoa pode adicionar qualquer informação em um artigo, isso torna as informações presentes não confiáveis, pois, da mesma forma que existem pessoas de boa índole e que realmente querem ensinar, existem pessoas de má índole que acabam colocando informações não verídicas.

Além de que mesmo se a pessoa tiver uma boa intenção, ela pode acabar deixando escapar algum detalhe e passar uma informação errada ou incompleta.

Mas professor, existe algum momento em que possa citar a Wikipedia? Bem, as fontes possuem uma classificação de importância, as fontes mais confiáveis são aquelas que não podem ser alteradas, estando ali de forma perpétua para um acesso tanto hoje, quanto daqui a alguns anos.

Por exemplo, um livro, ele está ali de forma perpétua, e para acontecer alguma mudança, é necessário passar por toda uma revisão.

Caso queira entender melhor sobre fontes confiáveis para TCC, acesse este link e confira o artigo onde falamos melhor sobre este assunto.

Citar ou não a Wikipedia?

Mas vamos ao ponto principal do artigo, cito ou não informações da Wikipedia? Bom, fui atrás de alguns artigos americanos onde falam que algumas pesquisas utilizam citações da Wikipedia, porém, não é uma fonte confiável, pelos motivos dos quais já citamos acima.

LEIA TAMBÉM:  Não ter um problema bem definido | Erros no TCC | #03

Portanto, recomendamos que não cite nada da Wikipedia, mesmo se o seu orientador autorizar, não é uma fonte confiável em nenhum aspecto, hoje pode ter uma informação lá e daqui a 3 meses pode ter outra.

A forma de buscar informação também é de fundamental importância. Devem ser de fontes confiáveis. Os meios para se obter informações são os livros, as revistas especializadas e as bases de dados. É preciso tomar especial cuidado com a busca pura simples na internet. Nem sempre informações acessadas por meio de blogs e portais são fidedignas. (SANCHEZ; VERAS; LOURENÇO, 2019).

Devemos sempre nos lembrar de que um TCC é um trabalho científico e por isso, deve conter as fontes mais seguras possíveis.

Concluindo

A Wikipedia apesar de ser um vasto banco de informações para leitura e entendimento do assunto, não é tão confiável assim para utilizar em seu TCC, portanto, tome o máximo de cuidado possível. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

SANCHEZ, Maria Angélica; VERAS, Renato Peixoto; LOURENÇO, Roberto Alves. Formação Humana em Geriatria e Gerontologia. 3. ed. Rio de Janeiro -RJ: Thieme Revinter, 3 set. 2019. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=7easDwAAQBAJ. Acesso em: 13 nov. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário